quarta-feira, 8 de junho de 2011

A Igreja que virou fã-clube


 Sem muita resistência, o mundo gospel não escapou da correnteza avassaladora do fenômeno da celebridade na cultura moderna.
Assim, o marketing da indústria fonográfica gospel procura gerar uma identificação do público com o cantor de uma forma semelhante ao modo de construção de mecanismos de comunicabilidade da mídia secular: a divulgação do CD/DVD que ressalta o sucesso do artista, competições e eventos que premiam os "melhores do ano", a promoção de tarde de autógrafos ou de visitação aos bastidores, programas de TV e revistas evangélicas que mostram casamentos, aniversários e a própria casa dos cantores gospel, e assim por diante.
Para Neal Gabler, autor do livro Vida, o filme, o culto à celebridade está substituindo a religião organizada e a própria religião tem se adaptado aos novos tempos ao assimilar a cultura do consumo e empregar estratégias similares às da comunicação midiática secular.
Mesmo que os artistas gospel autointitulem-se “levitas” ou “ministros”, vemos que o relacionamento entre “ministros” e “fiéis” por vezes segue o padrão de tratamento mútuo entre “ídolos” e “fãs” seculares, como demonstrações de histeria durante os shows, oferta de wallpapers com fotos de cantores (sugerindo o download de posters dos “levitas”), criação de sites não-oficiais e comunidades nas redes sociais altamente devotas dos artistas.
Assim, embora os jovens conversos ao cristianismo abandonem os ídolos da música secular, uma considerável parte dos novos fiéis parece apenas ter trocado de ídolos – os seculares pelos cristãos – tal é o nível de interesse e devoção com que buscam relacionar-se com os cantores do gospel contemporâneo.
Nem todo cantor gospel demonstra interesse no padrão de tratamento “ídolo-fã”. Alguns deles não alimentam esse comportamento. Outros, acreditam que é apenas uma forma de carinho por parte do admirador de sua música. Mesmo assim, há espectadores que se comportam como fãs, embora isso também dependa do incentivo do artista.
Alguns dizem que o estilo de música é o gatilho que dispara a reação histérica dos fãs. Ocorre que, no século XIX, o pianista e compositor erudito Franz Liszt incendiava a platéia com suas performances fenomenais. Ele cansou de receber flores, cartas e, veja só, peças íntimas de madames apaixonadas. Mais antigamente ainda, os fãs das óperas de Haendel endeusavam a diva Francesca Cuzzoni com mimos exorbitantes.
Não é todo artista que vibra com o fanatismo. Os Beatles pararam de fazer shows ao vivo no auge da carreira porque já não suportavam os gritos histéricos que sufocavam a música.
Não digo que o público cristão seja um insensato adorador de cantores - embora em alguns casos possa ser. Ou que os fiéis assumam os cantores como seus "ídolos". Não deixa de ser uma relação de admiração e carinho também. Uma relação, aliás, que não dá espaço para qualquer crítica ao artista de sua preferência.
No entanto, alguns artistas gospel já se reportam aos fiéis com expressões como “agradeço a presença dos meus fãs” ou “um beijo para todos os meus fãs”. Tempos estranhos para o cristianismo: ninguém consegue imaginar Pedro e Paulo agradecendo de coração à presença de “fãs gentios”. Hoje se consegue assimilar um cantor cristão mandando um beijo no coração dos seus fãs gentis
.

CONVITES PARA A MAIOR E MELHOR DE TODAS AS FESTAS


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Mateus 22:1-14
1. Esta parábola tem ação e suspenses dramáticos aplicáveis ao tempo de Jesus e ao tempo do fim.
2. Esta parábola conta de mudanças de planos para uma festa de casamento do Filho de um poderoso rei.
3. Esta parábola tem muito a dizer sobre a alegria da salvação oferecida por Deus através de Jesus.


