sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Entre sem bater


A porta do coração não deve ser jamais fechada à chave, mas apenas ficar assim… meio cerrada com um letreiro bem visível: ENTRE SEM BATER.
Deixe entrar sem bater, meu caro amigo, os que morrem do frio mais por falta de amor do que de roupa.
Deixe entrar sem bater os que perderam o rumo nos trilhos complicados da existência, talvez achem no céu do seu abraço a alegria de viver.
Deixe entrar sem bater os que tem fome mais de carinho do que de pão e reparta com eles sua vida que vale muito mais que o seu dinheiro…
Deixe entrar sem bater os que chegam a pé empoeirados e cansados porque a passagem do destino era cara demais e ninguém lhes pagou um bilhete de terceira classe no trem da felicidade…
Deixe entrar sem bater os enjeitados nos princípios: filhos de mães solteiras, os filhos do prazer criminoso e egoísta; deixe entrar os enjeitados no fim: os velhos e os velhinhos, que deram tudo de si, que perderam as pétalas da vida em benefício dos frutos, e agora são deixados para murchar no fundo dos asilos…
Deixe entrar sem bater os que nasceram contragosto porque a pílula falhou… e foram recebidos na existência porque não havia outro jeito…
Deixe entrar os esquecidos por não poderem mais fazer carinho porque ficaram grossas as suas mãos com calos e feridas do trabalho que agora sua carícia parece que machuca a face que os rejeita…
Deixe entrar como se a casa fosse deles os que não tiveram tempo de ser crianças porque a vida lhes pôs uma enxada nas mãos quando, deveria por nelas um brinquedo… os que nunca tiveram sorrisos em seus lábios porque a lágrima chegava primeiro, entrando-lhes pelos cantos da boca e estragando com sal o doce da alegria…
Deixe entrar todos estes, sem temer que falte espaço porque no coração cristão, sempre cabe mais um ate mais mil!!
E depois que estiver, a sala do seu peito lotada de infelizes, aleijados e famintos, você vai ter amigo, a maior das surpresas ao ver que a face torturada de tantos desgraçados se transforme de repente no rosto iluminado e sorridente de JESUS falando assim para você:
“Meu caro amigo, agora é sua vez; entre você também. Pode entrar sem bater. A casa é sua, o céu é todo teu.”

(Também faz parte da série Tempo de Refletir. Autoria desconhecida)

8 maneiras de arruinar um relacionamento


1 – Não dar valor
Não há melhor maneira de apressar o fim de um relacionamento do que simplesmente assumir que seu parceiro estará sempre lá para tornar sua vida mais fácil. Reconhecer o esforço de seu parceiro é imprescindível. Dizer “obrigado” e “por favor” faz parte da relação. Afinal, você não trataria um estranho em sua casa de forma diferente, então por que trataria a pessoa que você ama pior?

 
2 – Parar de conversar
No início do relacionamento, o casal não consegue parar de falar. Passa a noite toda conversando, ou incontáveis horas ao telefone, ou abraçados em um sofá. A relação morre quando as duas pessoas param de se falar. Claro, não só falar: ter conversas honestas que os casais têm todo o tempo no início de um relacionamento, mas que desaparecem com o tempo. Isso é uma progressão natural na maioria dos relacionamentos. A chave é não deixar que as conversas sumam de vez. De vez em quando, o casal deve compartilhar o que é realmente importante para cada um.
 
3 – Parar de expressar seus sentimentos
À medida que avançamos em uma relação, é também natural parar de dizer “eu te amo” com tanta frequência, ou até mesmo demonstrar raiva e outros sentimentos. É como se os extremos de nossas emoções acabassem, e tudo que resta é um monte de sentimentos sem graça. Ainda assim, permanece sendo importante compartilhá-los. Sim, os sentimentos apaixonados enlouquecidos do início de qualquer relacionamento tendem a desaparecer, mas isso não significa que você parou de sentir, ou que você deveria parar de dizer o que sente; só é diferente.

4 – Parar de ouvir
Ninguém gosta de não ser ouvido. Portanto, não há melhor maneira de matar um relacionamento do que parar de ouvir o que seu parceiro tem a dizer. Isso mostra uma falta de respeito pela pessoa, e impede o relacionamento de crescer ou prosperar. Especialmente importante é uma coisa chamada escuta ativa, que mostra ao seu parceiro que você está realmente engajado na conversa.
 
5 – Acabar com o divertimento
Nós nos juntamos por muitas razões: perspectivas comuns, atração física, espiritualidade compartilhada, vida profissional compartilhada, etc., mas também desfrutamos de uma companhia simplesmente porque é divertido! Quando a diversão deixa um relacionamento, pode ser um sinal de que ele está acabando. Diversão faz parte da vida e é definitivamente parte de qualquer relacionamento saudável. É importante continuar se divertindo conforme o relacionamento amadurece. Ama comer fora, mas não faz isso em anos? Saia de casa. Conheceram-se durante uma caminhada, mas nunca mais pisaram num ambiente ao ar livre? Eis sua grande chance.

6 – Dizer o que o outro tem que fazer
Quantos não são culpados disso. Ninguém gosta de ser mandado, de ser dito o que fazer ou como fazê-lo. Enquanto algumas pessoas são mais abertas a “sugestões” do que outras, elas podem logo ser encaradas como ordens por um bom motivo. Sério? Tem um jeito melhor de limpar a pia? Que bom, use-o da próxima vez que for fazer isso então. Quando for oferecer conselhos não solicitados, tenha em mente que é melhor você fazer o que você acha melhor sem que os outros deem palpite. Isso pode ser um sinal da necessidade de “controlar” os outros, ou uma forma como algumas pessoas foram educadas. Em qualquer caso, é um mau hábito que você deve tentar reduzir em seu relacionamento.
 
