sexta-feira, 9 de março de 2012

A mulher pode usar calça comprida?Deuteronômio 21-23


Na leitura bíblica de hoje, há um questionamento que muitas pessoas fazem para nós da Escola Bíblica sobre Deuteronômio 22:5: “A mulher pode usar calça comprida?”
Por incrível que pareça, esse assunto é motivo de muita polêmica em alguns meios evangélicos. Veja o que diz o verso: “A mulher não usará roupas de homem, e o homem não usará roupas de mulher, pois o SENHOR, o seu Deus, tem aversão por todo aquele que assim procede.”
Ao analisarmos o contexto hebreu, vemos que essa proibição quanto ao uso de trajes masculinos para mulheres e femininos para os homens está relacionado, provavelmente, com o costume pagão que existia de uma mudança no jeito de se vestir, estimulada, consciente ou não, para propósitos imorais.
Parece que as coisas hoje, em muitos aspectos, não mudaram muito. Mas não que esse problema seja necessariamente com uma calça. Deus proíbe o uso de trajes masculinos em mulheres e femininos em homens, primariamente, se essa mudança estiver, consciente ou inconscientemente, cumprindo com esse propósito pecaminoso. Então, essa proibição da Bíblia tem a ver com homens se parecendo com mulheres (travestidos) e mulheres querendo parecer homens.
Agora, por outro lado, existe o aspecto cultural. Em algumas culturas como o oriente, por exemplo, tanto homens quanto mulheres usam roupas que chamaríamos de saia ou vestido. O próprio Jesus usou esse tipo de roupa, não é mesmo? E se um homem usasse essa roupa nos dias de hoje, não estaria usando o que, para nós, seria roupa de mulher? Percebeu que isso é, também, uma questão cultural? E na nossa cultura, aqui no Brasil? A saia é uma roupa só de mulher, e a calça é uma roupa tanto para mulher quanto para o homem. Podemos ver que a calça não se encaixa na discussão de Deuteronômio 22:5.
Porém, devemos considerar a modéstia e o decoro que os cristãos devem ter ao se vestir. Por exemplo: Mulheres, ajudem os homens a não pecarem, porque aquele que leva seu irmão a cair, também é digno de ser julgado. Homens, Jesus disse que quem olhar para uma mulher com intenção impura, já adulterou com ela.
Somos espetáculos ao mundo. Não adianta nada enquadrarmos a roupa dentro de uma regra e, ainda dentro dela, fazer com que a própria roupa “liberada” fique indecente. Ou você não concorda comigo que podem haver calças, saias, blusas, camisas, tanto decentes quanto indecentes?
Se você quer honrar seu cristianismo, vista uma roupa que não levará as outras pessoas a se escandalizarem. Não existe proibição bíblica para um tipo de roupa específico, no entanto: “Tudo, porém, seja feito com decência e ordem.”

Pr. Valdeci Júnior

Algo maravilhoso aconteceu nessa manhã




Nesta manhã, eu tive a mais surpreendente experiência espiritual.

Eu estava sentado no meu sofá, tomando café, com a minha Bíblia de Estudo aberta no meu colo. Minha lareira estalava suavemente, proporcionando um ruído de fundo constante, e todos ainda estavam dormindo. Após alguns minutos lendo minha Bíblia, eu tirei um momento para orar. E então aconteceu:

Deus ouviu a minha oração.

Isso não é inacreditável? O Deus que fez o mundo, as estrelas, as galáxias e as águas, me ouviu! O Deus que comanda os anjos e as tempestades de neve inclinou seus ouvidos à minha fraca e hesitante oração. O Deus que amorosamente gerencia todas as facetas da minha vida não fechou os ouvidos à minha oração. Ele a ouviu. Ela foi diante dele. Ela afetou-o e mexeu com Ele.

Ainda mais surpreendentemente, Deus me disse que agiria com base nas minhas orações. Ei, ei, ei, calma aí. Volte e leia a frase novamente. Deus vai agir com base nas minhas orações. Deus vai agir com base nas minhas orações. Deus. Vai. Agir. Com. Base. Nas. Minhas. Orações.

O Criador do Universo está pronto para colocar seu infinito poder e sabedoria para trabalhar pelo meu bem. Em resposta às minhas orações. Em resposta ao simples ato de orar. O Rei dos Reis me convida a pedir e implorar. Isso é suficientemente estranho na minha cabeça. Mateus 7.7 diz que:

“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta”

O Deus da impressionante glória e grandeza colocou todo seu poder e recursos disponíveis a mim. E tudo que eu preciso fazer é pedir. É solicitar. E humildemente me colocar diante dEle.

Porque eu não oro mais? Porque eu me submeto à angústia do medo, da dúvida e da preocupação quando faz muito mais sentido orar? E. M. Bounds estava certo quando disse:

"O pouco valor que damos à oração é evidenciado pelo pouco tempo que dedicamos a ela"

A razão pela qual eu oro tão pouco é porque dou pouco valor à oração. Eu não enxergo a verdadeira e poderosa natureza da oração. Eu falho em enxergar como Deus real e verdadeiramente age por meio da oração. Se eu tivesse uma visão clara de como Deus trabalha por meio das orações, eu iria orar constantemente. Eu estaria constantemente pedindo e suplicando perante o trono.

Você dá verdadeiro valor ao explosivo poder da oração?

Stephen Altrogge | Traduzido por Marianna Brandão | iPródigo.com | Original aqui