I. DEUS CONVIDA SEU POVO PARA UM BANQUETE CONHECIDO COMO “BODAS” – Mateus 22:1-7
1. Deus esteve preparando um banquete durante milênios, algo nunca visto ou presenciado no Universo.
2. Deus enviou Seus profetas no Antigo Testamento para fazer o primeiro convite; João Batista e os discípulos de Jesus fizeram o segundo convite; e a igreja faz o último convite a todas as nações, tribos, línguas e povos durante a era cristã (Apocalipse 14:6-7).
3. Deus convidou Seu povo (os judeus) escolhido, que recebera mais informações do que qualquer outro, o qual deveria ser instrumento para convidar outros. Porém, Seu povo O desprezou e O rejeitou como também Seus mensageiros e os convites. Assim, os judeus perderam seus privilégios para os pecadores e gentios – as pessoas que eles consideravam indignas do favor do Rei.


II. DEUS ENVIA CONVITES A TODAS AS PESSOAS DE TODOS OS LUGARES PARA FESTEJAR – Mateus 22:8-13
1. Deus anseia ver todas as pessoas na festa que Ele tem meticulosamente preparado desde que o pecado estragou a vida de suas criaturas na Terra. Assim Ele vai até as últimas conseqüências a fim de convidar pessoas.
2. Deus rejeitou Israel como conseqüência de tê-lO rejeitado, logo Deus passou o status de agência escolhida para espalhar o evangelho à igreja cristã, o Israel espiritual (Mateus 21:43). A igreja, a noiva de Cristo, é um instrumento movido pelo Espírito Santo para sair e convidar pessoas (Apocalipse 22:17).
3. Deus declarou que tudo já está preparado. Deus mesmo havia preparado a festa, enviado os servos, e arranjado as vestes de núpcias para todos os convidados; porém, além de aceitar o convite, o convidado deve se preparar vestindo-se adequadamente com a roupa ideal para a festa do Filho de um Rei.


III. DEUS CONVIDA MUITOS À FESTA DA SALVAÇÃO MAS POUCOS RESPONDEM POSITIVAMENTE – Mateus 22:14
1. Quando Deus convida os judeus eles ignoram, desprezam e negligenciam o convite, os enviados e o próprio Deus.
2. Quando Deus convida a todos, a sala do banquete enche, mas ali há quem rejeita e ignora a roupa apropriada para a festa mais esmerada do Universo.
3. Quando Deus convida, convida a muitos, porém poucos são escolhidos; pois poucos respondem positiva e corretamente ao insistente e amoroso convite divino.


CONCLUSÃO:
1. A festa preparada ou o grande banquete: baseado na parábola esta festa equivale à salvação que Deus oferece a todos que terá seu auge no Céu.
2. O convite para a festa das bodas: Este convite é a pregação do evangelho do reino a todo o mundo, Jesus virá nas nuvens com poder e grande glória buscar os convidados.
3. A sala do banquete: O ambiente que se refere a parábola que foi-se enchendo é uma representação da igreja quando pessoas de todos os tipos vão aceitando o convite da salvação. A igreja é a ante-sala do maior salão de festa que está no Céu!
4. A veste nupcial ideal: A roupa ideal para se entrar na festa equivale à preparação correta de cada convidado, são as vestes brancas oferecidas por Jesus (Apocalipse 3:18), que são os atos de justiça (Apocalipse 19:7-9), misericórdia, bondade, humildade, delicadeza e paciência (Colossenses 3:12). A igreja é o local de preparação, o Céu é o luigar de pessoas preparadas!


APELO:
1. Se tu um convidado para a maior festa do Universo.
2. Se tu um convidado preparado com as vestes nupciais oferecidas por Deus.
3. Se tu um instrumento de Deus para chamar e convidar outros para a maior e melhor festa de todos os tempos.
Pr. Heber Toth Armí

O que era a nuvem mencionada em Êxodo 14:19-21?

