quinta-feira, 16 de abril de 2015

10 lembretes sobre as palavras que você diz


1 – Escolha as palavras com muito cuidado. “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem (Efésios 4:29).


2 – Palavras brandas têm mais poder que palavras ríspidas. “… a língua branda quebra até os ossos” (Provérbios 25:15).


3 – Pense antes de falar. “O justo pensa bem antes de responder, mas a boca dos ímpios jorra o mal” (Provérbios 15:28).


4 – Não fale muito. “Quando são muitas as palavras, o pecado está presente, mas quem controla a língua é sensato” (Provérbios 10:19).


5 – As palavras podem causar tropeços. “Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o corpo” (Tiago 3:2).


6 – Palavras agradáveis são estimulantes. “As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos” (Provérbios 16:24).


7 – As palavras podem causar grande destruição. “… a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha” (Tiago 3:5).


8 – Se quiser ter uma vida agradável, tome cuidado com suas palavras. “Quem quiser amar a vida e ver dias felizes, guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade” (I Pedro 3:10).


9 – As palavras podem ter sido sugeridas pelo inimigo. “Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniquidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno” (Tiago 3:6).


10 – Palavras ríspidas são mais prejudiciais a você mesmo. “Pois por suas palavras vocês serão absolvidos, e por suas palavras serão condenados” (Mateus 12:37).