quarta-feira, 15 de junho de 2011

Falta de amor - um sinal do fim

(Adaptado do texto do Pr Ricardo B. de Souza)

“E por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mt 24.12)
Os discípulos de Cristo, um dia, perguntaram a ele quais seriam os sinais que antecederiam a sua vinda. Ele respondeu esta pergunta numa longa pregação, conhecida como “sermão profético”. Entre os sinais apresentados por Jesus, destaca-se o surgimento de falsos Cristos e falsos profetas, que iriam enganar muitas pessoas. O Filho de Deus falou também de guerras entre as nações e de abalos sísmicos. No entanto, há um sinal que me chama a atenção de forma particular: trata-se daquele que fala do esfriamento do amor. Jesus disse: “E por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos”.


A relação que Jesus apresenta é inversamente proporcional: o crescimento da iniqüidade implica no enfraquecimento do amor. Vejam se não é caso do mundo em que vivemos. Na medida em que cresce o pecado em suas mais variadas formas, da corrupção ao crescimento da miséria social, da pornografia a todas as formas de banalização sexual, a violência nas ruas e nos lares, os mais variados tipos de guerra, a destruição da natureza, o individualismo autocentrado e narcisista, esfria-se o amor genuíno e sincero no ser humano. Somos uma geração que vem desaprendendo a amar. Não estou me referindo a uma forma platônica de amor ou aos modelos hollywoodianos que enchem as salas de estar, mas ao amor conforme Deus o revela nas Escrituras, em especial, o amor fileo.
Provavelmente não há nenhum texto mais completo sobre o amor do que I Coríntios 13, um texto que precisa ser revisitado por nós diante daquilo que vemos todos os dias. Naquela epístola, Paulo fala de um amor que é paciente, que não se perde diante da primeira crise ou da primeira desilusão; um sentimento bondoso, não ciumento e humilde. Um amor que não se comporta de forma inconveniente, mas é altruísta, e está sempre procurando atender o interesse dos outros e não o seu próprio. É também um amor que não se ira facilmente, que não guarda rancor, que não se alegra com a injustiça mas que salta de júbilo quando a verdade triunfa. É um amor que sabe que o sofrimento sempre acompanha aquele que ama. Um amor que se sustenta sob fundamentos sólidos e verdadeiros, que não tem a pressa dos egoístas, mas que sabe esperar e possui uma enorme capacidade de suportar adversidades.
Este amor que Paulo nos descreve vem diminuindo e esfriando na medida em que cresce o egoísmo alimentado pelo individualismo da cultura narcisista, onde o que importa sou eu, meus desejos, meus interesses, meu momento, minhas necessidades, minha realização, meus projetos, o que eu penso, quero e preciso. Imagino que quando duas pessoas modernas, com este espírito individualista e narcisista, se encontram e resolvem se amar, envolvem-se num modelo de relacionamento onde, à primeira vista, tudo indica que se trata de um belíssimo e invejável romance. Contudo, diante do primeiro obstáculo, da primeira frustração, de um simples desentendimento, da dor e do sofrimento, ou do cansaço e da vontade de experimentar “novos ares”, abandonam aquele amor que foi grande apenas enquanto durou em troca de um outro que atenda as necessidades de um ego inflado, imaturo e insaciável.
É por causa da iniqüidade deste espírito individualista e narcisista que os pais vão abandonando os seus filhos porque têm coisas mais importantes a fazer, como ganhar dinheiro ou buscar o sucesso, do que cuidar deles e amá-los; alguns tornam-se indiferentes e os abandonam à própria sorte na esperança de que na escola ou na vizinhança encontrarão quem os ame e eduque. Outros há que tentam manipulá-los e controlá-los em virtude da mesma iniqüidade, da mesma falta de tempo e da mesma insegurança. Os mais modernos já preferem não tê-los porque sabem que o amor que possuem não ultrapassa a epiderme – não são capazes de amar nada além do seu próprio ego. Por outro lado, os filhos vêm se rebelando contra seus pais, negando-lhes o respeito e a honra. São também filhos da iniqüidade do nosso tempo, do mesmo individualismo, do mesmo egoísmo.
Os jovens trocaram o amor pelo sexo para descobrirem lá na frente, depois de tantas idas e vindas e muitas “ficadas”, que são bons de cama mas frios e imaturos na arte de construir um amor que supera as fronteiras do egoísmo e que cresce na medida que o tempo passa.
Os escândalos de corrupção que mais uma vez abalam o país têm, na sua raiz, o mesmo mal. Todos buscam o que é seu e nunca o que é dos outros. A epidemia que hoje toma conta da nação não é a corrupção, mas sim a falta de amor. Isto é apenas mais uma expressão de uma nação, onde a iniquidade cresceu tanto, mas tanto, que fez o amor de quase todos murchar.
Nunca fui interessado em decifrar os códigos para adivinhar a data da volta de Jesus. Sei apenas que ele voltará, e isso me basta. No entanto, devo confessar que olhando para o cenário do mundo hoje, tenho orado por uma intervenção divina e espero que ela aconteça logo, seja na forma de um verdadeiro avivamento – daqueles que penetram na raiz do coração humano e o transforma, e não esta panacéia religiosa que alguns chamam de “derramamento do Espírito” – ou de uma intervenção escatológica, final ou não. Oro por isto porque não é mais possível suportar tanta injustiça, tanta miséria, tanta imoralidade, tanto pecado.
Oro também para que Deus nos preserve fiéis a ele e à sua Palavra, para que aqueles que reconhecem o amor divino e são alimentados e inspirados por ele cresçam cada vez mais amparando o pobre, cuidando do necessitado, lutando pela justiça, permanecendo fiéis aos termos da aliança com Deus e com o próximo. Jesus, naquele sermão profético, afirma que “o amor se esfriará de QUASE TODOS”. E é nesta pequena exceção que quero me incluir, a mim e a você, mesmo que sejamos apenas um "pequeno remanescente", mas um remanescente que não se curva diante dos Baalins do mundo moderno.

