quinta-feira, 21 de julho de 2011

O que se deve evitar no namoro

“E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.”
O que deve evitar quando sair para namorar. A Bíblia diz em Romanos 13:13 “Andemos honestamente, como de dia: não em glutonarias e bebedeiras, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e inveja”. O namoro não deveria incluir relações sexuais. A Bíblia diz em 1 Coríntios 6:13, 18. “Mas o corpo não é para a prostituição, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo… Fugi da prostituição. Qualquer outro pecado que o homem comete, é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo”. Mantenha-se puro ou pura.
A Bíblia diz em 1 João 3:3. “E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro.” Para que não se danhe a si mesmo emocionalmente, os desejos e as atividades sexuais devem ser mantidos sob o controle de Cristo. A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 4:3-5 “. Porque esta é a vontade de Deus, a saber, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus”.
Se já foi demasiado longe físicamente, que deve fazer?
Primeiro, reconhecer o seu pecado. A Bíblia diz em Salmos 51:2-4. “Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim”.
Segundo, pedir que o seu pecado seja perdoado. Deus diz que pode começar uma vida nova. A Bíblia diz em Salmos 51:7-12. “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que se regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades”.
“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu santo Espírito. Restitui-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário”.
Terceiro, acreditar que Deus lhe perdoou deveras e parar de se sentir culpado. A Bíblia diz em Salmos 32:1-6. “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo”.
Enquanto guardei silêncio, consumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: “Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chegarão”.
Melodia / Portal Padom

7 dicas de cuca fresca

cuca_fresca
Você já ficou com a maior bronca de alguém ou de alguma coisa? Todo o mundo passa por isso. A primeira reação é querer explodir. Se isso ameaçar acontecer com você, conte até SETE e pense nas seguintes dicas:
1. Faça balanços periódicos de seus sentimentos, avalie-se e veja onde você pode e deve melhorar.
2. Deixe para amanhã a discussão que não deve ter hoje. Com um dia de atraso, sua cabeça estará mais clara para avaliar a situação.
3. Aceite suas imperfeições e tire partido delas como um desafio para melhorar. Afinal, ninguém é perfeito.
4. Se algum ambiente lhe causa mau humor ou depressão, evite-o . Não é bom encarar problemas quando o território é desfavorável.
5. Pegue um papel, escreva tudo o que tem vontade de dizer. Releia e depois rasgue e jogue fora. Será um alívio saber que ninguém soube dos seus pensamentos e você não feriu ninguém.
6. Dê uma voltinha, nem que seja no quarteirão. Sua cabeça vai esfriar e recuperar as condições de pensar melhor.
7. Viva cada dia de uma vez. Não sofra com antecedência. Olhe para cima. Peça a ajuda de Deus, que é paciente e compassivo para ajudá-lo. Experimente! Ele nunca falha.
(Fonte: Superamigo)

O Jovem Brasileiro e as Redes Sociais

Quem gosta de dados sobre redes sociais vai adorar essa sondagem feita pelo [N]Jovem, site do núcleo jovem da editora Abril, que investigou como os jovens brasileiros utilizam as redes sociais e chegou a informações interessantes.

Você sabia que ?
 
- Publicidade em promoções e jogos são mais bem vistas nas redes sociais do que inserções em mídias tradicionais como banners.
- Twitter é a rede social mais popular.
 
- O Facebook é mais popular do que o Orkut entre os jovens de 19 a 24 anos, mas entre os jovens de 15 a 18 anos o Orkut ainda é mais forte.
- Música, entretenimento, jogos e revistas foram os temas citados como relevantes em redes sociais pelos entrevistados.
- Os jovens não tem o costume de comprar clicando em publicidade nas redes sociais, mas procuram informações sobre produtos ou serviços antes de consumir. Críticas e elogios nas redes sociais influenciam fortemente em sua decisão de compra.
 
- 85% dizem que não conseguem ficar mais de um mês sem acesso às redes.
 
- 34% conhece alguém que teve informações roubadas ou violadas nas redes sociais. A grande maioria ainda pensa que fornecer informações pessoais nas redes sociais não é seguro, e tem medo de ser vítima de roubo de informações.
 
