domingo, 5 de junho de 2011

Desastres naturais aumentam de intensidade e frequência no Brasil

O cenário natural do Brasil, tradicionalmente famoso por quase não ser acometido por desastres como terremotos, maremotos, tufões e tornados, vem mudando recentemente, desde que se registrou no mundo que a temperatura global tem aumentado, em função das mudanças climáticas.
 Hoje, principalmente no verão, já é realidade ocorrências como enchentes de grandes proporções, que terminam em deslizamentos de terra, inundação de cidades e, não só com perdas materiais, mas registram-se mortes e vê-se famílias inteiras desabrigadas.
Este ano, por exemplo, no Rio de Janeiro, na tragédia da região serrana, foram 916 mortos e 345 pessoas continuam desaparecidas embaixo de toneladas de terra e escombros que desceram morro abaixo. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro chegou a criar uma comissão parlamentar de inquérito para apurar as responsabilidades sobre as proporções da tragédia. A investigação ficou conhecida como a CPI das Chuvas.
O presidente da CPI, Luiz Paulo Corrêa da Rocha (PSDB), alerta que o Brasil não está preparado para enfrentar esses desastres naturais. “A urbanização nas cidades cresce e as ocupações em áreas de risco e em margens de rios continuam a ocorrer. As chuvas estão cada vez mais curtas e de maior intensidade”, diz.
O chefe da Comunicação da Defesa Civil de Minas Gerais, Major Edilan Arruda, lembra que os problemas se repetem todos os anos porque o excesso de chuva provoca a transbordamento dos rios e as enxurradas. “Como o homem construiu muito próximo aos rios, a tendência natural é que, quando chova muito, os rios venham a subir e, necessariamente, vão ocupar o espaço que hoje está construído. Há excesso de água dentro da cidade, que não escorre pelas canalizações e fica em cima das ruas. Isso produz o que chamamos de enxurrada”, afirma.
 Ainda que deslizamento seja um fator natural, quando da ocorrência de chuvas, como lembra o professor do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina Luiz Fernando Scheibe, por outro lado, a ocupação irregular do terreno é uma questão cultural no Brasil que amplia a dimensão dos problemas quando ocorre um deslizamento.
 “A culpa reside especialmente no fato de não ter havido uma fiscalização e que o município tenha coibido a habitação nessas áreas. Não deveria ser permitido, mas foi permitido irregularmente”, aponta. Outro problema que pode aumentar a incidência de temporais, na opinião de Scheibe, é o desmatamento das florestas.
O ecologista e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro Rui Cerqueira corrobora a análise e explica que a sequência das chuvas depende das matas porque não é a quantidade total de chuvas só que importa. “Se as matas são derrubadas, o número de dias de chuvas diminui e as chuvas ficam mais intensas, causando mais enchentes e contribuindo para a ocorrência da erosão”.

 

Como está o seu casamento?



Muitas vezes um casamento vai bem e acaba abalado por causa de um relacionamento inesperado com uma terceira pessoa. Começa de maneira inocente e agradável, torna-se cada vez mais envolvente. Por fim, traz complicações e desgraças para muita gente. Não foi um acidente ou “um grande amor que surgiu”. Foi um relacionamento do qual o casamento deveria ter sido protegido. Não seja ingênuo, pensando que isso só acontece com os outros. Muita gente boa já caiu exatamente por ser ingênua assim. Lembre-se de 1 Coríntios 10:12. Por isso, proteja seu casamento. Eis algumas dicas.

TENHA BOM SENSO COM SUAS COMPANHIAS. Evite gastar tempo desnecessário com alguém do sexo oposto. Muitos casos surgem por não se agir assim. Um executivo precisa de aulas particulares de inglês e contrata uma jovem professora. Contrate um homem. Não significa que cada contato com alguém do sexo oposto seja porta para adultério. Significa evitar oportunidades para cair. Companhia contínua cria intimidade. Intimidade com o sexo oposto traz problemas.

TOME CUIDADO COM CONFIDÊNCIAS. A pessoa mais íntima de alguém deve ser seu cônjuge. Segundo a Bíblia, são “uma só carne”, isto é, uma só pessoa. Se há aspectos de seu relacionamento que você não pode compartilhar com a(o) esposa(o) e compartilha com alguém do sexo oposto, a coisa está ruim. As pessoas tendem a se solidarizar com quem sofre, e a proximidade emocional se torna perigosa. Um homem que se queixa de sua esposa para outra mulher está traçando um caminho perigoso. Isso vale para quem faz e para quem ouve confidências.

EVITE MOMENTOS A SÓS. Decida não ter momentos privados com alguém do sexo oposto. Se um(a) colega de trabalho pedir para ter um almoço com você, convide uma terceira pessoa. Se necessário, não se constranja em compartilhar os limites que você e seu cônjuge concordaram ter no seu casamento. É melhor ser visto como rude que vir a cair em pecado.