REFLEXÃO: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” (I Coríntios 13:4-7)
Fonte: Meditando em Jesus

Cristãos se autoflagelam e são crucificados para sentir o que Jesus sentiu na via crúcis

Cristãos se autoflagelam e são crucificados para sentir o que Jesus sentiu na via crúcis
Nas Filipinas, país de maioria católica, fanáticos religiosos praticam autoflagelação e crucifixam uns aos outros, como um ato de fé, para sentir na pele o que Jesus sentiu a caminho da cruz.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel,
Na cidade de São Pedro Cutud, centro extremista dessa devoção instrumentos com metais e cacos de vidros são usados nos rituais dos quais somente os homens participam há 50 anos.
As mulheres e crianças os ajudam a cumprir a dolorosa demonstração de fé, que ocorre na Semana Santa. Grupos se revezam dia e noite na prática da autoflagelação.
Muitos caem durante a sofrida tragetória, demostrando pleno esgotamento físico. Eles fazem isso para sentir a mesma dor que Jesus sentiu a caminho da cruz. Os devotos acreditam que esta é uma maneira de purificação da alma.
Familiares fazem escolta na trajetória para dar apoio e suporte quando precisam.
Em outro ponto da cidade, os devotos se preparam para o maior desafio de suas vidas, que envolve martírio, dor e fé. Carregando as cruzes pela rua, eles sabem que vão ser ao final da jornada haverá a crucificação. O ritual parece encenação até que eles começam a ter suas mãos e pés martelados com cravos numa cruz.
A cruz ficou famosa com a morte de Jesus, entretanto, ela já era usada anteriormente como forma de punição, como por exemplo, entre os povos assírios.

Fonte: The Christian Post

Como identificar um pregador confiável



Há duas semanas, mencionei em meu sermão que Deus faz os cristãos crescerem ao alimentá-los com sua Palavra. Uma forma de Ele fazer isso é provendo sua igreja com mestres e pregadores. Isso significa que, se vamos crescer, precisamos nos assentar aos pés de portadores confiáveis da verdade de Deus. Isso, entretanto, levanta a questão: como podemos identificar um portador autêntico da verdade de Deus?
A Bíblia deixa claro que existem muitos portadores desonestos de uma suposta verdade. Satanás se disfarça de anjo de luz procurando enganar. Portanto, precisamos de muito discernimento bíblico aqui. Só porque um mestre ou pregador vem em nome de Jesus com a Bíblia debaixo de seu braço, não significa automaticamente que ele é confiável.
Felizmente, tanto a Bíblia quanto a história da igreja, nos dão alguma direção aqui. Portanto, quero te munir com uma lista breve de cinco questões (baseadas nos cinco solas da Reforma), que podem te ajudar a discernir a autenticidade de um pregador ou mestre em particular.
Questão 1 (Sola Scriptura): O pregador baseia tudo o que ele diz na Bíblia? Em outras palavras, ele parte da autoridade e suficiência da Escritura? Um portador confiável da verdade de Deus procura se deleitar, meditar profundamente e expor, a partir da Bíblia. Ele parte da Bíblia. Tudo que ele diz flui do que uma passagem particular da Bíblia diz. Eles não usa a Bíblia simplesmente para sustentar o que ele quer dizer. Isto é, ele se submete ao que a Bíblia diz, não procura submeter a Bíblia ao que ele diz. Ele se preocupa tanto com o Antigo quanto com o Novo Testamento. Ele se recusa a tirar os versos do contexto. Ele reconhece a unidade da Bíblia. Ele reconhece que tanto o Antigo Testamento quanto o Novo Testamento contam uma história e apontam para uma pessoa, a saber: Deus salva os pecadores através da obra consumada de seu filho Jesus Cristo.
Questão 2 (Sola Gratia): O pregador enfatiza livremente que, devido ao pecado, uma relação correta com Deus só pode ser estabelecida pela graça de Deus somente? Cuidado com qualquer doutrina que enfatiza a capacidade do homem acima da capacidade de Deus; a liberdade do homem acima da liberdade de Deus; o poder do homem acima do poder de Deus; a iniciativa do homem acima da iniciativa de Deus. Cuidado com qualquer doutrina que sutilmente ensina que um relacionamento correto com Deus depende, no fim de tudo, da resposta humana acima da soberania divina.
Questão 3 (Sola Fide): O pregador enfatiza que a salvação não é alcançada pelo que fazemos, mas que é recebida pela fé no que Cristo já fez? Têm-se afirmado corretamente que existem na verdade apenas duas religiões: a religião da ação humana e a religião da ação divina. O pregador enfatiza a primeira ou a última? Um portador confiável da verdade de Deus sempre destaca o fato de que Deus salva os pecadores; pecadores não salvam a si mesmos.
Questão 4 (Sola Christus): O pregador ressalta que Cristo é o mediador exclusivo entre Deus e o homem? Ele afirma e proclama que Jesus é “o caminho, a verdade e a vida”, e que ninguém vem ao Pai senão por Cristo? Ele fala sobre o pecado e a necessidade de Cristo? Os pregadores devem aprender a desvendar e apresentar a verdade do Evangelho a partir de todo texto bíblico que eles pregam, de uma forma que resulte na exposição dos ídolos da nossa cultura e dos ídolos do coração. A exposição fiel de nosso verdadeiro Salvador a partir de cada passagem da Bíblia dolorosamente revela todos os pseudossalvadores em quem confiamos, pessoal e culturalmente. Todo sermão deveria revelar as maneiras sutis em que, como indivíduos e como cultura, dependemos de coisas menores que Jesus para nos dar segurança, aceitação, proteção, afeição, significado e satisfação que apenas Cristo pode suprir. Desta forma, bons pregadores devem constantemente mostrar o quão relevante e necessário Jesus é; eles devem trabalhar duro para mostra que somos grandes pecadores, mas Cristo é um grande Salvador.
Questão 5 (Soli Deo Gloria): O pregador exalta a Deus acima de tudo? Um pregador confiável te levará a maravilhar-se com Deus. Um portador verdadeiro da verdade de Deus sempre te levará a encontrar a glória de Deus. Um mestre teocêntrico é apenas isso: teocêntrico. Ele pregará e ensinará de maneira que você se encontrará faminto e sedento de Deus. Você escutará sermão após sermão e sairá com grandes impressões da personalidade divina, não grandes impressões da personalidade humana.
Esse é só um começo, mas eu espero que sirva como um recurso para que você determine a autenticidade de certo mestre ou pregador.
Fonte:Megaphoneadv