Fonte:Megaphone Adv

EPITÁFIO

 
Sei que esse é assunto um tanto tenebroso para se tratar aos 35 anos – e imagino que Deus ainda me permitirá algumas boas décadas de vida a mais. Porém, se uma idéia surge e precisa ser registrada, qual o melhor momento para fazê-lo, senão agora? Sendo assim, aí vai: meu desejo para epitáfio se inspira em uma de minhas passagens bíblicas preferidas, I Coríntios 13:12, em que Paulo trata da excelência do dom do amor acima de todos os outros. O argumento? No céu apenas o amor será necessário: não precisaremos de dom de profecias, línguas estranhas ou ciência, pois nada haverá de encoberto que precise ser desvelado. Tampouco de fé, pois a fé é “certeza das coisas que não se vêem” (Hebreus 11:1), e lá veremos a tudo. Apenas o amor restará: Dele por nós, em uma presença constante, e nosso por Ele, em uma adoração perpétua.
Esse é meu maior consolo e minha maior esperança, sobretudo quando me sobrevêm o desânimo de vacilar na fé, a impaciência de me ver pecadora, a inconstância no amor, na oração, nos pensamentos. Glorifico a Deus porque, através das palavras do apóstolo, entrevemos um pouquinho do que seremos quando estivermos frente a frente com Ele. Ali não mais precisaremos vencer os duros obstáculos que a semente da fé cristã enfrenta para germinar: a falta de receptividade e entendimento, a superficialidade e o conforto a qualquer preço, os obsessivos cuidados com o mundo. Não mais sofreremos tentação, não mais teremos nossa fé provada.
No entanto, acima de tudo – minha maior alegria – , a revelação sobre o ser de Deus será plena. Saberemos quem Ele é, assim como hoje Ele sabe quem nós somos, ou seja: totalmente. Não parece a esperança mais louca? Mas é essa mesma a esperança de que nos fala o apóstolo:
"Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido."
 
Conforme a essa palavra que amo, gostaria então que a inscrição fosse:
“Agora conheço tal como sou conhecida.”
 
Norma Braga

Temperatura no centro dos EUA chega aos 50 graus

Treze pessoas morreram devido às altas temperaturas dos últimos dias
20/07/2011
Crianças tentam se refrescar em um hidrante (Reprodução/Folha)
Estados localizados na região central dos Estados Unidos enfrentam uma onda de calor fora do normal. A sensação térmica passa dos 50 graus. De acordo com os jornais americanos, 13 pessoas morreram devido às altas temperaturas dos últimos dias.
Na segunda-feira, a sensação térmica em Knoxville, Iowa (centro), chegou aos 55°. Em Freeport, Ilinois (norte), e em Madison, Minnesota (norte), foi de 51°. Em Nebraska (centro), Wisconsin (norte) e Dakota do Sul (norte) esteve perto dos 50°.
“Em um mês já foram batidos mais de mil recordes de calor”, disse Christopher Vaccaro, porta-voz do serviço de meteorologia nacional.
“Mas o que é realmente fora do comum é a duração desta onda de calor, sua gravidade e sua extensão”, afirmou, explicando que há 24 estados afetados e que o número pode aumentar para mais de 30 nos próximos dias.
O calor afeta uma grande parte do centro do país, da fronteira com o Canadá até o Texas, no sul. Estas zonas registram “níveis perigosos”, que combinados com uma umidade extrema, provocam sensações térmicas recordes, segundo os meteorologistas.
Alertas e as mensagens têm sido feitos à população para que, principalmente os mais velhos, permaneçam em suas casas com o ar condicionado ligado ou que aproveitem a climatização dos centros comerciais.

Água é saúde

Aproveite o que a água tem para Oferecer

A vida começa na água, e só pode continuar existindo se ela estiver presente. Mas, apesar de sabermos disso, muitas vezes subestimamos os benefícios de hábitos simples como beber água, tomar banho, lavar o rosto pela manhã. Se hoje se discute tanto a necessidade de cuidar da qualidade da água, é sempre bom lembrar o que ela pode fazer por nós.
Dentro do nosso organismo a água desempenha vários papéis. O primeiro deles é o de formá-lo: 60% do corpo de um adulto é formado por água. O de um bebê recém-nascido chega a ter quase 80% de água, enquanto o das pessoas idosas tem cerca de 50% (conforme envelhecemos, vamos nos “desidratando”).
Além de participar da formação do organismo, a água:
  • Regula a temperatura corpórea, através da eliminação do suor.
  • Elimina resíduos metabólicos, através da urina.
  • Faz a distribuição de nutrientes pelo corpo através do sangue.
  • Auxilia o transporte de nutrientes até as células.
  • Ajuda a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga dos músculos.
Além disso, a água é o melhor tratamento cosmético que existe: hidrata, limpa e retira as células mortas. Para completar tantas vantagens, o meio aquático é excelente para a prática de exercícios, pois relaxa e massageia a musculatura. Então, que tal dar um mergulho?