 Vamos, primeiramente, ao texto de Êxodo 14:19-21: ‘Então, o Anjo de Deus, que ia adiante do exército de Israel, se retirou e passou para trás deles; também a coluna de nuvem se retirou de diante deles, e se pôs atrás deles, e ia entre o campo dos egípcios e o campo de Israel; a nuvem era escuridade para aqueles e para este esclarecia a noite; de maneira que, em toda a noite, este e aqueles não puderam aproximar-se. Então, Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o SENHOR, por um forte vento oriental que soprou toda aquela noite, fez retirar-se o mar, que se tornou terra seca, e as águas foram divididas.’
O texto de Paulo, em, primeira aos Coríntios, capítulo 10, versículos 1 a 4, nos ajuda a entender o que era aquela nuvem: ‘Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual e beberam da mesma fonte espiritual; porque bebiam de uma pedra espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.’
Aquela nuvem era produto do especial cuidado de Jesus pelos Israelitas. A expressão “anjo do Senhor” no Antigo Testamento indica alguém divino.
O Novo Testamento traz alguns detalhes a mais, informando que era o próprio Jesus que ia com eles para protegê-los. Na ocasião a escuridão tornou mais difícil para os Egípcios alcançarem os Israelitas. Isto permitiu que o povo de Deus passasse para o outro lado do mar sem sofrer a morte de nenhuma pessoa.
Rádio Novo Tempo

Paquistão pode proibir o uso da Bíblia

A “Lei de Blasfêmia”, assim chamada no Paquistão poderá começar a ser utilizada para proibir a Bíblia no país

CNS News relata que um partido político influente, Jamiat Ulema-e-Islam (Samiul Haq) eo Partido JUI-S – formado por clérigos radicais paquistaneses – pediu ao Supremo Tribunal do Paquistão para declarar trechos da Bíblia como blasfema.
Os clérigos dizem que partes das Escrituras que descrevem certos personagens bíblicos como Abraão e Isaac, considerado pelos muçulmanos como profetas islâmicos estão errados.
Eles alegam que vários trechos foram adicionados à Bíblia a fim de minar a santidade dos personagens que eles consideram santos, carregando-os de uma variedade de crimes imorais. Estas inserções, segundo o líder do partido, Maulana Abdul Rauf Farooqi, é uma ofensiva para os muçulmanos que têm esses profetas em alta estima.
O grupo advertiu que se o Supremo Tribunal não declarar algumas partes da Bíblia como blasfema, seus advogados estão preparados para buscar uma proibição total da Bíblia, no Paquistão.
A Lei de Blasfêmia no Paquistão é frequentemente usada para alvejar contra os cristãos e outras minorias religiosas. Estas minorias enfrentam muitas vezes até linchamento.
Traduzido e Adaptado:
Portal Padom

Tempestade solar pode perturbar comunicações

Uma tempestade solar incomum, localizada por um observatório espacial da Nasa, poderá perturbar a atividade dos satélites, assim como das comunicações e das redes elétricas na Terra nesta quarta-feira, alertaram autoridades. Desde 2006 não se via uma tempestade solar desta magnitude, segundo a meteorologia nacional americana (NWS). “O Sol sofreu em 7 de junho uma tempestade de força mediana (M-2), com emissão de massa coronal (CME) visualmente espetacular”, noticiou o observatório dinâmico solar da agência espacial americana, em um comunicado. O centro de previsões espaciais da NWS descreveu o fenômeno como “espetacular” e “suscetível de provocar uma tempestade geomagnética de pequena a moderada, em 8 de junho, a partir das 18h GMT, aproximadamente”. Essa tempestade “contém uma quantidade importante de prótons de alta energia, superior a 100 megaelétron-volts (MeV), algo que não ocorria desde dezembro de 2006", segundo o comunicado. A tempestade geomagnética poderia provocar perturbações nas redes elétricas, especialmente nos satélites GPS, e obrigar os aviões a modificar seu itinerário ao sobrevoar as regiões polares, explicou um porta-voz.

