domingo, 21 de outubro de 2012

Não existe casamento perfeito


Um casal estava celebrando suas bodas de ouro. O jornal local enviou seu repórter para entrevista-los. O marido estava em casa.
“Qual é sua receita para um casamento duradouro e feliz?”
“Bem, eu lhe direi meu jovem”, falou vagarosamente o idoso esposo. “Sara foi a minha primeira e única namorada.
Quando ela pensou que devíamos nos casar, eu temi. Mas, depois do casamento o pai dela me chamou à parte, deu-me um pequeno pacote e me disse: ‘Aqui está tudo que você realmente precisa saber’ e isto era o que estava no pacotinho.” Tirou do bolso um relógio grande de ouro, abriu-o e mostrou ao repórter. Lá dentro, no vidro que ele deveria olhar dezenas de vezes ao dia, estava escrito: “Diga alguma coisa bonita à Sara”! Muito simples, mas deu resultado. (Happiness Walll to Walll, p. 16)
Eis cinco outros conselhos que podem melhorar nossa vida matrimonial e do lar, enfim, tendo-se em vista que não há casamentos perfeitos ou ideais, e nem casamentos modelos. Cada casal é diferente. A única coisa que cada matrimônio precisa fazer é satisfazer a duas pessoas: você e seu cônjuge.

1 – Não compare seu casamento com outros; trate-o como sendo um relacionamento todo singular; todos os casais têm problemas; seu modelo é Jesus.

2 – Analise os objetivos de seu casamento; faça-o periodicamente; estão sendo alcançados? Deve fazê-lo pelo menos uma vez ao ano: que necessita ser melhorado? Quais as áreas de atrito? Quanto tempo passam juntos?

3 – Converse com o outro; não basta estarem juntos; alguém disse que se não houvesse comerciais na TV, ninguém falaria com ninguém! Uma esposa se queixava ao pastor de que em casa não havia tempo para diálogo e que os problemas eram discutidos apuradamente nos intervalos dos programas de TV…

4 – Controlem juntos o dinheiro. Dizem que as maiores preocupações dos casais são: sexo, dinheiro e os sogros. O dinheiro do casal deve ser administrado pelos dois, de acordo com o que planejaram. O dinheiro é uma área de atrito muito sensível.

5 – Procure repetir as palavras bonitas e os agrados do tempo do namoro e noivado. Admire o penteado dela, a gravata dele, a comida, o trabalho… Se há conversão, há amor, atenção e felicidade. A repetição dos elogios mantém o romance. Digam que se amam e façam provas disto com um beijo sincero e amoroso!

Amai-vos de coração… ardentemente!

(Moysés S. Nigri)