Não sei orar bonito

Falar sobre oração é sempre complicado e controverso. Algumas pessoas logo deixam de ler ou de ouvir qualquer palavra, ensino ou comentário sobre o assunto. Talvez, algumas tenham medo da pergunta “Como anda sua vida de oração?“. E essa é uma típica pergunta que todos deveriam responder “Minha vida de oração poderia ser melhor”. Seria a resposta ideal para qualquer um, até mesmo para um grande “líder”.
A verdade é que o maior exemplo de pessoa de oração que temos é Jesus Cristo. Ele não teve grandes momentos de ensino acerca da oração, mas sua vida demonstrava a importância de se tecer a vida com oração.
Quando o apóstolo Paulo escreveu "orai sem cessar", ele se referia a Cristo. Não significa que devemos não parar de orar um único segundo (o que não seria má idéia), mas sim que deveríamos tecer nossa vida com a oração!
Permita-me utilizar todos os meus conhecimentos filosóficos, sociológicos, teológicos, políticos, sociais e culturais (rsrs) para definir oração: orar é conversar com Deus. É simples tal como deve ser uma oração. Sendo assim, tecer a vida com súplicas, orando sem cessar, é tão somente conversar com Deus em todo o tempo. Assim: você está dirigindo e conversando com Deus; você está na mesa do trabalho, digitando no Excel e conversando com Deus; ao acordar, você conversa com Deus, e antes de dormir você conta a Deus como foi o seu dia.
Orar é conversar com o Senhor, humildemente, respeitosamente e informalmente. Quando questionado sobre a maneira de orar, Jesus disse primeiro aos discípulos como não orar. “Quando orardes, não façam como as pessoas religiosas”. É engraçado Jesus dizer que o exemplo de como não orar, são justamente as pessoas que mais pareceriam ser o modelo de oradores. E eu digo assim: quando orar, não olhe para os grandes tele evangelistas, para o papa, para o pastor sênior da sua igreja, etc. Assim como Jesus instruiu, vá para o quarto e diga Pai Nosso…
Orar é conversar com Deus, tendo-o como Pai. Sinceramente, quando vou pedir a meu pai para me emprestar o carro, não faço assim “poderoso pai, venho te pedir que o senhor me empreste o seu carro, para que eu possa…”. Não há necessidade de tamanha pompa… é melhor e mais bonita uma oração que se faz humilde, respeitosa e informalmente: “Pai, o senhor poderia me emprestar o carro?”.
As pessoas deixaram de clamar porque pensam não saber orar “bonito” como o irmão o faz. Deus não quer orações com palavras difíceis, mãos erguidas e carinha de coitado. Deus quer um coração puro e sincero, orando com humildade, respeito e informalidade.
E, conforme diz Ed Rene Kivitz, “o resultado da oração não é necessariamente a mudança da realidade a respeito da qual se ora, mas a mudança da pessoa que ora.”