(
Terra)

Fome: o tsunami silencioso que pode devastar o mundo



O que a mudança climática [que, pelo que indicam pesquisas, não é majoritariamente causada pelo ser humano], uma população crescente e suprimentos de água cada vez mais escassos causam? Uma crescente escassez global de alimentos que fez com que o preço da comida dobrasse nos últimos anos. Segundo os cientistas, como resultado, mais pessoas ao redor do planeta estão passando fome. Nos Estados Unidos, por exemplo, mesmo que o preço dos alimentos tenha subido, a maioria das pessoas não compreende o alcance e a gravidade do problema. Um estudo de 2009 mostrou que os americanos desperdiçam cerca de 40% de seus alimentos. Os resíduos alimentícios por pessoa aumentaram 50% desde 1974. No entanto, uma em cada sete pessoas vão para a cama com fome todas as noites. A fome mata mais pessoas do que a aids, a malária e a tuberculose juntas. O problema é pior nos países em desenvolvimento, mas tem implicações muito além das fronteiras dos países pobres. Há anos os cientistas preveem que um planeta mais quente, juntamente com as demandas crescentes de água, pode provocar escassez de alimentos.

Um estudo de 2007 advertiu que a mudança climática pode ajudar a causar escassez de alimentos, levando à guerra. Outros cientistas previram que a escassez de água será o fator que desencadeará uma guerra. A situação se tornou aguda em 2008, quando a escassez de alimentos estourou em revoltas em vários países pobres. A alta dos preços dos alimentos teve um papel na derrubada do governo haitiano nesse ano.

A segurança alimentar emergiu como um chavão político nas conversas sobre a estabilidade no mundo em desenvolvimento. Recentes subidas dos preços globais dos alimentos ameaçou criar uma crise alimentar nas nações onde pessoas mais pobres muitas vezes gastam três quartos de sua renda em comida. [...]

Segundo cientistas, o crescimento da população mundial está ultrapassando a produção de alimentos, especialmente nas quatro plantações que fornecem a maior parte da alimentação mundial: trigo, arroz, milho e soja. Como estudos têm mostrado anteriormente, hoje há pouca terra para converter em agricultura, o abastecimento de água está acabando e o aquecimento global está causando estragos nas plantações e contribuindo para condições climáticas extremas que destroem culturas.

Eis o grave problema: a escassez de alimentos global urgente não está sendo acompanhada por esforços de investigação urgentes para melhorar essas perspectivas no futuro. A população global, de apenas 3 bilhões em 1959, está agora em 6,92 bilhões. Com 4,2 pessoas nascendo a cada segundo, a população está projetada para atingir 9 bilhões até 2044. A demanda de alimentos terá aumentado 70%. E o que os governos estão fazendo para aumentar essa produção e suprir essa demanda? Nada

(
Hypescience)

Nota: Fome disseminada pelo mundo, injustiça na distribuição dos recursos (poucos com muito e muitos com quase nada), catástrofes climáticas, terremotos em vários lugares, guerras, doenças... Você já leu
previsões a esse respeito antes? Não teria sido num livro escrito há milênios e que nunca errou uma predição? Jesus breve virá e toda essa história triste e injusta ficará num passado esquecido![MB]

Parada Gay se apropria de temas cristãos


A 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, considerada a maior do mundo, já começa a render polêmica nesta edição. Pela primeira vez, o evento se apropriou de uma citação religiosa - e contará com representantes de um grupo religioso desfilando na Avenida Paulista, no dia 26. A relação do preconceito com a religião é o tema deste ano: “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!” Uma carta lida ontem na coletiva de abertura do evento explicou a citação, típica do universo cristão. “Respeitosamente, nos apropriamos dela para pedir fim à guerra travada entre religião e direitos humanos”, dizia o manifesto. “O País está sendo vítima de um sistema fundado em uma moral religiosa, mas este é um recado direto para toda a sociedade brasileira”, disse o presidente da Parada, Ideraldo Beltrame. A carta cita que 260 gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais foram mortos em 2010 por crimes de ódio, conforme dados do Grupo Gay da Bahia.

