sábado, 3 de setembro de 2011

Já comeu pão hoje?



A Bíblia é como um pão. O pão é um bom alimento, gostoso, universal que todos necessitam e apreciam. Como é o pão para o nosso corpo assim é a Palavra de Deus para a nossa alma. Há diferentes qualidades e espécies de pão. Assim é a Bíblia, o Pão da Vida.

A Bíblia é composta de 66 pães diferentes em gosto, aparência, propósito, mas todos são bons alimentos e agradáveis.

Tomemos Gênesis, por exemplo; quão diferente de Êxodo e este de Levítico. O evangelho de Mateus tem um sabor diferente do de Marcos ou mesmo de Lucas; o de João, então, quão gostoso é alimentar-nos dele! Observemos a aparência e o propósito de Atos em contraste com Hebreus, Daniel e Apocalipse e qualquer outro livro. E as cartas de Paulo? São pães mais trabalhados para gostos mais apurados…

Infelizmente, muitos não cuidam de se alimentar como devem desses “pães”. Alguns estão “muito ocupados” e preferem um alimento rápido, que se come de pé e até andando, guiando o carro. São os conhecimentos alimentos de “refugo”, como os hambúrgueres, os cachorros quentes, as batatas fritas, etc., que não oferecem o alimento equilibrado que o corpo realmente precisa; apenas enganam. Assim fazemos com nossa comunhão com Deus; rápida, correndo, sem a devida meditação… e a vida espiritual vai definhando espiritualmente.

Uma pesquisa feita, tempos atrás, com cristãos em Washington, revelou que 60% dos 1.200 membros, ou seja 720, eram tão “ocupados” que apenas 360 tinham tempo de estudar a Palavra de Deus… Como é com você? Há Pão na sua dieta? Pão diário? Necessitamos de uma reforma nos nossos hábitos de estudo da Bíblia. Há um crescente desinteresse entre nós quanto à leitura da Bíblia e oração. A mornidão de Laodicéia atinge esta atividade também.

Que podemos fazer?

Um filósofo possuía um camelo que estava definhando e prestes a morrer. “Veja”, disse ele a um homem simples filho do deserto, “experimentei tônicos, elixires, bálsamos, loções, tudo em vão…” O homem simples olhou para os flancos já bem fundos do camelo, os ossos pontiagudos, as costelas à vista e disse: “Oh, mui sábio filósofo. Teu camelo não precisa senão de uma coisa.” “O que é, meu filho?” “Comida, senhor, boa comida e bastante!” “Deveras, eu nunca pensei nisso”, disse o filósofo.

Pode ser assim conosco. Falta-nos o Pão divino. “Pão, meu irmão! Pão, minha irmã! Pão, meu jovem, pão!”

“Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus” (Mateus 4:4). Já comeu pão hoje (ops!, Já leu a Bíblia hoje?)

(Da série “Tempo de Refletir“)

O Sábado e o 7 de setembro


"Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o Senhor, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o Senhor, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado." Deuteronômio 5:15


Segundo a história oficial, D. Pedro I, em viagem de Santos para São Paulo, ao chegar às margens do riacho Ipiranga, recebeu uma carta com ordens de seu pai para voltar a Portugal. Vieram também outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava o imperador a romper com Portugal, e outra, da esposa, Maria Leopoldina de Áustria, apoiando a decisão do ministro.


Impelido pelas circunstâncias, D. Pedro desembainhou a espada e pronunciou a famosa frase “Independência ou Morte”, rompendo os laços de união política com Portugal.


É interessante notar que o dia de nossa libertação política – 7 de setembro de 1822 – foi um sábado. Digo que é interessante porque o sábado é um dos maiores símbolos de liberdade que existe. Muitos adventistas hoje talvez se sintam inclinados a pensar o contrário – que ele restringe nossa liberdade, já que o maior problema que os adventistas enfrentam é o da guarda do sábado.


Mas a Bíblia nos diz que o sábado esteve por trás do primeiro grande movimento de libertação que a história registra – o Êxodo. Quando Israel esteve cativo no Egito, os capatazes egípcios tornaram impossível a guarda do sábado para eles. Faraó os chamou de preguiçosos. Acusou Moisés e Arão de interromper o povo no seu trabalho (Êx 5:4).


Então Deus instruiu Moisés a dizer a Faraó: “O Senhor, o Deus dos hebreus, me enviou a ti para te dizer: Deixa ir o Meu povo, para que Me sirva no deserto” (Êx 7:16). Parece claro, portanto, que o impedimento para se guardar o sábado contribuiu para deflagrar o Êxodo. Tanto é que após o Êxodo Deus estabeleceu o sábado entre o Seu povo como um sinal de sua libertação (ver Dt 5:15).


E para os que pensam que esse sinal foi dado só para os israelitas, basta ler Isaías 56:1-7 para ver que esta não é a realidade. Esse foi o manifesto de Deus a todos os povos, que não pertencem ao Israel segundo a carne. Esse sinal divino de liberdade não se restringe a nenhuma época específica e a nenhum povo. Os estrangeiros e os eunucos também estavam incluídos.


Nenhuma pessoa na face da Terra deve ser excluída desse concerto e dessa bênção. Todos podem se tornar participantes da história e da herança de Israel.