Luciano BrunoTerritório 7

Ellen G. White, com palavras simples, porém apropriadas, escreveu:

"A oração é o abrir do coração a Deus como a um amigo." (Caminho a Cristo, 93)

"Há muitas orações enfadonhas, que parecem mais uma preleção feita ao Senhor, do que o apresentar-Lhe um pedido." (Obreiros Evangélicos, 175)
Fonte;Megaphoneadv

Namorada Piedosa

Não parece que faz tanto tempo que deixei de ser uma namorada e me tornei a esposa de alguém. Será que ler todos aqueles livros e artigos sobre como ser a namorada “perfeita” foi inútil? Não mesmo! Eu aprendi muito e isso ajudou a formar as bases de quem sou como esposa, porque o namoro é um bom indicador de como o casamento será. Mas até que chegue o casamento, como você deve agir no namoro? Como você pode ser uma namorada piedosa?

1.  Seja  Cristocêntrica

Isto pode parecer muito básico, mas é a característica mais fundamental para ser uma boa namorada. Qualquer garota que não tenha Cristo como seu centro não será capaz de se tornar uma namorada piedosa ou de ter uma relação saudável e que honre a Deus. Ela estará em perigo de colocar o namorado como o centro de sua vida, o seu tudo, tudo dela é, honestamente, idolatria. Tudo o que vem primeiro em seu coração, antes de Cristo, é o seu deus (Dt 11.16).
O grande mandamento para os seguidores de Deus é amá-Lo com TODO o coração e alma (Dt 10.12, Mc 12.28-30). Você precisa amar primeiramente a Deus para então poder amar verdadeiramente um namorado ou marido.
Você precisa amar primeiramente a Deus para então poder amar verdadeiramente um namorado ou marido.

2. Seja  Confiante  em  Cristo

Ela sabe quem é em Cristo e exatamente o que Ele sente por ela. Ela não é “fisgada” por elogios ou necessita constantemente se assegurar dos sentimentos de seu namorado. Eu tendia a me preocupar muito em um relacionamento. Na minha insegurança, me preocupava com o futuro do relacionamento, como ele se sentia, ou se ele me achava atraente. Minha confiança não vinha do Senhor, porque eu queria a aprovação de mais um cara (Jo 12.43).
Mas uma namorada piedosa anda com confiança, com um sorriso no rosto porque ela sabe que ela é filha do Rei (Pv 31.25). Ela teme ao Senhor e confia nas promessas Dele para ela (Rm 8.28).
Não me entenda mal, ouvir elogios do seu namorado ou ouvir como ele se sente é ótimo, e ele definitivamente deve expressar o cuidado dele por você, mas tome cuidado se isso trouxer mais alegria ao seu coração do que conhecer a Deus, que criou você, que te ama mais e que pensa que você é mais linda que qualquer outro homem poderia achar.

3. Seja  Incentivadora

Desde que seja uma namorada piedosa e cristocêntrica, ela é capaz de incentivar o namorado em seu relacionamento com Deus. É tão simples como dizer “Ok, vamos acabar saindo mais cedo hoje porque eu preciso de tempo com Deus” ou “O que você aprendeu na igreja hoje?”
Enquanto a namorada piedosa incentiva o relacionamento do namorado com Deus, ela não o lidera nisso ou para isso. Ele já deve estar ativamente indo à igreja, não ir só porque ela começou a levá-lo. Ela é uma incentivadora, não uma mandante ou líder (1 Ts 5.11, Rm 1.12). Ele deve ter o seu próprio relacionamento crescente com Deus.
As namoradas piedosas não só incentivam a espiritualidade de seus namorados, mas também os encorajam emocionalmente (Pv 14.1; 21.7). Os rapazes precisam saber que são respeitados. Se o seu namorado consegue uma bolsa, uma promoção no trabalho, ou faz um golaço no futebol, deixe que ele saiba que está orgulhosa dele.

4. Seja  ajudadora

Uma boa namorada apoia os hobbies do namorado (Fp 2.4). Os esportes são uma grande parte da vida do meu marido, então eu sabia que se eu o apoiasse significaria muito. Nem sempre tive vontade de ir, mas porque eu me importava com ele, eu ia para apoiá-lo.
Descubra os interesses do seu namorado e o apoie. Jogue videogame com ele de vez em quando. Ouça ele praticar no violão. Seja como for, mostre que você se importa com o que é importante para ele, e não apenas o que interessa a você.

5. Seja  Independente

Uma namorada piedosa não só tem sua própria caminhada espiritual, mas também SUA PRÓPRIA VIDA. Ela não esquece os amigos ou família quando consegue um namorado. Ao contrário, ela os mantém próximos e arruma tempo para eles (Pv 11.14, Ec 4.9-10). Mesmo em Cânticos dos Cânticos, os amigos protegiam, encorajavam e davam suporte responsavelmente à amada amiga.
Ela não joga fora seus próprios interesses e desejos. Eu estava envolvida nos passatempos de Alex, mas mantive as coisas que amava. Ia para seus jogos e ele ia para meus torneios de tênis. Não se esqueça, seus interesses e hobbies a tornam única e especial.
Uma namorada piedosa continua buscando a vontade de Deus para sua vida. Até ficar noiva, eu não fazia com que meus planos fossem os mesmos de Alex. Eu não sabia se íamos casar e então continuei com os planos que sabia que o Senhor tinha para mim. Eu não mudei a minha licenciatura para coincidir com o seu planejamento ou começar a viver onde ele estava. Eu não planejei minha vida ao seu redor, mas em torno do que eu sabia que Deus tinha para mim naquele momento da minha vida “(Pv 3.5-6).

