segunda-feira, 23 de abril de 2012

Por que Deus quis matar a Moisés conforme relatado em Êxodo 4:24?




Diz o texto de Êxodo 4:24: ‘E aconteceu no caminho, numa estalagem, que o SENHOR o encontrou, e o quis matar’.

Alguns estudiosos da Bíblia acham que Moisés teve aqui uma experiência muito semelhante a de Jacó em Peniel, o qual teve de lutar com Deus. Outros crêem que Deus tencionou matá-lo por meio de uma grave enfermidade. Entendemos que um anjo de Deus apareceu a Moisés de maneira ameaçadora, prestes a exterminá-lo.
Por que Deus se dirigiu a Moisés dessa maneira? Com quase toda a probabilidade porque Moisés negligenciou proceder a circuncisão, o sinal do concerto, com respeito a um dos seus filhos.
Moisés estava retornando ao Egito com sua esposa e seus dois filhos (Êxodo 4:20). Gérson, o filho mais velho havia sido circuncidado de acordo com as instruções a Abraão (Gênesis 17:10-14). No caso de Eliezér, o filho mais novo, este rito havia sido negligenciado.
Zípora provavelmente não cria na necessidade da circuncisão, e portanto havia resistido ao intento de seu marido de circuncidar
Eliezér no devido tempo. O aparecimento do anjo tornou claro que a oposição de Zípora não excluiu Moisés de administrar o rito ordenado por Deus. Agora que Zípora viu que a vida de seu marido corria perigo ela se viu obrigada a circuncidar o filho ela própria.
Zípora, a esposa de Moisés, apenas circuncidou o filho porque a vida de seu marido estava em jogo. Mas ela o fez a contragosto, não como fruto de um desejo de obedecer a Deus. Entretanto ela apartou-se de seu marido por algum tempo após este incidente e ainda acusou Moisés de ser um ‘marido de sangue’, querendo assim dizer que ‘pobre tipo’ de marido ela tinha que exigia que fosse realizado um ato tão bárbaro como esse.
Sendo que Moisés havia sido escolhido por Deus para um papel de liderança de grande responsabilidade, circuncidar seus filhos tornava-se um dever prioritário. Ele precisava servir de bom exemplo para o povo de Israel em mostrar-se fiel às obrigações herdadas do concerto com Abraão.
A única maneira que Moisés poderia ser forçado a dar este passo, contra a vontade de sua esposa, seria a sua vida ser colocada em perigo. Através desta experiência amarga Moisés e toda a sua família puderam compreender o quanto Deus valoriza a obediência a seus reclamos.