quarta-feira, 10 de agosto de 2011

O Espírito Santo não é um ser pessoal por causa de Maria?

O Espírito Santo não é um ser pessoal por causa de Maria?
 
Essa é uma novidade da parte de dissidentes. Veja o questionamento a seguir e tire suas próprias conclusões:
“Gostaria de saber qual o seu entendimento sobre Efésios 4:30, que diz que o Espírito Santo se entristece. Muitos acreditam que por este motivo é uma pessoa. E o que dizer de Lucas 1:46 e 47 que diz que o espírito de Maria se alegrou? Neste caso, o espírito de Maria também não seria uma pessoa por que se alegra?”
Vamos à resposta:
O termo “espírito” tem na Bíblia várias traduções. Se refere aos sentimentos, ao fôlego de vida de Deus que nos mantém, a pessoas vivas (como no caso de Hebreus 12:22, 23), etc.
No caso de Maria, o CONTEXTO indica que o termo grego para “espírito” se refere ao íntimo de dela. Ela está expressando uma alegria que vem do INTERIOR.
Já em Efésios 4:30, o termo “Espírito” se refere a uma pessoa porque tal Ser que pode ser entristecido (uma energia impessoal não fica triste…) NOS SELA PARA A SALVAÇÃO – e só um Ser Divino pode fazer isso. Pelo fato de o Espírito Santo poder ser também ofendido (Hebreus 10:29), ficar irritado (Miquéias 2:7) e ficar alegre (1 Tessalonicenses 1:6), podemos tranquilamente chegarmos a conclusão de que em Efésios 4:30 é apresentado um Ser que se entristece quando realizamos os pecados mencionados no verso 31 (quando pecamos entristecemos A DEUS).
E, para finalizar, o fato de em João, dos capítulos 14-16 serem empregados vários PRONOMES PESSOAIS GREGOS ao Espírito, isso é conclusivo para nos levar a crer que Ele é uma Pessoa. O termo grego para “Ele” nos capítulos citados é “ekeinos” e significa “Ele mesmo”, “Este”. NUNCA a Bíblia empregaria um pronome pessoal masculino para se referir a um mero “poder”.
Além do mais, a Palavra não diz que o Espírito “é” um poder, mas, que Ele “tem” poder:
“E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo [aqui não poderia ser aceita a tradução "no poder do poder"...].” Romanos 15:13.
Um abraço e que Deus continue a iluminá-lo em seus estudos,
Leandro Quadros.
Ps: É impressionante o quanto dissidentes, de maneira desesperada, distorcem a Bíblia para apoiar heresias absurdas de que o Espírito Santo não é um Deus Pessoal.
 
O trabalho deles é em vão, pois:
1) Não pregam o evangelho para ninguém (só incomodam);
2) A Igreja está firme na Bíblia como uma rocha!
Fonte: Na Mira da Verdade

Importante é não parar


Avance sempre!

Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.

Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.

Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.

Continue andando e fazendo.

O que parecia fora de alcance esta manhã vai parecer um pouco mais próximo amanhã ao anoitecer se você continuar movendo-se para frente.

A cada momento intenso e apaixonado que você dedica a seu objetivo, um pouquinho mais você se aproxima dele.

Se você pára completamente é muito mais difícil começar tudo de novo.

Então continue andando e fazendo. Não desperdice a base que você já construiu. Existe alguma coisa que você pode fazer agora mesmo, hoje, neste exato instante.

Pode não ser muito mas vai mantê-lo no jogo.

Vá rápido quando puder. Vá devagar quando for obrigado.

Mas, seja, lá o que for, continue. O importante é não parar!!!

Autor desconhecido

O pior palavrão do mundo


Basta alguém defender as Escrituras Sagradas como única e exclusiva regra de fé, que alguém imediatamente grita em alta voz: "Seu fundamentalista miserável".
Pois é, para alguns a palavra FUNDAMENTALISTA é o pior palavrão que existe, e usá-la significa proferir o pior tipo de ofensa do mundo.
Se alguém combate a relativização do pecado é fundamentalista.
Se defende as doutrinas fundamentais das Escrituras é fundamentalista burro.
Se acredita que a Bíblia é a Palavra de Deus, é fundamentalista ultrapassado.
Se luta pela família e pelo casamento é fundamentalista "imbecilizado".
Se defende a igreja e sã doutrina é fundamentalista "satanizado".
Se expõe as Escrituras em vez de divertir o povo é fundamentalista "idiotizado."
Se combate o maniqueísmo neopentecostal é fundamentalista manipulado.
Se não adere aos modismos do movimento gospel é fundamentalista gelado.
 