Mate a sua Sede com Bastante água

A cada nova dieta que surge, parece aumentar o número de copos de água indicados por dia. Existem até as “dietas da água”, que afirmam que beber uma determinada quantidade de água por dia ajuda a emagrecer. Será que isso é verdade? Qual a quantidade certa de água para beber por dia?
“A quantidade certa de água a ser bebida por dia deve corresponder à quantidade perdida”, afirma o clínico geral Ênio Santos. “As pessoas que fazem exercícios ao ar livre, por exemplo, devem beber mais água do que aquelas que passam o dia todo sentadas. A dica básica é: devemos beber água sempre que sentirmos sede”, assegura. E completa: “Uma medida possível é a seguinte: eliminamos mais ou menos dois litros de água por dia através do suor, da urina e das fezes. Se não repusermos essa água, ficaremos desidratados e começaremos a nos intoxicar, pois a água não apenas hidrata, mas também limpa o organismo”.
No entanto, a água não precisa ser bebida sempre pura: ela está presente nos sucos, nas frutas e em todos os alimentos. “A água pura ajuda muito o trabalho dos rins, que são os responsáveis por eliminar as toxinas através da urina”, explica o dr. Ênio. “Mas, como ela também acaba eliminando os sais minerais necesários para o organismo, devemos beber sucos, leite e outros líquidos que possuem sais minerais, para manter o equilíbrio”.
Ele também observa que a idéia de suar ou tomar diuréticos para emagrecer é uma grande bobagem: “Perder água não é o jeito certo de emagrecer, e ainda prejudica a saúde. Tanto para quem come muito quanto para quem está de dieta, beber bastante água é fundamental.”

Lave o Corpo e a Alma com um Bom Banho

Fala-se muito no poder dos cosméticos. A cada dia, surgem novos sabonetes, xampus e cremes revolucionários que prometem deixar nossa pele macia, suave, corada, aveludada, jovem, hidratada… Mas às vezes nos esquecemos de que o principal tratamento de beleza ainda é o banho.
A dermatologista Adriana Awada explica que, a cada 28 dias, as células de nossa epiderme (a camada superficial da pele) são trocadas, e o banho ajuda a eliminar as que já estão mortas. “A esfoliação do corpo com produtos específicos não deve ser feita diariamente, pois pode retirar células superficiais sem que as outras estejam prontas. Um bom banho pode cumprir o papel, e a esfoliação pode ser feita a cada 20 dias”.
Para comprovar a diferença que faz um bom banho com água e sabão, a doutora Adriana usa como exemplo a pele das brasileiras: “O efeito de não se tomar banho todos os dias pode ser verificado na pele das mulheres européias, por exemplo, que nem sempre têm esse hábito. Você pode observar que a pele delas não tem o viço da pele das brasileiras, pois a falta de banho causa, de um lado, um aumento da oleosidade e, de outro, a desidratação e o envelhecimento da pele”.
Mas, além de ser um tratamento de beleza, o banho também pode fazer milagres pelo nosso bem-estar físico e mental. Veja algumas dicas:
  • Jogar uma ducha fria sobre o corpo depois de um banho quente ativa a circulação e renova as energias (mas tenha cuidado para não sofrer um choque-térmico).
  • Misturar óleos essenciais na banheira é uma verdadeira terapia: os óleos de camomila e lavanda têm efeito calmante; os de menta e gengibre são bons para o aparelho respiratório e os de alecrim e laranja auxiliam a concentração.
  • Para quem pode, existem também os banhos japoneses em banheiras e ofurô e a hidromassagem, que prometem efeitos como o embelezamento da pele, o combate às dores musculares e a tonificação da musculatura.

