quinta-feira, 3 de maio de 2012

O Que Significa Esperar no Senhor



"Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)" (Mateus 1:20-23)

As implicações no nome Emanuel tanto nos confortam quanto nos incomodam. Confortam, porque Ele veio compartilhar os perigos e as lutas de nossa vida. Ele deseja chorar conosco e enxugar nossas lágrimas. E, o que nos parece mais estranho, Jesus Cristo, o Filho de Deus, deseja estar conosco em nossas risadas e, até mesmo, ser a fonte delas. Quer dar-nos a alegria que raramente sentimos.

Mas as implicações nos incomodam também. Uma coisa é dizer que Deus nos olha, à distância, e fala conosco (esperamos que Ele use o DDD). Mas, saber que Ele está bem aqui, isso coloca-nos em uma situação completamente diferente frente a Ele, que deixa de ser o observador calmo e benevolente que mora lá no Céu.

A caricatura de um velho com barba cessa de existir. A imagem de Deus passa a ser a de Jesus, que chorou e riu, jejuou e foi a banquetes, e que, acima de tudo, estava na companhia de seus amados o tempo todo. Estava lá com eles, e está aqui conosco...

Ele está conosco na nossa rotina cotidiana. Enquanto limpamos a casa ou vamos a algum lugar na caminhonete... Muitas vezes, durante a mais rotineira de nossas tarefas Ele faz-nos saber que está conosco. Entendemos, então, que não podem existir momentos "comuns" para aqueles que vivem com Jesus. - Michael Card