VIGIE SEUS PENSAMENTOS. Cuidado com o que pensa. Se você só se detém nos defeitos de seu cônjuge, qualquer outro homem ou mulher parecerá melhor. Faça uma lista das coisas que inicialmente lhe atraíram em seu cônjuge. Aumente o positivo e diminua o negativo. Evite filmes, conversas, sites e literatura que apologizam o adultério. Lembre-se de Colossenses 3:2.

EVITE COMPARAÇÕES. Um homem trabalha com uma mulher perfumada, maquiada, bem vestida. Em casa encontra a esposa, com criança no colo, cabelo desfeito, banho por tomar. Uma mulher encontra um homem compreensivo com quem pode se abrir, e se sente mais à vontade com ele do que com o esposo. Ignoraram situações e contextos diferentes. Foram iludidos pelo irreal. Lembre-se do pródigo: o mundo lhe era fascinante, mas terminou num chiqueiro. As aparências iludem, porque o mundo em que vivemos em casa é o real. O mundo de relacionamentos fora de casa é sempre artificial.

EVITE A SÍNDROME DO RETORNO. É a ideia de que a vida sentimental e sexual caiu na rotina, e agora a pessoa “renasceu”. Já vi inúmeros casos assim: “Eu renasci”, ou: “Eu me senti jovem, de novo”. Não banque o adolescente. Você é um adulto com responsabilidades e com uma pessoa com quem partilha a vida. Construa sua vida com seu cônjuge. Se sua vida conjugal “fossilizou”, há outros caminhos. Revigore-a com seu cônjuge. Há pessoas que sempre se fossilizam e pulam de relacionamento em relacionamento, procurando o que não produzem. Temos o que produzimos.

PONHA SEU CORAÇÃO NO SEU LAR. A solidez do casamento vem pelo tempo que os cônjuges gastam juntos. Conversas, risos, passeios, programas comuns. Se você não sai com seu cônjuge, marque datas para os próximos meses. Vocês devem ter um ao outro como o melhor companheiro. Mantenham o clima de namoro: querer estar junto com a pessoa. Orem juntos. Dificilmente duas pessoas que oram juntas brigarão entre si. Sejam parceiros espirituais.

INVISTA EM SEU CÔNJUGE. O marido da mulher virtuosa é conhecido quando se levanta em público (Pv 31:23). A ideia é que ele está bem vestido e se vê o caráter dela pela roupa dele. Uma boa esposa é um bom tesouro (Pv 18:22). De bom tesouro, cuida-se, e evita-se perdê-lo. Marido: mulher bem tratada é um grande investimento. O retorno emocional é garantido. Mulher: marido bem tratado é um grande investimento. O retorno emocional é garantido.

BUSQUE AJUDA. Havendo problemas, busque ajuda. Primeiro em Deus. Lembre-se de Tiago 1:5. Busque orientação de pessoas mais experientes ou de seu pastor. Evite que o problema se avolume. Evite conselhos de gente que não tem o que dizer. Os amigos de Roboão lhe deram maus conselhos (1Rs 12:6-12). Nessa busca de ajuda, evite pôr mais lenha na fogueira. E evite também a raiz de amargura (Hb 12:15). Busque ajuda e não um juiz a seu favor.

CONCLUSÃO. Bons casamentos não acontecem por acaso. São produto de muito trabalho e da graça de Deus. Boa parte do trabalho é investimento emocional no relacionamento conjugal. “Vender a alma” para o cônjuge. Mas investir sem proteger é problemático. É preciso levantar cercas contra os problemas externos, porque os internos são mais vistos e os dois os vivenciam. Não permita brechas. Não dê armas ao inimigo.

(
Blog da Família)

O Poder da oração - vídeo

Vulcão entra em erupção no Chile e famílias são evacuadas

O vulcão Puyehue, ao sul do Chile, entrou em erupção neste sábado (4), obrigando o governo a retirar cerca de 3.500 moradores próximos à montanha. De acordo com o ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, uma enorme nuvem de fumaça foi formada que, segundo informações, já poderia ser vista da Argentina.

O intendente da região de Los Rios, Juan Andrés Varas, disse à Cooperativa que nas localidades próximas há um forte "cheiro de enxofre e cinzas" e que de alguns locais é possível ver uma "boca de fogo e uma coluna de fumaça".

Após seguidos tremores de terra, o governo chileno emitiu código vermelho para a região do vulcão. De acordo com o Escritório Nacional de Emergências, são registrados em média 230 tremores por hora.

Com 2.240 m de altura, o Puyehue fica na Cordilheira dos Andes e sua última erupção ocorreu há 41 anos (1960), quando também foi registrado na região um terremoto de 9,5 graus na escala Richter – o mais forte até agora registrado no mundo.

Esse vulcão faz parte do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, que se estende ao longo de 15 quilômetros entre as regiões de Los Lagos e de Los Rios, aproximadamente 950 quilômetros ao sul da capital Santiago, em uma região de pouca densidade de população.

Segundo Hinzpeter, o processo de retirada dos moderadores da região do vulcão, para o qual o Exército dispôs vários caminhões, está sendo realizado com tranquilidade. As pessoas estão sendo levadas para albergues em áreas de segurança.