 6. Seja legal

Existem coisas, como fazer o jantar ou dobrar roupas que não começaram quando eu me casei. Não existiu um botão “Faça boas coisas para ele” que foi ligado automaticamente quando eu disse “Sim, aceito”. Isso vai contra minha natureza humana pecadora. Eu tive que começar a praticar de antemão.
Enquanto estávamos namorando, quando ia ao Wal-Mart, eu pegava algo que fosse necessário para o Alex. Tentei ativamente pensar nele e nas suas necessidades. Você não tem que ser uma boa cozinheira ou hábil em alguma coisa para fazer algo agradável para seu namorado. Você apenas tem que ser atenciosa (Pv 31.12).
No fim das contas: Cristo é o seu primeiro amor? Você namora caras piedosos? Você é atenciosa com seu namorado? Quando estas três coisas estão sob controle e Deus é o centro de sua vida amorosa então a estrada do namoro será muito menos acidentada. É claro que nem todo relacionamento vai acabar em casamento, mas cada um será mais saudável, honrará mais a Deus e será preenchido com muito menos arrependimento, porque Deus está no controle.

Traduzido por Josie Lima | iPródigo.com | 6.

O que é ou não permitido que um casal cristão (marido e esposa) faça, sexualmente falando?

Pergunta: “O que é ou não permitido que um casal cristão (marido e esposa) faça, sexualmente falando?”
casal cama O que é ou não permitido que um casal cristão (marido e esposa) faça, sexualmente falando?
Resposta: A Bíblia diz que “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará” (Hebreus 13:4). A Escritura nunca menciona o que um marido e uma esposa podem ou não fazer sexualmente. Os maridos e esposas são instruídos assim: “Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo…” (I Coríntios 7:5a). Este verso talvez estabeleça os princípios para as relações sexuais no casamento. Qualquer coisa a ser feita, deverá ser de consentimento mútuo. Ninguém deve ser encorajado ou coagido a fazer algo com o qual não se sinta confortável ou pense ser errado. Se o marido e a esposa concordam que querem tentar algo (por exemplo, sexo oral, sexo anal, posições diferentes, brinquedos sexuais, etc.), a Bíblia não dá qualquer motivo para que não experimentem.
Há algumas poucas coisas que nunca serão permitidas, sexualmente falando, a um casal (marido e esposa). A prática de “trocas” ou “trazer mais alguém” é óbvio adultério (Gálatas 5:19; Efésios 5:3; Colossenses 3:5; 1 Tessalonicenses 4:3). O adultério é pecado, mesmo que a esposa permita, aprove ou mesmo participe. A pornografia é um apelo à “concupiscência da carne” e à “concupiscência dos olhos” (I João 2:16) e é portanto também condenada por Deus. Fora estes dois termos, não há nada que a Escritura especificamente proíba que um marido e esposa façam entre si, contanto que seja por consentimento mútuo.

Fonte;Pandom

Felicidade. Ter ou Ser?


Viver feliz neste mundo parece algo impossível. Sempre que analisamos este assunto acabamos por concluir que enquanto estivermos neste mundo teremos apenas momentos felizes, pois diante de tanto sofrimentos e dificuldades vivenciados no dia a dia seria impossível sermos realmente felizes.
Mas, o que é felicidade? A felicidade está em termos ou sermos? Qual é a diferença?
Quando o objetivo é ter. A busca é externa. Muitos buscam a felicidade em um bom emprego, um carro novo, uma casa confortável, viagens, roupas de marca, aparelhos eletrônicos de ultima geração, um curso superior, mestrado doutorado, namoro, casamento etc. As conquistas são importantes para o crescimento, maturidade e satisfação do ser humano, o que não é viável é focar a felicidade só nessas conquistas. Ter felicidade em momentos especiais é passageiro, é gostoso, mais não é duradouro. Nunca concluímos que o que temos é o suficiente para a nossa felicidade. Trabalhamos para comprar um fusca e quando conseguimos, queremos um gol. A casa com o tempo fica pequena, os moveis estão velhos, as roupas estão fora de moda, as coisas, não nos atendem, as pessoas decepcionam. O príncipe vira sapo, a princesa vira um ogro.
Ser feliz é diferente de ter felicidade. É sentimento. Vem de dentro, é o estado prolongado, alimentado, é calmo, pacífico. A verdadeira felicidade está em Deus, em saber valorizar as suas bênçãos e ter um coração agradecido. Após alguns dias de muita chuva e frio, aprendi a valorizar mais o sol. Às vezes buscamos com tanto afinco a felicidade que ela vem e passa e não percebemos. Já ouviu aquela frase, “eu era feliz e não sabia”? Então?
Na verdade, só depende de você. Escolher ser feliz mesmo que o caminho seja acidentado, mesmo que a noite esteja escura, mesmo que haja tempestade, mesmo que as pessoas nos decepcionem, mesmo que as lágrimas rolem. No jardim sempre haverá flores e espinhos. Colham as flores e deixem os espinhos, é possível que ao colhê-las você se fira em algum espinho, mas ainda assim, pela beleza e perfume das flores vale apena. Não fique com todas pra você, compartilhe, felicidade compartilhada é mais duradoura.
Se quer ser feliz realmente precisa aprender a conviver com a falta, porque ninguém nunca vai ter tudo. Muitas vezes, queremos tanto algo novo que não desfrutamos do que temos. A felicidade não pode estar focada no objetivo alcançado.
Escolha ser feliz porque Jesus te ama! Por estar vivo, por sentir calor ou frio, por poder ajudar a alguém, e principalmente por ser filho de Deus. Aprenda a desfrutar os momentos agradáveis. Acredite que a vida vale apena, apesar dos desafios, das incertezas e das lágrimas.
Se houver necessidade, flexibilize para mudar o caminho escolhido. Não há vergonha em retroceder.
Não perca tempo olhando para traz e se lamentando pelo que você fez de errado, olhe para frente.
Admitir o erro, pedir perdão, dizer eu te amo, são ferramentas usadas por quem decidiu ser feliz.
Ser feliz aonde? No lugar em que você está. Ser feliz quando? Hoje. Tudo o que temos é o presente, o passado já foi, o amanhã pode não chegar.
Medite:
“O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz”. Provérbios 16:20
“Feliz é aquele que transfere conhecimento e aprende o que ensina”. (Cora Coralina)
“Se você deseja ver um homem realmente feliz, o encontrará construindo um barco, escrevendo uma sinfonia, educando um filho, cultivando dalias em seu jardim.
Ele não estará procurando por felicidade, como quem busca o botão do colarim que rolou para debaixo do radiador. Ele estará ciente de que sua vida é feliz cada momento das vinte e quatro horas do dia”. (Lillian Eichler Watson)
Boa sorte! Felicidade a todos nos braços de Deus.


