sábado, 3 de março de 2012

Ali Não Haverá Noite



Suas portas jamais se fecharão de dia, pois ali não haverá noite. Apocalipse 21:25

Você consegue imaginar como deve ser morar em um lugar em que nunca fica escuro?

As pessoas que habitam as regiões do extremo norte têm uma ideia de como seria viver assim. Quanto mais ao norte do planeta estivermos, notaremos que o Sol demora mais a se pôr durante o verão, até chegarmos ao Círculo Ártico. Ao norte do Círculo Ártico passam-se vários dias sem que o Sol se ponha.

Passei alguns dias no Alasca durante o mês de junho, e vivi uma experiência totalmente nova. Apesar de ter ficado em Palmer, cerca de 50 quilômetros ao norte de Anchorage e bem abaixo do Círculo Ártico, o pôr do sol ocorreu apenas às 23h45. Mesmo depois de o Sol ter desaparecido, ainda ficou claro. Às 4h30 da manhã seguinte, o Sol nasceu, e eu acordei. As pessoas já estavam saindo para trabalhar. O caminhão de lixo estava passando, os jornais já tinham sido entregues.

Pelo fato de não escurecer, dormir é um problema. Mesmo com as cortinas fechadas, o quarto fica claro; e assim que o raio de Sol encontra uma brecha, penetra seus olhos.

Com luz contínua, a terra produz em abundância extraordinária. Vi a peônia mais bela que já encontrei – de vermelho intenso, com múltiplas camadas e 23 centímetros de largura. Disseram-me que os repolhos chegam a pesar 45 quilos (isso é muita salada!), as cenouras chegam a 13,5 quilos cada uma, e são muito suculentas por causa do crescimento acelerado.

Ali não há noite! Mas apenas por um tempo. Após a glória do verão, os dias começam a encurtar, e a noite vem a passos largos. Na metade do inverno em Anchorage, o Sol exibe-se apenas por algumas horas. Ao norte do Círculo Ártico, mal aparece.

Com a noite vem a maldição das trevas: alcoolismo, divórcio, suicídio. Em nível puramente natural, somos criaturas da luz. Trevas infindas nos encobrem.

No novo céu e na nova Terra, o povo de Deus passará a ter uma existência que não podemos compreender nesta vida. Ali, andaremos na luz do Cordeiro, que veio para o nosso planeta, armou Sua tenda entre nós por um período, revelou a glória do Pai e morreu no Calvário para nos oferecer a vida eterna. Ali não haverá noite.

Belas diferenças



Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Romanos 12:6, NVI

Tenho observado que as diferenças não são um desafio com o qual conviver, mas um privilégio concedido por Deus. As variações estão presentes não só entre os seres humanos, mas também na cor, forma e brilho da natureza. O reino animal não fica muito atrás. Exemplos de diferenças incluem as elegantes girafas, os delicados gatos, os cães amigos, a lenta preguiça, as ocupadas formigas, coloridas borboletas, aves que cantam e os leões, com seu penteado exuberante. Essas diferenças nos ensinam o grande amor de Deus.

Em meio a tantas ideias, personalidades e criatividade, Ele protege e ama toda a criação, cuidando dela.

Não seria interessante passar horas me arrumando para sair e descobrir outras exatamente como eu; tampouco seria divertido falar com alguém cujos pensamentos fossem exatamente iguais aos meus. Eu me sentiria um robô se fosse escolher roupas e encontrasse sempre a mesma coisa – nenhuma diferença em estilo, cor, estampa ou tipos de tecido. Fazer compras não seria nada divertido. Imagine todos os bebês iguaizinhos. E a estatística dos divórcios cresceria ainda mais. Os cônjuges não precisariam trocar ideias, já que o companheiro pensaria de modo semelhante. As coisas seriam complicadas!

Todavia, nossos diferentes dons são nossos maiores desafios. Para alguns de nós, parecem complicados; para outros, são fáceis. As crianças, também, sentem o peso de ser diferentes, quer seja por causa da idade, cor da pele, inteligência ou amigos. Essas características nos seguem ao longo da vida e devem ser melhoradas e multiplicadas. Fico feliz por ser diferente e por aprender com as diferenças dos que me rodeiam. Amar e respeitar os outros transforma as diferenças, de fardos para algo com que se possa conviver de modo leve e fácil. Isso também nos ajuda a amadurecer e crescer.

Lembre-se de que Deus é o Criador de tudo e usa Sua santa criatividade para transformar o mundo, enchendo-o com belas diferenças. Como presente, Ele nos oferece o Sol que brilha para todos e a chuva que umedece a terra. Estes nos dão os diversos nutrientes de cada estação. Temos a oportunidade de viver vencendo os obstáculos. Se achamos que ser diferente é um obstáculo, devemos fazer a mudança dentro de nós, para dessa maneira sermos felizes. Como diz nosso texto, todos temos diferentes dons.