Conheça As Vantagens Dos Exercícios Aquáticos

Você sabia que, dentro da água, somos capazes de fazer exercícios que jamais faríamos fora dela? Isso porque, na água, pesamos 75% menos, o que facilita enormemente nossos movimentos – sem prejuízo no resultado sobre a musculatura. Como explica o personal trainer Disnei Sanches, se uma pessoa está muito acima do peso, por exemplo, a água é o único meio em que ela pode fazer os movimentos necessários. “Além disso, por estar com o corpo imerso, algumas pessoas se sentem mais à vontade, menos expostas do que em uma aula de musculação, por exemplo”.
A fisioterapeuta Ana Guimarães acrescenta que, além de facilitar os movimentos, a água massageia e relaxa o corpo, sendo fundamental para a recuperação de pessoas lesionadas. Veja mais algumas vantagens dos exercícios na água:
Por causa de sua densidade, a água oferece mais resistência, trabalhando toda a musculatura.
Como todos viemos da água, nos sentimos reconfortados dentro dela, e isso ajuda a combater o estresse.
Exercícios na água são ótimos para quem não gosta de suar.
Em um país quente como o Brasil os exercícios aquáticos são, acima de tudo, refrescantes.

Vença o Medo da água

Apesar de conhecer as inúmeras vantagens dos exercícios aquáticos, e de saber que o contato com a água é prazeroso e relaxante, muitas pessoas evitam se aproximar da água porque sentem medo. Mas, como explica a professora de natação Cidara Loguercio, “se um adulto nunca passou por um período de adaptação à água, é perfeitamente normal que tenha medo. Tanto as crianças quanto os adultos precisam passar por um processo em que se acostumam com o meio aquático, e as escolas devem estar preparadas para atendê-los da melhor maneira possível”.
A professora salienta que quem tem medo da água acaba se privando de uma experiência que pode ser muito prazerosa, e ainda corre o risco de sofrer acidentes em praias e piscinas: “Há países em que o ensino de natação é obrigatório por motivos de segurança”.
Para vencer o medo, Cidara dá algumas dicas:
  • Não pense que seu caso é raro, e muito menos julgue-se “um caso perdido”. O medo da água é extremamente comum.
  • Fale, sem receios, sobre o seu problema, desde o primeiro dia de aula, e saiba que o profissional tem o dever de atendê-lo.
  • Preste atenção ao tipo de trabalho feito pelo professor que escolher: alguns desenvolvem atividades mais voltadas para a técnica, enquanto outros estão mais preocupados com a adaptação à água. Escolha o mais apropriado para você.
Por último, a professora lembra que “a adaptação à água pode (e deve) ser feita em qualquer idade”. Portanto, não tenha vergonha de revelar seu medo, e aproveite todos os benefícios que água tem para oferecer.
Terra- Vida e Saúde

Jesus, como devemos te adorar?

 
Jesus deixou claro que adoração verdadeira é unicamente aquela feita “em espírito e em verdade” (Jo 4:23 e 24).

Não é adorar “em espírito” apenas, e nem “em verdade” apenas. Não se trata de emocionalismo sem doutrina, êxtase sem conhecimento, fervor sem Bíblia aberta. Também não se trata de erudição sem emoção, conhecimento sem amor, doutrinas sem fervor.

Como se adora a Deus? Em espírito e em verdade: com a mente e com o coração, com doutrina e emoção, com música e pregação, com ensino e com beleza.

Na busca pelo culto racional (Rm 12:1), temo que algumas congregações estejam tentando adorar a Deus “em verdade”, mas não “em espírito”.[1]

E na busca pelo "reavivamento" e pelo "fervor", corre-se o risco que de deixar a "verdade" em segundo plano.
Em espíritoSó quem nasceu de novo pode adorar a Deus verdadeiramente, pois “o que é nascido da carne, é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito” (Jo 3: 6)

Para O servirmos devidamente, é mister nascermos do divino Espírito. Isso purificará o coração e renovará a mente, dando-nos nova capacidade para conhecer e amar a Deus. Comunicar-nos-á voluntária obediência a todos os Seus reclamos. Esse é o verdadeiro culto. É o fruto da operação do Espírito Santo” (DTN, 189).