Fonte;Mulher Adventista

Duas grandes mentiras de Satanás


Desde que Satanás se rebelou contra Deus, ele tem contado duas grandes mentiras com as quais tem enganado a muitos.
Uma das mentiras contadas por Satanás, conhecemos bem através da história da entrada do pecado no mundo. “… sereis como Deus…” (Gênesis 3:5), essas foram as palavras da serpente à Eva. “Satanás encontrou seu caminho para o Éden e fez Eva crer que necessitava de alguma coisa mais do que daquilo que Deus dera para sua felicidade; que o fruto proibido teria uma influência estimulante sobre seu corpo e mente e a exaltaria até ser igual a Deus em conhecimento. Contudo, o conhecimento e o benefício que ela pensava conseguir, demonstrou-se-lhe uma terrível maldição.” Conselhos Sobre Saúde, p. 631.
“Homens que se imaginam dotados de faculdades mentais tão elevadas que encontrem explanação para todos os caminhos e obras de Deus, procuram exaltar a sabedoria humana à igualdade com a divina, e a glorificar o homem como Deus. Apenas repetem o que Satanás disse a Eva, no Éden: “Sereis como Deus.” Gên. 3:5. Satanás caiu por causa de sua ambição de ser igual a Deus. Desejava participar dos conselhos e propósitos divinos, dos quais foi excluído por sua própria incapacidade, como ser criado que era, de compreender a sabedoria do Infinito Deus. Foi esse orgulho ambicioso que o levou à rebelião, e por esse mesmo meio procura ele causar a ruína do homem.” Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 306 e 307.
O desejo de ser igual a Deus, que esteve na raiz da rebelião de Lucifer no céu, é hoje colocado no coração de muitos homens através das artimanhas do inimigo. Para alguns ele mente dizendo que cada ser humano é uma divindade, para outros (até mesmo dentro da Igreja de Deus) ele diz que é possível alcançar a infinitude divina, possuir atributos que somente Deus possui.
A outra mentira contada por Satanás é tão antiga quanto essa primeira. “Satanás declarou que demonstraria ante os mundos criados por Deus e perante as inteligências celestiais, que é impossível guardar a lei de Deus.” (Review and Herald, 3 de setembro de 1901) A Verdade Sobre os Anjos, p. 51.
Essa mentira permanece em nossos dias, e se torna muito polêmica, quando se fala em Reavivamento, Reforma e Santificação. Observe o texto abaixo, retirado da Review and Herald de 28 de agosto de 1894:
De acordo com esse texto, Cristo morreu para que fosse possível, para nós, abandonar o pecado, e o pecado é a transgressão da lei. Você pode traduzir o texto e lê-lo na íntegra. Na Review and Herald de 9 de março de 1905, p. 8, encontramos a seguinte afirmação: “Satan declared that human beings could not live without sin.” (Satanás declarou que os seres humanos não poderiam viver sem pecado).
Vemos aqui que as afirmações de que ‘é impossível guardar a lei de Deus’, ou seja, ‘impossível viver sem transgredir a lei (pecar)’, são ditas pelo próprio Satanás.
“Cristo assumiu a humanidade e suportou o ódio do mundo para que pudesse mostrar aos homens e mulheres que eles podiam viver sem pecado, que suas palavras, suas ações, seu espírito podiam ser santificados a Deus. Podemos ser cristãos perfeitos se manifestarmos em nossa vida esse poder.” Mente, Caráter e Personalidade, vol. 2, p. 527.
“A vida santa de Abel testificava contra a pretensão de Satanás de que é impossível ao homem guardar a lei de Deus. Quando Caim, movido pelo espírito do maligno, viu que não podia dominar Abel, irou-se de tal maneira que lhe destruiu a vida. E onde quer que haja alguém que esteja pela reivindicação da justiça da lei de Deus, o mesmo espírito se manifestará contra ele. É o espírito que através de todos os séculos acendeu a fogueira ardente para os discípulos de Cristo. Mas essas crueldades amontoadas sobre os seguidores de Jesus são instigadas por Satanás e sua hoste, porque não podem eles obrigá-los a sujeitar-se ao seu domínio. É a cólera de um adversário vencido. Todo o mártir por Jesus morreu como vencedor. Diz o profeta: “Eles o venceram [aquela "antiga serpente, chamada o diabo, e Satanás"] pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.” Apoc. 12:11 e 9.” Patriarcas e Profetas, p. 77.
É interessante perceber que Satanás não precisou criar novas mentiras ao longo dos milênios. Ele sustenta até hoje as mentiras contadas quando se rebelou contra Deus, e até hoje existem pessoas que acreditam nas mentiras que Ele conta.
Deus possui atributos únicos que nós nunca possuiremos, mas, mesmo assim, pessoas têm se perdido no desejo de ser como Deus, na forma como Satanás prega, quando deveriam desejar ser como Deus na forma como Deus pede! Textos como os de I Pedro 1:15 – “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;” – e Gênesis 17:1 – “…Eu sou o Deus Todo-Poderoso, anda em minha presença e sê perfeito.” – são comumente mal entendidos. Somos humanos, criados por Deus, e como tais nunca partilharemos da onisciência divina, nem tão pouco de sua posição diante do universo, como cobiçou Lúcifer. Contudo somos convocados a viver uma vida santa, tendo como modelo aquele que intercede por nós, Cristo Jesus.
“Se o olho visar a glória de Deus, o tesouro será ajuntado lá em cima, a salvo de toda corrupção ou perda; e “onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. Mat. 6:21. Jesus será o modelo que procurareis imitar. A lei de Deus será o vosso deleite, e no dia do ajuste final de contas ouvireis as alegres palavras: “Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor.” Mat. 25:21.” (Review and Herald, 24 de janeiro de 1888) Conselhos Sobre Mordomia, p. 343.
Satanás deseja levar a cada um de nós a viver em um dos extremos – desejar ser Deus ou negar a possibilidade de viver uma vida santa como Deus nos pede, segundo o Modelo Divino que é Cristo Jesus. Se nossa mente estiver focada em glorificar a Deus, unicamente, não cairemos em nenhum dos dois extremos, mas compreenderemos que nunca teremos atributos exclusivamente divinos, mas que é possível, hoje, viver a santidade que Deus nos pede – um caráter em conformidade com a Sua lei como foi o caráter de Cristo Jesus.
Lembe-se que temos toda a divindade à nossa disposição para nos salvar da escravidão do pecado. Temos Deus que deu Seu Filho para morrer por nós, Cristo que deu Sua vida e hoje intercede por nós, e o Espírito Santo que fala à nossas mentes nos mostrando o caminho certo a seguir. Confie que além de nos justificar, Cristo “é poderoso para vos guardar de tropeçar e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória” Judas 1:24.


