quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O Espírito Santo não é um ser pessoal por causa de Maria?

O Espírito Santo não é um ser pessoal por causa de Maria?
 
Essa é uma novidade da parte de dissidentes. Veja o questionamento a seguir e tire suas próprias conclusões:
“Gostaria de saber qual o seu entendimento sobre Efésios 4:30, que diz que o Espírito Santo se entristece. Muitos acreditam que por este motivo é uma pessoa. E o que dizer de Lucas 1:46 e 47 que diz que o espírito de Maria se alegrou? Neste caso, o espírito de Maria também não seria uma pessoa por que se alegra?”
Vamos à resposta:
O termo “espírito” tem na Bíblia várias traduções. Se refere aos sentimentos, ao fôlego de vida de Deus que nos mantém, a pessoas vivas (como no caso de Hebreus 12:22, 23), etc.
No caso de Maria, o CONTEXTO indica que o termo grego para “espírito” se refere ao íntimo de dela. Ela está expressando uma alegria que vem do INTERIOR.
Já em Efésios 4:30, o termo “Espírito” se refere a uma pessoa porque tal Ser que pode ser entristecido (uma energia impessoal não fica triste…) NOS SELA PARA A SALVAÇÃO – e só um Ser Divino pode fazer isso. Pelo fato de o Espírito Santo poder ser também ofendido (Hebreus 10:29), ficar irritado (Miquéias 2:7) e ficar alegre (1 Tessalonicenses 1:6), podemos tranquilamente chegarmos a conclusão de que em Efésios 4:30 é apresentado um Ser que se entristece quando realizamos os pecados mencionados no verso 31 (quando pecamos entristecemos A DEUS).
E, para finalizar, o fato de em João, dos capítulos 14-16 serem empregados vários PRONOMES PESSOAIS GREGOS ao Espírito, isso é conclusivo para nos levar a crer que Ele é uma Pessoa. O termo grego para “Ele” nos capítulos citados é “ekeinos” e significa “Ele mesmo”, “Este”. NUNCA a Bíblia empregaria um pronome pessoal masculino para se referir a um mero “poder”.
Além do mais, a Palavra não diz que o Espírito “é” um poder, mas, que Ele “tem” poder:
“E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo [aqui não poderia ser aceita a tradução "no poder do poder"...].” Romanos 15:13.
Um abraço e que Deus continue a iluminá-lo em seus estudos,
Leandro Quadros.
Ps: É impressionante o quanto dissidentes, de maneira desesperada, distorcem a Bíblia para apoiar heresias absurdas de que o Espírito Santo não é um Deus Pessoal.
 
O trabalho deles é em vão, pois:
1) Não pregam o evangelho para ninguém (só incomodam);
2) A Igreja está firme na Bíblia como uma rocha!
Fonte: Na Mira da Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário