quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Princípios do amor verdadeiro



Em um relacionamento a dois, surgirão momentos de insatisfação emocional, como se os sentimentos do início da relação tivessem acabado. Daí surgem dúvidas: “Será que não gosto mais dele(a)?” “O que há de errado?” Mas tais momentos também fazem parte de um relacionamento e é a partir daí que escolhemos amar. Por isso, os sentimentos não são o guia mais seguro. Os princípios do amor verdadeiro devem estar em ação.
O amor verdadeiro vem de Deus – Se Deus é a origem do amor, quanto mais buscarmos conhecê-Lo, mais capacitados vamos estar para amar nosso cônjuge.
O amor verdadeiro nos leva a amarmos a nós mesmos – “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mateus 22:39). “De todos os julgamentos que fazemos, nenhum é tão importante quanto o que fazemos sobre nós mesmos” (Nathaniel Branden, escritor-psicólogo).
A auto-estima que inclui confiança e respeito próprios nos capacita a lidar com os desafios da vida, sem deixar de ser feliz. A pessoa que tem uma boa auto-estima procura entender e dominar os problemas que surgem; respeitar e defender seus interesses e necessidades.
Quanto melhor estiver a nossa auto-estima, mais conseguiremos ter relações saudáveis com respeito e boa vontade. Mas não confunda “amor a si” com auto-glorificação à custa dos outros. A auto-estima não pode ser corrompida pela arrogância.
O amor verdadeiro envolve compromisso – Por inexperiência e imaturidade, muita gente faz promessas românticas que nunca serão cumpridas. Sem comprometimento, o amor verdadeiro não pode ser desenvolvido. O casamento é muito importante; é necessário que se prepare muito bem antes de se comprometer para sempre.
O amor verdadeiro é incondicional – Só num clima de amor incondicional, que conseguimos relaxar as defesas e permitir que se desenvolva a intimidade. Amar sem querer nada em troca não é natural para o ser humano, mas devemos lutar por isso. Não há nada que apele mais ao coração que amor e aceitação incondicionais.
O amor verdadeiro perdoa – Um médico-missionário chamado McMillen, afirmou que “ao Jesus dizer que devemos perdoar até setenta vezes sete, estava pensando não só em nossas almas, mas em salvar nossos corpos da síndrome de colite, da doença das coronárias, da hipertensão arterial e de muitas outras enfermidades”. Ninguém é perfeito, mas quando se perdoa, o amor é fortalecido.
O amor verdadeiro respeita a individualidade – Quando amamos alguém de verdade, deixamos esse alguém ser ele mesmo, sem tomar conta do espaço dele. Não é preciso dominar o outro; é preciso respeitar sua liberdade de pensamento e de decisões. Permita-lhe desenvolver seu potencial e sua identidade própria.
O amor verdadeiro é doador – Sua maior preocupação deve ser a de servir seu(sua) companheiro(a). Felizes são os que se preocupam mais em dar que em receber. O amor procura favorecer outros, saindo do seu caminho, para dar, fazer, ajudar, aliviar e partilhar. Não é fácil dar amor. Mesmo quando os outros falham conosco, podemos escolher amar.

Fonte:
Esperança.com.br

A alma é imortal?



De acordo com a sua Bíblia, a alma só existe enquanto o ser humano está vivo. Ao morrer, a alma desaparece, deixa de existir. Para entender bem o assunto, vejamos como foi que Deus criou o homem. Está registrado em Gênesis 2:7, “Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.
Deus reuniu duas coisas: pó da terra e fôlego de vida, ou seja, terra e ar atmosférico, ou barro e oxigênio. Com seu poder criador, Deus ordenou que da mistura dessas duas coisas aparecesse o homem vivo, uma alma vivente. Homem vivo e alma vivente são a mesma coisa. Deus não colocou uma alma no homem. Deus fez uma alma. Podemos dizer, então, que o homem não tem uma alma; o homem é uma alma. Quando o pó da terra e o fôlego de vida se separam, desaparece o alma. O homem morre, a alma morre, porque a alma só existe enquanto o ser humano está vivo.


Em Eclesiastes 3:19 e 20, temos o seguinte: “Porque o que sucede aos filhos dos homens, sucede aos animais; o mesmo lhes sucede. Como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó, e ao pó tornarão”.


Jesus Cristo comparou a morte ao sono. Lemos em João 11:11-14, “Isto dizia, e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu”.


No sono, a pessoa perde a noção do tempo e da existência, e não sabe de nada que acontece ao seu redor. A mesma coisa na morte. Lemos em Eclesiastes 9:5, 6 e 10 – “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem de coisa nenhuma… Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.


… no além para onde tu vais, não há obra, em projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma”.


Vemos, então, que a morte é um estado de inconsciência total. Quando o homem morre, diz Jó 14:21, “Os seus filhos recebem honras, e ele o não sabe; são humilhados, e ele o não percebe." Não existem almas vagando por aí, em algum lugar do espaço.


Quando o homem morre, a alma morre, pois o homem e alma são a mesma coisa. O corpo vai para a sepultura e aí fica aguardando, em inconsciência total, a ressurreição, quando for chamado por Deus. É bom que seja assim, pois quando o homem ressuscitar, ao chamado de Deus, não saberá quanto tempo ficou na sepultura e terá a impressão de que acabou de morrer e já está vendo o Senhor Jesus Cristo. E, no entanto, pode ter ficado na sepultura um dia, ou um ano, ou um século, ou milênios.


A crença popular de que alma sai do corpo quando o homem morre, e vai para o céu, ou para o purgatório, ou para o inferno, não tem o apoio da Bíblia. É uma idéia pagã, trazida do Egito e da Babilônia, e introduzida no Ocidente por Platão, o grande filósofo grego. Foi comprada pela Igreja Católica e ensinada até hoje por quase todas as igrejas cristãs. A Igreja Adventista do 7º Dia prefere ficar com a Bíblia, a Palavra de Deus.


A idéia de que a alma não morre é ensino de Satanás e foi a primeira mentira pregada pelo diabo. Leia Gênesis 3:4, “Então a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis”. A verdade é aquela que Deus disse, em Gênesis 2:17, “No dia em que dela comeres, certamente morrerás”. Jesus disse que o diabo é mentiroso e Pai da mentira (João 8:4). A mentira do diabo é a base do espiritismo e de todo ensino que diz que a alma é imortal.


Fonte:
Rádio Novo Tempo