Fonte;Mulher Adventista

Você sabe ouvir?

ouvir


Parece contraditório. Trabalhar em comunicação e ser… tímido! Essa é minha sina. Que já foi bem pior, por sinal. Quando menino, apavorava-me o contato com pessoas que não conhecia. Quantas vezes corri para baixo do assoalho de madeira ao chegarem visitas em casa! Só saía de lá depois que tivessem ido embora…
Porém, descobri uma vantagem em tudo isso. Quem fala pouco, ouve mais. Acho que acabei desenvolvendo essa habilidade, um tanto rara hoje em dia. Olhe ao redor e confirme: as pessoas querem é falar, falar, falar. E falar! Não é mesmo? Quem está disposto a ouvir?
Os psiquiatras e psicólogos prestam atenção a cada palavra, a cada gesto verbal ou não-verbal. Tudo fala. Para quem não é profissional no ouvir, isso não é tarefa simples. Segundo Ralph G. Nichols, professor da Universidade de Minnesota, Estados Unidos, uma das razões pelas quais a maioria de nós não consegue ouvir direito, é a nossa capacidade de pensar muito rapidamente. Embora uma pessoa fale, em média, 125 palavras por minuto, ela pensa num ritmo quatro vezes mais rápido. Assim, como ouvinte ela dispõe de excesso de tempo para pensar, e seus pensamentos se desviam da conversa. Porém, as observações do outro requerem uma mente atenta para pesar, sentir e assimilar exatamente o que está sendo dito.
O Professor Nichols calcula que escutar atentamente é tão difícil que o coração bate mais rapidamente, a circulação é acelerada e a temperatura do corpo sobe ligeiramente. (Da próxima vez que você pensar que alguém não está prestando atenção, tome a temperatura dele.)
A linguagem corporal “entrega” quando apenas escutamos, sem prestarmos verdadeiramente atenção no que ouvimos. Ouvimos apenas aquilo que nos interessa ou consideramos importante. Por isso, ouvir é um ato de altruísmo. Significa abandonar os nossos próprios interesses para assumirmos os interesses do nosso interlocutor.
Dentro do contexto cristão, considere o seguinte: a oração serve de consolo e refrigério para milhões de pessoas. Sua atração se deve, grandemente, à capacidade de Deus de nos escutar. Ele raramente nos interrompe. Ele escuta tudo o que temos a dizer. A popularidade da oração indica que a procura da escuta excede em muito a oferta.
Faça da boa escuta um estilo de vida. Ouça com os ouvidos, com os olhos, com o coração. Há milhões de solitários e angustiosos (na sua casa, trabalho, escola, igreja) querendo apenas um par de ouvidos para aliviar um pouco o fardo da vida.
“Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça” (Mateus 13:9).