Apenas quem se converte pode adorar a Deus de modo correto. Apenas os que estão sendo santificados diariamente pela fé em Jesus podem adorar verdadeiramente. Chorar, se emocionar, ter o coração tocado e continuar praticando a iniqüidade após o culto é hipocrisia, é falsa adoração.

Em verdade
Adorar em verdade não se trata de ter a cabeça inchada com teorias, doutrinas corretas e versos bíblicos, mas:
 
A aceitação da verdade tal como é em Jesus encher-lhes-á o coração de louvores a Deus” (CSS, 217).

A verdade deve ser tal como é em Jesus. É impossível separar Jesus de suas doutrinas, e separar as doutrinas de seu Autor, aquele que é a própria Verdade.

Apenas quem examina as Escrituras e está sendo por ela santificado pode adorar a Deus em verdade. Os que não sabem nada da Bíblia, e nem se interessam em saber, estão oferecendo falsa adoração ao Deus bíblico.
Apenas quem aceita a Jesus como Senhor (não apenas como Salvador) pode adorá-lo em verdade. Os que não estão dispostos a se submeterem ao senhorio de Jesus, obedecê-lo e honrar a Sua Palavra oferecem falsa adoração.
A falsa adoraçãoO oposto de adorar a Deus “em espírito e em verdade” é adorar “em vão” ou “inutilmente”:

A adoração deste povo é inútil, pois eles ensinam leis humanas como se fossem mandamentos de Deus." (Mc 7:7)

E Jesus caracteriza assim a adoração inútil:

Jesus respondeu: - Hipócritas! Como Isaías estava certo quando falou a respeito de vocês! Ele escreveu assim: "Deus disse: Este povo com a sua boca diz que me respeita, mas na verdade o seu coração está longe de mim” (Mc 7:6)

Hipocrisia, fingimento, falsidade. Adoração “da boca pra fora”, com o coração distante é inútil.[2]

Temos aqui dois conceitos claros: verdade e falsidade.
Deus procura adoradores verdadeiros, que o adorem em espírito e em verdade.
Deus não quer adoradores falsos, que o adoram hipocritamente, desligados dEle.

A verdadeira circuncisão é a adoração de Cristo em espírito e em verdade, não em formas e cerimônias, com pretensão hipócrita” (FEC, 399).

Formas e cerimônias não garantem absolutamente nada. Se acrescentarmos a pretensão hipócrita, aí sim a falsidade da adoração está garantida.

Veja como Ellen White deixa esse conceito da “falsidade” claro aqui:
A vida se tornara falsa e artificial. Os judeus, destituídos do poder da Palavra de Deus, davam ao mundo tradições e especulações que obscureciam a mente e amorteciam a alma. A adoração de Deus, "em espírito e em verdade" (João 4:23), tinha sido suplantada pela glorificação dos homens em uma rotina infindável de cerimônias de criação humana. Pelo mundo todo, os sistemas todos de religião estavam perdendo seu poder sobre a mente e a alma.” (Ed 75) [3]

Perceba que ela usa “mente e alma”, numa referência clara a “espírito e verdade”.
Daí podemos concluir que adorar em espírito e em verdade é:
Adorar com as faculdades intelectuais e fervor.
É adorar com o coração fervendo, cheio dos princípios da verdade.
É conhecer e amar.
É coração e mente.
Vanessa Meira
_________________________
[1]
A palavra “racional” em grego é “logikos”. Ela é traduzida como “espiritual” em 1 Pe 2:2. Existe uma indisposição ao aspecto emocional da adoração, e esse texto de Rm 12:1 é a marionete teológica dos "racionalistas".[2] É útil relembrar que a falsa adoração denunciada por Jesus aqui envolvia um cerimonial pomposo, requintado, belo e impressionante. Esse texto tem sido aplicado por alguns autores à adoração contemporânea, e isso pode estar certo. Mas o contexto original deve ser sempre relembrado. O ponto é: erudito ou popular, tradicional ou contemporâneo não definem a “falsidade” ou a “veracidade” da adoração.[3] Eu tremo diante desse texto: quantos itens de nosso culto regular tem sido apenas uma “rotina infindável de cerimônias de criação humana”? Particularmente, concluí: uma boa parte deles. Mas esse é um assunto para outra postagem. Releia Marcos 7:6 e 7.
Fonte: Adoração Adventista