domingo, 29 de maio de 2011

Deixe de Ser Derrotado

Toda pessoa está sujeita a fracassos em qualquer área da vida. No campo religioso, é expressivo o contingente de “cristãos” malsucedidos.

Muitos adventistas sentem, diariamente, o gosto amargo de tentativas malogradas. Mesmo depois de anos e anos nesse caminho, alguns concluem que deram apenas alguns passos. Enxergam o horizonte do ideal cristão, mas nunca se aproximam dele. Não entendem o significado das seguintes palavras do apóstolo Paulo: “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:13, 14).

Quero citar alguns exemplos de adventistas derrotados. Eles estão em todos os lugares e espero que você não seja um deles. Quanto a mim, prefiro que Deus continue agindo com muita paciência e misericórdia.

1. Procrastinador. Tem boas intenções, mas nunca realiza seus sonhos. Toma decisões, mas adia o momento de executá-las. Por isso, é um colecionador de derrotas. A procrastinação transforma em cinzas muitos planos maravilhosos. É uma pedra no meio do caminho.

2. Adventício. Aparece e desaparece misteriosamente. É como certas raízes: ora estão sob a superfície do solo, ora sobre ele. Esse tipo de membro só aparece na igreja quando há eventos interessantes. É movido pela curiosidade. Ignora o conselho bíblico: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns” (Hb 10:25).

3. Autossuficiente. É arrogante e cheio de si, mas nunca da graça divina. Age como a galinha: ao botar um ovo, faz grande estardalhaço como se tivesse depositado no ninho um milhão de ovos. Assemelha-se ao pavão, sempre com o peito estufado e penas volumosas. Na vida espiritual, considera-se o padrão a ser imitado. Pior: não reconhece seus defeitos. Não aceita conselhos, pois se vê como obra acabada. Contudo, é uma pessoa oca, vazia e superficial.

É difícil conviver com esse tipo de adventista. Tudo o que ele faz visa a seu engrandecimento pessoal. A única saída para ele é reconhecer e aceitar o poder do alto: “A Minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co 12:9).

4. Azedo. Está sempre a reclamar. Sua vida se parece com um muro de lamentações. As pessoas o evitam, a não ser os que gostam de limonada sem adoçante. Quando eles se juntam, o céu fica nublado e o ar, contaminado de crítica e queixume. Para a maioria das pessoas, esse tipo de adventista é intragável, mas o cristão amadurecido pratica o conselho paulino: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (Ef 4:1, 2).

5. Condescendente. Para esse, tudo vale. Ele joga para escanteio as normas da igreja, achando que tudo é relativo. Na verdade, esse comportamento é fruto do espírito pós-moderno de nosso tempo, que desconhece os imutáveis princípios bíblicos. Esse tipo de adventista afrouxa os valores, exercendo influência permissiva no âmbito das práticas cristãs. Gosta de dizer: “Tudo o que me dá prazer e satisfação é bom.” Isso ocorre em todas as áreas: música, vestuário, alimentação, entretenimento, estilo de vida, etc. O efeito desse modo de pensar e agir se propaga com muita facilidade. É difícil segurar essa onda.

Conclusão. A estrada do fracasso passa por essas estações, e o caminhante para naquela que lhe convém. Já a senda do cristão vitorioso passa pelas estações da perseverança (Ap 14:12), comunhão com Deus (Hb 10:25), senso de indignidade (Lc 18:13), espírito alegre (1Ts 5:16) e zelo (Tt 2:14; Ap 3:19).

O cristão vitorioso é perseverante, não confia em si mesmo, é amistoso, alegra-se nas provações e respeita os marcos do caminho.



Texto de autoria de Rubens
Lessa

Maravilhosa Graça

É pecado pintar as unhas?

 
Existem na Bíblia alguns princípios que devem nortear a vida do cristão. Infelizmente muitos costumes do mundo têm adentrado na igreja e isso já havia sido predito por Paulo quando disse: “nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes” (2 Timóteo 3:1-5).


O cristão deve ter a Bíblia como seu padrão normativo de fé e conduta e o primeiro princípio está no seguinte verso:

(1) “Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31). Tudo deve ser feito para honrar o nome de Deus, quer seja com o vestuário, com o trabalho, dinheiro, passatempo, tudo para honrar Àquele que nos criou e com o Seu precioso sangue nos comprou!

O segundo princípio tem a ver com a “modéstia” e o “bom senso.”

(2) “Da mesma sorte, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso, porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas)” (1 Timóteo 2:9-10). “Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o interior do coração, unido ao incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus”(1 Pedro 3:3-4).

Nota-se que a modéstia não é sinônimo de desleixo ou falta de cuidado. O texto bíblico aponta para a extravagância. Como classificaríamos a extravagância ou indecência? Alguma coisa dispendiosa, talvez algo que destoe, que mostre as partes íntimas, que desperte o apetite sexual do outro, etc.

No terceiro princípio, Cristo nos instrui que não devemos nos pôr como (3)“tropeço ou escândalo ao nosso irmão” (Romanos 14:13). Devemos nos abster (4)“de toda forma (ou aparência) de mal” (1 Tessalonicenses 5:22). Portanto, modéstia significa pureza, beleza em todos os aspectos que condizem com os princípios cristãos; isso envolve saúde física que proporcionará uma melhor aparência (assim, fazer exercícios físicos e alimentar-se corretamente é muito importante), envolve a bondade, a beleza de um sorriso simpático e alegre, uma conduta nobre e elevada; tudo isso dignifica e exalta o Criador.

Neste momento você pode estar perguntando novamente; “mas então... pintar as unhas é pecado?” Um cristão não pode servir de consciência para ninguém, mas deve apontar princípios bíblicos que norteiem a vida de quem possa estar com dúvida. O texto de Oséias 2:13 usa como ilustração a figura de uma mulher toda adornada e enfeitada para correr “atrás de seus amantes, mas de Mim se esqueceu, diz o Senhor.” Perceba que esta linguagem figurativa é forte! O quinto princípio é visto por mais um texto de Paulo:

(5) “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele” (Romanos 12:2). Entende-se que o cristão deve buscar conhecer a vontade de Deus através da renovação da mente, e isso acontece quando o indivíduo se relaciona com o Criador.

Conclusão: Entendo que há cosméticos que auxiliarão a manter uma boa aparência como xampu, creme hidratante, protetor solar, ou um tonalizante para a pele com proteção UV, e também uma base para as unhas que, além de deixá-las mais bonitas, também as protegerá deixando-as mais vigorosas. Vejo problema com a falta de “modéstia” e “bom senso.” Tendo em vista os princípios listados acima, é importante cultivarmos bons hábitos de vida que resultarão em saúde, beleza física e vitalidade. Devemos buscar aquilo que seja o mais natural possível, sem “extravagâncias”, ou seja, mantendo a beleza com simplicidade e naturalidade. Particularmente não aprecio unhas coloridas. Acho muito artificial, realça mais a sensualidade do que a feminilidade, contrariando assim os valores bíblicos! Contudo, ser cristão não significa trajar-se como no século XIX! Devemos representar muito bem Aquele que nos comprou com Seu precioso sangue. Isso exige cuidados especiais com nossa aparência.

Forte abraço, e que Deus lhe abençoe!
Pr. Frederico Branco

Os limites de Satanás

Para você, que tamanho tem o diabo? É ele tão grande como Deus? Seja honesto consigo mesmo. Nos assuntos cotidianos da vida, no âmago do problema, quem lhe parece ter mais poder? Se você for como a maioria das pessoas que conheço — incluindo a maioria dos cristãos — você dirá com o intelecto, e até com o coração, que Deus é maior que o diabo. Mas as suas ações, e aquela sensação na boca do estômago, alinham-se com o seu intelecto e com o coração?

A maioria das pessoas que conheço dá ao diabo muito mais crédito do que lhe é devido. Realmente elas não entendem o relacionamento que há entre Deus e o diabo. Elas clamam: "Não sou páreo para o diabo. Ele é grande demais para mim. É fortíssimo. É por demais poderoso! Ele é muito . . . muito . . . muito . . . muito ..."

Claro, isso é verdade se você não é crente no Senhor Jesus Cristo. Se ainda vive em seus pecados e nunca experimentou o perdão de Jesus em sua vida, então está combatendo um inimigo maior do que você.

