quarta-feira, 21 de março de 2012

Histórias de Viagens no Tempo



Histórias de viagens no Tempo são temas recorrentes em livros, filmes e HQ's: a fim de se evitar a tragédia que se instaurou no mundo no presente, vamos voltar ao passado e arrumar aquele pequeno detalhe que desencadeou todo o problema; ou ainda, vamos dar uma olhada no futuro e, caso seja preciso, arrumar aquele pequeno detalhe no presente a fim de se evitar um desastre maior anos depois.

Por mais que eu goste de histórias fantásticas deste tipo, sei que no mundo real este tipo de solução não acontece; por mais que eu gostaria de ter feito algo melhor, ou de não ter cometido aquele erro (quem não tem pensamentos destes tipo?), não é possível voltar para aquele ponto no Espaço-Tempo para fazer novamente de forma correta ou melhor. Deus não permite este tipo de conserto, e o Senhor mesmo deu o exemplo neste sentido: a queda do ser humano para a corrupção do pecado não foi desfeita, algo que Ele, um Ser atemporal, com certeza poderia ter realizado. Ao invés disso, Deus determinou Consigo Mesmo na Eternidade enviar Seu Filho por amor a nós (Jo 3:16; 1 Pe 1:19-20), para sofrer em nosso lugar a terrível ira contra o pecado (Is 53:6; Rm 8:34; 1Pe 3:18), derrotar o poder da morte (1Co 15:55) e reunir para Si um povo Seu (1Pe 2:9). Ele quis que fosse desta forma, e foi desta forma que ocorreu: preferiu intervir através de um ato de amor, proclamado ao longo dos séculos dos séculos.

O fato é que aquilo que Deus permite fazer é atuar no presente. Ele nos permite, e convida, a reconhecê-Lo no dia de hoje como Senhor e Salvador, arrependendo-se e deixando as práticas erradas do passado para trás, e caminhando com Ele até o fim de nossas vidas em um relacionamento restaurado, de Pai e filhos, por meio de Cristo Jesus (Gl 4:5; Ef 1:5). Além disso, Deus também permite com que possamos prever acontecimentos futuros e agirmos para que alguns problemas ou situações desagradáveis sejam evitadas; isso se chama planejamento, o que é diferente de preocupação ansiosa, que é um problema (Mt 6:25; Fp 4:6). Deus também permite com que conheçamos os acontecimentos históricos, através de estudos e leitura de livros de ficção ou não-ficção, a fim de que aprendamos com os erros e acertos do passado, e desta forma corrigindo o presente. De qualquer forma, esta é a grande mensagem que percebo por trás das histórias sci-fi de viagens no Tempo: que a cada dia nos esforcemos para tomarmos as decisões corretas no momento presente, a fim de evitar um futuro desastroso, e uma memória cheia de mágoas e tristezas. 

Cristiano Silva - Nerd Protestante