7 – Ameaçar
Seja uma ameaça de terminar, bater, contar um segredo, isso nunca é um bom sinal para um relacionamento saudável. Ameaças são muitas vezes feitas em um ato de desespero, como uma tentativa de recuperar o controle. No entanto, as ameaças mais adequadas para birras infantis do que para um relacionamento adulto. Quando um parceiro recorre a ameaças, é hora de reavaliar o potencial da relação.

8 – Ignorar seu parceiro
A única coisa pior do que ser odiado por alguém é simplesmente ser ignorado por ele. A pessoa não se importa o suficiente nem para perder a energia da raiva com você. O mesmo acontece com os relacionamentos. Se você resolve ignorar seu parceiro (ou vice-versa) por qualquer período de tempo maior do que alguns dias, isso é um sinal de que o relacionamento está totalmente em apuros.
A boa notícia de tudo que foi aqui exposto é que estes sinais não significam necessariamente que vocês não têm mais chance. Há sempre esperança, especialmente quando ambas as partes reconhecem esses sinais e decidem que querem fazer o possível para melhorar. Se não conseguirem sozinhos, há sempre a terapia em casal. Converse com seu parceiro sobre as suas preocupações. Muitas relações podem ser salvas se os dois estiverem empenhados em mudá-la.

Fonte: Hypescience

Sábado e os Negócios

"Não farás nenhum trabalho" (Êxodo 2:10).

Na Alemanha do século dezenove, um judeu reuniu sua família ao redor da mesa e disse que a partir daquele dia não iriam mais à sinagoga, mas à igreja luterana de sua cidade. O filho ficou triste, decepcionado e questionou a atitude do pai. A resposta foi simples: "É bom para os negócios..."
Dos mandamentos de Deus, existe um que viola todas regras da coerência humana, ameaça o instinto de sobrevivência e convida a depender. O sábado não faz sentido para quem segue a Deus de acordo com a própria lógica, opiniões ou vantagem pessoal. Mas o que há de especial nesse pedaço do tempo?
É interessante observar a estrutura poética do relato da criação. Existe um paralelo implícito, uma relação de complemento na sequência em que tudo é criado. Assim, o "sem forma e vazio" é preenchido. Se no primeiro dia, a luz é criada, no quarto, o sol e a lua ocupam o espaço. No segundo dia se dividem águas e ar, no quinto, são criados seres para viverem nas águas e nos ares. No terceiro dia aparecem a terra seca e a vegetação, no sexto, homem e animais passam a habitar o lugar. Para o sétimo dia não há um complemento natural. O próprio Deus abençoa e santifica este dia com Sua presença. O criador ultrapassa os limites do espaço e dá significado a um espaço no tempo.
O sábado é um convite à reorientação das prioridades da vida. Na presença de Deus nossa vida ganha sentido. Os sentidos, a lógica e a religião nos dirão para esquecer o que Deus nos pediu para lembrar. A decisão indicará a quem servimos, quem é o dono de nossa vida, nossos negócios.
O sábado é o mandamento sem sentido, mas suas horas relembram o sentido da vida.
O menino cresceu e anos depois se mudou para a Inglaterra, onde formulou algumas teorias contra os negócios. Seu nome? Karl Marx.
Descanse.
 
Pr. Cândido Gomes

O bebê crente e o bebê ateu

 
Bebê Ateu: Você acredita na vida após o nascimento?
Bebê Crente: Claro que sim. Todo mundo sabe que existe vida após o nascimento. Nós estamos aqui para crescer fortes o suficiente e nos preparar para o que nos espera depois.
Bebê Ateu: Bobagem! Não pode haver vida após o nascimento! Você pode imaginar como seria essa vida?
Bebê Crente: Eu não sei todos os detalhes, mas acredito que exista mais luz, e talvez a gente caminhe e se alimente lá.
Bebê Ateu: Besteira! É impossível andarmos e nos alimentarmos! É ridículo! Nós temos o cordão umbilical que nos alimenta. Eu só quero mostrar isso para você: a vida após o nascimento não pode existir, porque a nossa vida, o cordão, já é demasiado curta.
Bebê Crente: Eu estou certo de que é possível. Ela será um pouco diferente. Eu posso imaginá-la.
Bebê Ateu: Mas não há ninguém que tenha voltado de lá! A vida simplesmente acaba com o nascimento. E, francamente, a vida é apenas um grande sofrimento no escuro.
Bebê Crente: Não, não! Eu não sei como a vida após o nascimento será exatamente, mas em todo caso, nós encontraremos nossa mãe e ela cuidará de nós!
Bebê Ateu: Mãe? Você acha que tem uma mãe? Então, onde ela está?
Bebê Crente: Ela está em toda parte à nossa volta, e nós estamos nela! Nós nos movemos por causa dela e graças a ela, nós vivemos! Sem ela, nós não existiríamos.
Bebê Ateu: Bobagem! Eu nunca vi uma mãe; portanto, não existe nenhuma.
Bebê Crente: Eu não posso concordar com você. Na verdade, às vezes, quando tudo se acalma, nós podemos ouvi-la cantar e sentir como ela acaricia o nosso mundo. Eu acredito fortemente que a nossa vida real começará somente após o nascimento. Eu creio!

O bebê ateu sorri intimamente, debochando do crédulo irmãozinho que se ampara em absurdos fantasiosos para dar sentido a sua vida.
 
Fonte: Esboçando Idéias