quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Perigos físicos e espirituais da masturbação ou "abuso próprio"


Poucos tópicos têm gerado mais ridicularização por parte dos críticos do que as declarações de Ellen White a respeito do "abuso próprio", "vício solitário", "auto-satisfação", "vício secreto", "poluição moral", etc. Ellen White nunca empregou o termo "masturbação".

A primeira referência que ela fez a este assunto apareceu num livreto de 64 páginas intitulado An Appeal to Mothers , em abril de 1864, nove meses depois de sua primeira visão abrangente sobre saúde. Dedicadas em grande parte à masturbação, as páginas 5 a 34 foram de sua própria pena; o restante consistiu de citações de autoridades médicas. [1]

Ellen White não disse que todas as conseqüências potencialmente sérias da masturbação, nem mesmo que a maior parte delas, aconteceriam a cada indivíduo que tivesse este hábito. Nem disse que o maior grau possível de uma grave conseqüência aconteceria à maioria daqueles que o praticavam.

Pesquisas modernas indicam que as veementes declarações de Ellen White podem ser confirmadas quando o que ela disse é devidamente compreendido. O ponto de vista geral hoje em dia, contudo, é que a masturbação é normal e saudável.

Dois médicos especialistas sugeriram uma ligação entre a masturbação e anormalidades físicas devido à deficiência de zinco. O Dr. David Horrobin, M.D. e Ph.D. pela Universidade de Oxford, declarou:

"A quantidade de zinco no sêmen é tanta que é possível uma ejaculação eliminar todo o zinco que pode ser absorvido pelos intestinos em um dia. Isto tem diversas conseqüências. A menos que a quantidade perdida seja substituída com uma dieta reforçada, as repetidas ejaculações podem levar a uma deficiência real de zinco e vários problemas podem ocorrer, incluisive a impotência".

"É até possível, dada a importância do zinco para o cérebro, que os moralistas do século dezenove estivessem corretos quando diziam que a masturbação repetidal poderia deixar alguém louco!" [2]

Uma pesquisa mais recente confirmou o papel fundamental do zinco como principal protetor do sistema imunológico, com inúmeras doenças físicas atribuídas à sua deficiência.

Dois profissionais na área de psicologia clínica e terapia familiar compararam as declarações de Ellen White sobre masturbação com o conhecimento médico atual. [3] O Dr. Richard Nies defendeu o conselho geral de Ellen White sobre masturbação, realçando quatro pontos principais:

01. A masturbação leva a "deterioração mental, moral e física. ... Não é a estimulação em si que é errada. É o que acontece com ... [as pessoas] quando elas se concentram em si mesmas e se tornam egocêntricas." 

02. A masturbação "avaria as mais finas sensibilidades de nosso sistema nervoso. ... Não é difícil ver, em termos da mediação elétrica de nosso sistema nervoso, como a doença se torna um resultado natural para indivíduos que colocaram a satisfação própria no centro de seu ser. ... A doença é o resultado natural disto."

03. A masturbação é uma predisposição que pode ser "herdada, passada e transmitida de uma geração a outra, podendo levar mesmo à degeneração da raça".

04. Ao tratar com outros, especialmente com crianças, o conselho de Ellen White vai na direção de lidar com as conseqüências, de mostrar-lhes que devemos estar preparados para o amor e para a eternidade, e não para a gratificação própria com suas terríveis conseqüências. O Dr. Nies concluiu seu ensaio afirmando que "satisfação própria é sinônimo de destruição."

Alberta Mazat observou que a preocupação de Ellen White a respeito de masturbação se concentrava mais nas conseqüências mentais do que no "ato puramente físico. Ela estava mais preocupada com processos de pensamento, atitudes, fantasias etc." Mazat citou as referências de Ellen White para o fato de que "os efeitos não são os mesmos em todas as mentes", que "pensamentos impuros tomam e controlam a imaginação", e que a mente "adquire prazer em contemplar cenas que despertam paixões baixas".