Reverendos e seguidores da Igreja Anglicana do Brasil, além de fiéis de outras religiões, vão participar da passeata ao lado de gays, lésbicas, bissexuais, transgêneros e simpatizantes. O grupo deverá ter um trio elétrico próprio. “Duzentas pessoas, entre protestantes, anglicanos, metodistas e luteranos, devem estar no carro”, disse Beltrame, seguidor da Igreja Anglicana. Budistas e hinduístas também foram convidados.

“O trio deve chamar ‘O amor lança fora todo o medo’, que é o que a gente prega”, espera Ester Lisboa, fiel da Igreja Anglicana que ajuda a organizar o desfile. A mensagem estará estampada em camisetas usadas pela comitiva, que trarão no verso a frase “religiosos e religiosas contra a homofobia”.

Reações. As reações ao tema não demoraram. O site oficial da Parada foi hackeado no fim da tarde de ontem. Em destaque na página inicial do site consta a frase “DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER, NÃO EXISTE TERCEIRA OPÇÃO! (SITE HACKEADO!)”. Logo abaixo lia-se “COMMAND TRIBULATION! SITE HACKEADO, APAIXO PL122!”. O PL122, ao qual o texto se refere, é o projeto de lei que visa a tornar crime a homofobia. Quem acessa o link encontra uma citação bíblica creditada a Romanos 1 e a frase “O salário do pecado é a morte!”. [...] [Detalhe: antes de fazer meu comentário, abaixo, deixo claro que é condenável a atitude desses hackers que pensam que são cristãos, e que ter inclinações homossexuais não é necessariamente pecado; pecado, segundo a Bíblia, é se entregar à prática e aos relacionamentos sexuais homossexuais – assim como o desejo sexual de um heterossexual, em si, também não é pecado, mas a concupiscência, a fornicação, o adultério e a pedofilia, sim. – MB.]

(
Estadão)

Nota: É mais do que claro que é deplorável a violência praticada contra homossexuais (contra qualquer ser humano, na verdade). Mas por que quase ninguém fala dos cristãos que vêm sendo mortos em países intolerantes? Por que ninguém fala que geralmente não são os cristãos que praticam violência contra homossexuais? (Eles são mortos em países islâmicos e foram assassinados pelo
darwinista Hitler.) Por que a mídia quase não fala que, para defender o direito dos gays, os legisladores acabarão proibindo de se expressar aqueles que discordam do estilo de vida homossexual, como se isso fosse homofobia? Não concordo com o uso da frase dita por Jesus numa parada caracterizada por obscenidades, mas posso ser taxado de homofóbico simplesmente por discordar disso... Em matéria publicada no Terra, Beltrame diz: “O País está sendo vítima de um sistema fundado numa moral religiosa, mas este é um recado direto para toda a sociedade brasileira. Usamos a frase como tema – ‘amai-vos uns aos outros’ para descontextualizá-la (do sentido cristão).” Que direito têm eles de descontextualizar a frase dita por Jesus? No contexto cristão, o amor pregado por Jesus é phileo, ou seja, o puro amor entre irmãos e amigos. Portanto, nada tem que ver com a conotação erotizada e pervertida observada nessas paradas gays. O País não está sendo vítima de “um sistema fundado numa moral religiosa”. Está sendo vítima de pessoas intolerantes que se dizem cristãs e de pervertidos que querem institucionalizar a libertinagem, não simplesmente a liberdade. Ainda de acordo com Beltrame, a carta aberta [que eles vão divulgar] é direcionada a toda a sociedade, “para deixar bem claro a exigência de um Estado laico, democrático e moderno, que busca entender que todas as pessoas são iguais”. Isso é conversa mole! Estado democrático?! Todas as pessoas são iguais?! Se levadas adiante as ideias e planos dos gays intolerantes, os cristãos serão confinados nos guetos de suas igrejas, amordaçados e impedidos de manifestar sua opinião, ainda que o façam pacificamente.[MB]