Rubem M. Scheffel

NOVELAS FAZEM MAL À SAÚDE DAS FAMÍLIAS


Pesquisas apontam uma novidade nas novelas, se é que não sabíamos: onde chega o sinal da Globo, aumenta o número de separações. Não é preciso ser um gênio para perceber como as novelas desvalorizam o casamento e deturpam os valores cristãos.
A novidade está na pesquisa dirigida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e sugere uma ligação entre as novelas da Globo e um aumento de divórcios no Brasil nas últimas décadas. Publicada pela BBC.com, a pesquisa leva em conta os censos dos anos 70, 80 e 90 e o alcance da TV Globo
em todo o país. Para os autores, Alberto Chong e Eliana La Ferrara, “a parcela de mulheres que se separaram ou se divorciaram aumenta significativamente depois que o sinal da Globo se torna disponível”.
Foram analisadas 115 novelas transmitidas pela Globo entre 1965 e 1999. Nelas, 62% das principais personagens femininas não tinham filhos e 26% eram infiéis. As falsas idéias de felicidade, o sucesso a todo custo, o exagero da beleza e o culto ao corpo perfeito fazem com que as pessoas se sintam gordas, incompetentes e mal-amadas. Pois, nenhuma mulher pode ser uma “Barbie” na vida real, e nenhum homem chegará a ser o sucesso 24 horas por dia. Não há casamento que resista a essa dose diária de veneno.
A destruição começa cedo atingindo os adolescentes com a “Malhação” e vai prosseguindo até chegar aos adultos no horário nobre das oito.
Fonte:
Família em Foco

Escolhas:Boas e Más


(adaptado do texto do Prof. Sikberto Marks)


"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (Salmo 119:11)
O que são escolhas boas, e o que são escolhas más?

Antes de tudo cuidado, pois se focar o imediato, aquilo que acontece logo após a escolha, pode errar no julgamento sobre se uma escolha foi boa ou se foi má. Por exemplo, se escolher ir ao cinema ver um filme de ação, lá dentro talvez se sinta entretido, com a sua mente absorta pelas cenas. Mas depois essas cenas passarão a fazer parte de seu processo decisório, e lhe dominarão durante o restante de sua vida. Muitas vezes nem percebemos os efeitos nefastos de uma decisão errada. Outras vezes só conhecemos esses efeitos ao longo dos anos, e em certos casos só no final da vida. Por exemplo, comer muita carne, mais para o final da vida revelará entupimento de artérias, com alto risco de enfarte e outras consequências ruins. Então essas pessoas precisam viver tomando medicamento todos os dias, ou morrem. Todos sabem que a carne faz mal, mas poucos se importam com isso, e muitas pessoas, nem mesmo quando se vêem à beira de algum colapso, deixam de arriscar, continuando a comê-la em grande quantidade, até na janta. São escolhas e suas consequências. Uma sucessão de más escolhas gera o hábito de sempre fazer tais escolhas. A pessoa adquire gosto por elas. Assim como uma sucessão de boas escolhas gera o hábito de fazer essas escolhas sempre. Mas, em razão de nossa natureza pecadora, temos a tendência bem forte de mais facilmente formarmos maus hábitos.

Como, então, formar bons hábitos e reverter a tendência de pecar para uma sucessão de decisões construtivas? A Bíblia responde. No Salmo 119:11 orienta que devemos guardar no coração (mente) as palavras de DEUS [a Lei de Deus], para não pecar contra Ele. Isso quer dizer o quê? Fácil, tendo o conhecimento de DEUS (a Bíblia) em nossa mente, esta se encherá desse conhecimento, e por meio dele teremos bem maior facilidade de obedecê-Lo. Sabe que obedecer a DEUS não é seguir supostas ordens dEle o tempo todo, e sim, viver segundo os princípios de liberdade que Ele estabeleceu, para vivermos felizes. A vontade de DEUS é ótima para os seres humanos, pois Ele gosta de nós, nos ama!
.

Em Filipenses 4:8 há uma lista em que devemos pousar nossos pensamentos. Em tudo o que é verdadeiro, respeitável, justo, puro, amável, de boa fama, e ainda, se nisso há louvor (se enaltece e honra a DEUS), isso deve ocupar os nossos pensamentos. Agora reflita um pouco. A pessoa que segue essa simples orientação, ela ao longo do tempo vai ou não vai experimentar mudança para melhor em sua vida? É evidente que com uma pessoa assim o ESPÍRITO SANTO estará colaborando. Portanto, as suas escolhas irão sempre melhorar.
Em Colossenses 3:2 diz que devemos pensar nas coisas do alto, não nas que são daqui da terra. Que conselho perfeito. Se nossos pensamentos se demorarem nas coisas do Céu, imagina se há condições de fazermos escolhas erradas! Só mesmo por falha humana, e ainda assim, estas falhas irão diminuindo ao longo do tempo, com a santificação da vida da pessoa.

Em Isaías 31:21 está o grande verso para nos orientar a tomar decisões corretas. “Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra dizendo: Este é o caminho, andai por ele”. Esse é o ESPÍRITO SANTO orientando a cada momento o que é uma decisão boa e o que é uma decisão má. Nós devemos aprender a sentir essa palavra dita por Ele. Para isto devemos, evidentemente, fazer a reforma da saúde [nos alimentarmos de acordo com os princípios bíblicos de saúde], pois assim nossos neurônios entenderão melhor essa sutil orientação. Devemos também ter forte desejo de sermos transformados para seres santos, separados desse mundo.

Nesses casos, seres humildes sentirão, em seus pensamentos, essas orientações de DEUS sobre como devem se comportar.

REFLEXÃO: "Rios de águas correm dos meus olhos, porque os homens não guardam a tua lei" (Salmo 119:136)


Fonte:
Meditando em Jesus