Mazat observou também que alguns talvez fiquem embaraçados com as declarações chocantes de Ellen White a respeito de masturbação. Contudo, muitas outras declarações da Sra. White também pareciam "irrealistas e exageradas antes de a ciência confirmá-las, como por exemplo o câncer ser causado por vírus, os perigos do fumo, do comer em excesso, do consumo exagerado de gordura, açúcar e sal, para citar somente algumas. ... Parece que vale a pena lembrarmos que o conhecimento médico em qualquer assunto não é perfeito." [4]

Visto sob outra perspectiva, Deus sempre confirma o ideal para o Seu povo através de Seus mensageiros. Não importa como alguém reaja ao conselho específico de Ellen White, claramente a masturbação não era o que Deus tinha em mente quando Ele criou o homem e a mulher, uniu-os em casamento, e então instruiu-os para serem frutíferos e multiplicarem-se. O ideal de Deus no que diz respeito à sexualidade é o relacionamento de amor dentro do casamento entre marido e mulher. Qualquer outra coisa, incluindo a masturbação, fica aquém do ideal de Deus.

Fonte:Bíblia e a Ciência

11 comentários:

  1. Realmente , a masturbaçao faz com que a pessoa perca a noçao de Ser Humano ! e mais uma vez reforca a ideia de Ser Humano = Objeto de prazer ! E outra, muita das vezes os jovens cristao praticam esse ato na ideia de que depois é so pedir perdao a Deus que esta tudo bem . Ei, PERDAO DE DEUS NÃO É LICENÇA PRA PECAR !

    ResponderExcluir
  2. Vejo Que realmente por mais prazeroso que seja no momento ,isso nos leva a nos viciar,tal modo que isso vira prazer por todos os dias,issu acaba virando o centro de muitas as coisas!!issu não agrada a Deus pois é uma ferramenta para muitas coisas a frente...PECADO!!!
    Eu e vc precisamos Levar isto há sério....Erro jamais....

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto, esclarecedor pelo ponto de vista. A unica falha esta no final. Deus criou o homem e a mulher, essa afirmação é linda, por que eles se unem para construir uma familia. Mas o casamento não foi criado por Deus mais sim por movimentos econômicos ligados ao sistema de vassalagem, mais tarde, como metodo de controle e crescimento econômico, foi adotado pela igreja católica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus criou sim o "Casamento".
      Veja o livro "O Pôder Da Esperança".
      E verás que não é estas alegorias loucas que forão transmitidas a você!. :)

      Deus criou o "Casamento" sim senhor.
      E está tudo batendo com a "Biblia" o material do "Livro"! ;)

      Excluir
  4. Muitos jovens estão presos nesse ato que sempre trás um vazio enorme dentro de si. Jovens que estão lutando contra isso há anos... Claro que não estou aqui para julgar ninguém, pelo contrário também luto contra isso. E eu posso dizer que a única saída é Jesus Cristo. Ele é o único que pode nós libertar e nos trazer a auto-estima de volta. Ah, muitos jovens cristãos (como eu) precisam de ajuda e não palavras de ofensas. Obrigado :)

    ResponderExcluir
  5. As batalhas no interior, é algo muito sério , só Deus pra ajudar.

    ResponderExcluir
  6. A bíblia diz tudo que é inporesa é pecado.

    ResponderExcluir
  7. Deus criou sim o "Casamento" e segundamente a "Familia"...
    Para que você chega-se cansado do trabalho e pude-se descansar em um lár familiar que é seu!.
    E apropósito... ter uma companheira que lhe dê carinho!.
    Veja o livro "O PODER DA ESPERANÇA" e verás que Deus criou sim o "Casamento"... E verás que não é estas alegorias loucas transmitidas a você ;).

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante, em 2017 tive uma hiperplasia prostática benigna e agora estudando mais o assunto tenho a certeza cristalina que foi devido a falta de zinco.Posso afirmar que senti na pela os efeitos nocivos da M.

    ResponderExcluir