Se, porém, você é crente no Senhor Jesus Cristo, eis o que minha Bíblia diz acerca de sua situação: "Maior é o que está em vós do que o que está no mundo" (1 João 4:4). Quando aplica¬mos em nós essa verdade, podemos dizer confiantes: Aquele que está em mim (Jesus Cristo) é maior do que aquele que está no mundo (o diabo).

Seu Inimigo é Limitado

Deus e o diabo não se acham em planos iguais tentando disputar pela força o domínio sobre sua alma. Muitas pessoas imaginam que Deus está de um lado e o diabo do outro, enquanto elas mesmas estão em algum ponto no meio, sendo puxadas em uma direção ou na outra. De modo geral elas retratam o campo de esportes como plano. Mas esse não é, absolutamente, o caso.

Deus é onipresente. Ele está em toda parte ao mesmo tempo, enquanto o diabo é limitado no tempo e no espaço.

Deus também é onipotente; ele faz tudo o que desejar fazer. O diabo, porém, não é todo-poderoso. Ele deve operar segundo as regras estabelecidas para ele por Alguém que tem todas as coisas sob seu controle. O diabo só pode operar dentro dos parâmetros que o corpo de Cristo lhe dá.

É de suma importância que você entenda esse ponto. O diabo só tem oportunidade de operar onde você lhe permita que ele o faça. Por isso o apóstolo Paulo disse: "e não deis lugar ao diabo" (Efésios 4:27). Em outras palavras: "Não ofereça ao diabo nenhum espaço em sua vida. Não pendure uma placa "aluga-se" em nenhuma área de sua vida." Se você o fizer, ele se apossará desse território.

Quando você tem em sua vida o poder de Deus, quando Jesus está governando e reinando no trono do seu coração, então aquele que está em você é maior do que aquele que está no mundo. Há, na realidade, pelo menos sete coisas que o diabo não pode fazer.

O diabo não pode invadir o sangue de Jesus.

O diabo não pode causar-lhe dano se você vestir toda a armadura de Deus diariamente, e reivindicar a autoridade que você tem em Jesus Cristo.

O diabo não pode ler a sua mente.

O diabo não irá embora, a menos que você o expulse.

Satanás não pode impedir que a montanha de suas dificuldades se mova, se você semear a semente da fé e falar a essa montanha.

O diabo não pode impedir que se cumpram na terra os propósitos supremos de Deus.

O diabo não pode confessar que Jesus Cristo veio em carne ou que Jesus Cristo é Senhor.

Fonte:Leandro Amaral

O Amor Seja Sem Hipocrisia

Mais americanos estão orando por saúde


Em relação ao ano passado, os americanos ficaram mais religiosos, pelo menos no que diz respeito à saúde. Segundo um novo estudo, durante a última década, a porcentagem dos americanos que dizem que [oram] pela sua saúde aumentou 36%. Os pesquisadores dizem que a oração aumentou entre as pessoas com boa renda e acesso aos cuidados médicos. Isso significa que as pessoas não estão trocando seguro de saúde pela oração; elas provavelmente utilizam a [oração] como um complemento e não como um substituto. Estudos anteriores sugerem que a oração pode melhorar a percepção da saúde física e mental e serve como um amortecedor ou protetor contra a depressão, ansiedade e estresse. Depois do ataque de 11 de setembro, houve um aumento na frequência religiosa dos Estados Unidos. A maior participação em atividades religiosas após essa data pode explicar em parte o aumento da oração pela saúde.

Segundo os pesquisadores, tem havido uma série de mudanças no mundo nos últimos 15 anos. Embora a participação em atividades religiosas públicas não tenha mantido o nível alto logo após 11 de setembro, parece que as pessoas continuam a participar de atividades religiosas particulares. [...]

(
Hypescience)

Nota: Embora não seja Deus o causador das tragédias, Ele usa as consequências delas para chamar a atenção das pessoas para as realidades eternas. Este mundo está no fim e o Senhor tem feito de tudo (até correndo o risco de ser mal compreendido) para salvar os que atendem ao Seu chamado.
Fonte:Criacionismo