Se combate o sexo antes do casamento é fundamentalista bitolado.
 
Se combate as heresias dos falsos apostólos é fundamentalista amaldiçoado.
Se acredita na volta de Cristo é fundamentalista "despoetizado".
Se prega a necessidade do arrependimento de pecados é fundamentalista mal intencionado.
Renato Vargens

Ignorância

Jean Paul Sartre dizia que “a ignorância é a raiz de todo o preconceito”. Escreveu isso em relação ao absurdo anti-semitismo que havia exterminado mais de seis milhões de judeus na Europa. A ignorância a que Sartre se referia, nasce dessa síndrome dos pronomes possessivos de primeira pessoa (me, mim, comigo). Não é a toa que em lugar de ampliar relações e promover interação entre povos, pessoas e idéias, a democratização das notícias e do conhecimento (via internet, TV, etc.), trouxe aumento da intolerância e do fanatismo.
Conhecer é eliminar preconceitos. Conhecer envolve tempo. Tempo envolve compromisso (separar tempo, pelo menos). Só há compromisso com algo que me interessa e desperta curiosidade. Embora informação esteja exposta em variados tipos de mídia, a única que desperta interesse é aquela que se refere a mim.
Individualismo. É ele que nos impede de enxergar o outro, o diferente além de nós, o divergente, o oposto. A era da informação é também a era do individual. Parecemos crianças pequenas (2-5 anos), na famosa fase “é meu”. O que torna algo relevante é a sua relação comigo, minha vida, meus valores, minhas idéias, etc. O primeiro e único compromisso é comigo. O centro de tudo “sou eu” e o que está fora disso não interessa.
Agimos assim com Deus. Construímos nossa religião e nosso relacionamento com Ele, com base em nós mesmos, e por isso nossa religião se torna um amontoado de preconceitos e de ignorância.
Conheça a Deus a partir da perspectiva dEle. Relacione-se com Ele a partir das opiniões e ideias dEle. Deixe de ser um ignorante e preconceituoso, religioso ou não. Conheça o Criador a partir da Sua revelação – a Bíblia.

Não leia com moderação...

Fonte:
Nervuras de uma Resistência

Relâmpago

"A luz veio ao mundo" (João 3:19).
Nunca tive medo do escuro. Aliás, quando era garoto passava horas na varanda de casa, simplesmente observando as noites escuras e chuvosas de janeiro. Ficava impressionado com a mistura de sons e imagens que uma noite de tempestade oferece... Esforçava-me para descobrir de onde vinham os relâmpagos e me encantava com o cenário revelado por cada um deles. Quando sua luz rasgava o céu, eu podia ver tudo a minha volta, mesmo que por poucos instantes. E nem toda a escuridão que vinha depois era capaz de esconder o que antes era invisível. Descobri que depois do relâmpago, a escuridão não é a mesma.
Jesus é o relâmpago da história. É a luz enviada ao mundo para revelar o verdadeiro caráter de Deus e iluminar os cantos escuros do coração humano. Ele que veio trazer perdão, esperança e cura, traz consigo também a visão necessária para a caminhada de fé. Visão que nos permite enxergar certos gostos, hábitos, estilos de vida que de outra forma não perceberíamos. Claridade que invade a sala de nossa consciência e nos faz ver as coisas como Deus as vê.
Nascemos num planeta escuro. E a escuridão inda teima em manchar sonhos, relacionamentos, sentimentos... Vivemos ameaçados pelos cativeiros gris do pecado, afetados pelas trevas. Mas quando a noite parecer inviolável, lembre-se: Jesus é o relâmpago da história. Depois que Ele cruza nosso caminho, a escuridão de nossa vida nunca mais será a mesma.

Que você experimente hoje a luz desse encontro. E descanse...