(Inspirado em um texto amarelado pelo tempo, de Dick Jewett)

5 formas de fazer seus filhos odiarem a igreja

1. Assegure-se que sua fé seja algo que você só vive em público

Vá à igreja… pelo menos de vez em quando. Assegure-se que você concorda com o que o pregador diz e, no caminho de volta para casa, afirme que concordou principalmente com aquela parte em que ele falou sobre a obediência dos filhos, mas pare por aí. Não leia a Bíblia em casa. O pastor já vai te dizer tudo o que você precisa. Não se preocupe muito com as questões que seus filhos fizerem sobre Jesus e sobre Deus. Viva da forma que você quiser durante a semana, para que seus filhos entendam que duplicidade não é errado.

2. Ore apenas na frente das pessoas

Você só precisa orar quando sua família aparece para visitar, nas refeições, quando alguém está doente e quando você quer alguma coisa. Qualquer coisa além disso, não se dê ao trabalho. Seus filhos verão que você ora na frente das outras pessoas; não há necessidade de fazê-lo na intimidade do lar.

3. Mantenha o foco no moralismo

Insista sempre para que seus filhos sejam honestos com você. Deixe que eles saibam que é a coisa certa a se fazer, mas sinta-se à vontade para mentir na sua própria vida e nem considere a necessidade de dizer a verdade a eles ou a qualquer pessoa. Fique muito bravo quando as crianças falarem palavras “feias” ou “baixas”, mas poste, leia, assista e fale o que quiser na TV, no Facebook e no Twitter. Foque sempre em ser uma pessoa boa. E que a sua definição de “pessoa boa” seja ambígua.

4. Oferte financeiramente, desde que isso não comprometa suas necessidades

Faça das ofertas na igreja algo muito importante. Fale sempre aos seus filhos da necessidade de dizimar, desde que você não faça isso de forma sacrificial. Deixe que eles vejam que você gasta uma tonelada de dinheiro no que você quer, enquanto nega o mandamento das Escrituras de dar sacrificialmente.

5. Faça da comunhão na igreja uma prioridade, desde que não tenha mais nada para fazer

Vocês são uma família que frequenta a igreja, não são? Quer dizer, é isso que você fala para os seus amigos e sua família, de qualquer forma. Nunca deixe de frequentar os cultos no sábado. Desde que você não tenha ficado acordado até tarde na sexta. Ou que sua família não tenha um churrasco no almoço. Ou que não esteja passando aquele jogão na TV. Ou que você não esteja muito a fim. Ou… Enfim, vocês são uma família que frequenta a igreja, o que mais importa, não é mesmo?
Thomas Weaver

Convicção da Presença de Deus


Para onde poderia fugir da Tua presença? Salmo 139:7


A presença de Deus não era uma ameaça para Davi, mas segurança e conforto. Na primeira parte do Salmo 139, Davi descreve quão bem Deus o conhece. Na segunda parte, revela quão perto Ele está. Ele imagina lugares para os quais fugir, mas depois descarta todos. Começa com os extremos verticais: se subir ao céu, se descer ao inferno ou às maiores profundezas, ali está Deus. Depois usa as extremidades horizontais: leste, oeste; “se eu tomar as asas da alvorada indo até as extremidades do mar, não adianta, até ali a Tua mão me guiará e me susterá”.
O profeta Isaías reforça esse pensamento, dizendo: “O braço do Senhor não está tão encolhido que não possa salvar” (Is 59:1). Finalmente, ele menciona que nem mesmo as trevas são suficientes para nos esconder de Deus, quando fugimos de Sua presença.

Sansão, Jonas e o filho pródigo pensaram que, mudando de casa ou de cidade, escondendo-se de Deus, as circunstâncias iriam melhorar.

Como mencionei no dia 3, hoje existem sistemas para monitorar as pessoas constantemente: câmeras de vigilância ocultas, celulares, escutas clandestinas, chips de localização e outros equipamentos com potencial tecnológico para verificar como vivemos e o que fazemos. Há pessoas que não conseguem ser elas mesmas porque sabem que estão sendo vigiadas. A mensagem é: tome cuidado com o que você faz e com o que diz, porque você está sendo monitorado.

A presença de Deus não era uma ameaça para o salmista, mas conforto e segurança. Não há lugar nenhum em que o amor de Deus não possa nos alcançar. “Nem altura nem profundidade, [...] será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 8:39).

Deus não precisa de GPS, nem de rastreamento para descobrir onde você está. Não há um só momento no qual você esteja fora da “tela de monitoramento” de Deus. Hoje, tenha certeza: onde você estiver Deus estará ao seu lado.