O governo chileno também ordenou o fechamento temporário da passagem de fronteira Cardeal Samoré para retirar as famílias dali. As pessoas que quiserem ir à Argentina poderão fazê-lo pela passagem de Pino Hachado, situado mais ao norte.


Fonte: G1

COMO DEIXAR SUA ESPOSA MAIS FELIZ E MELHORAR O CASAMENTO

 
Um homem só é completo quando tem uma mulher que é feliz ao seu lado.
Descubra como pequenos atos podem ajudá-lo nesta conquista.

01 - Dê atenção
A sua atenção é a maior prova do seu interesse e amor por ela. Seja um bom ouvinte e não um senhor "conserta tudo".

02 - Seja Romântico
Abrace-a, diga palavras carinhosas em todas as circunstâncias e não só nas horas íntimas

03 - Evite ser Negativo
90% das coisas que falamos em casa são negativas. Incentive os pontos positivos. A comida bem preparada, o trabalho bem executado, em tudo você poderá encontrar um motivo para valorizá-la.

04 - Seja Cooperativo
Quer marcar pontos importantes na conquista de um bom relacionamento?Então, ajude sua esposa nas tarefas do lar. Encare isto como um investimento. Ele voltará, em forma de gratidão, paz, carinhos e valorização.

05 - Seja Sacerdote
O homem é o sacerdote da família, busque um momento durante o dia para reunir a familia para a adoração.

06 - Seja Criativo
Pense em maneiras de criar situações em que possa ficar a sós com ela. Crie pequenas coisas que a tornem mais feliz. Não pense de forma prática ou racional, mas encha seu romantismo de criatividade.

07 - Não Deprecie Sua Mulher
Nunca fale mal da sua mulher, muito menos em sua rodinha de amigos. Caso não tenha nada de bom para falar (o que é improvável), fique calado. Quem valoriza o conjuge, se valoriza.

08 - Pense mais na Casa
O lar é uma extensão da personalidade da mulher. Converse mais sobre o lar e os filhos e ajude-a dentro das possibilidades a tornar a casa o mais confortável possível.

09 - Converse para Decidir
Converse com sua esposa para tomar decisões. Ela é mais intuitiva e pode ajudar a enxergar coisas que você não veria.

10 - Namore sua esposa
Lembre-se do tempo de namoro. Dê preferência a ela nas atividades da vida. Coloque-a em primeiro lugar e ela lhe dará a primazia.
Procure sempre a orientação de Deus
Nunca esqueça de uma coisa:
Onde Deus está, há paz, amor e união, portanto, um relacionamento para ter verdadeiro sucesso, precisa da atuação Dele em todos os aspectos.
Faça isso acontecer por meio da oração, leitura dos conselhos bíblicos e fundamentalmente tratando sua companheira da maneira que Jesus tratava as pessoas. Ele as amava verdadeiramente!!!!
Seja Feliz!!!!!
 
Fonte: A Bíblia e a Ciência

Livro: Ainda Existe Esperança



Em que consiste a esperança? Como se pode cultivá-la? Que benefícios ela oferece?
Uma pessoa sem esperança é alguém sem sonhos, sem ideais, sem otimismo, sem futuro. Quando não há esperança, o desespero toma conta da vida. Aparece então o pensamento derrotista e surge o fracasso.
Uma pessoa com esperança tem uma mente positiva e otimista. Crê no triunfo do bem sobre o mal. Não desanima na luta, levanta-se quando cai, confia na direção divina e conserva a alegria de viver.
A verdadeira esperança ajuda a resolver nossos problemas e antecipa o amanhecer de um dia melhor, quando cessarão as angústias humanas e haverá bem-estar completo para todos. Esse é o tema luminoso destas páginas. Conheça a fonte da esperança e renove sua vida!

Clique na imagem e faça já o download!

Te vejo, Poeta

Os covardes da internet

covardes_internet
Você lembra da polêmica pós-eleição presidencial, envolvendo a xenofobia aos nordestinos? Segundo publicaram alguns órgãos de imprensa, começou com uma usuária do twitter e reforça, mais uma vez, uma opinião que tenho sobre o uso da internet por algumas pessoas. Os covardes (tanto os do mundo real e virtual) imaginam, “inocentemente”, que podem postar ou escrever o que quiserem, ninguém descobrirá e nada vai acontecer.

Na tentativa de abrir a interatividade com seus usuários, alguns grandes portais de notícia, aqui no Brasil, permitem a postagem de comentários sem uma censura ou avaliação prévia. Isso, porém, tem sido um prato cheio para os covardes de plantão! Palavras de baixo calão, deboches e provocações são muito comuns. Lembro-me quando foi noticiado o acidente daquele avião da Air France, que saiu do Rio de Janeiro para Paris, no ano passado. A insensibilidade, nas postagens dos internautas no Terra, por exemplo, chegava a ser revoltante.

A sensação [falsa!] do “anonimato” – e a aparente impunidade – tem encorajado os covardes do mundo real no mundo virtual. São aqueles que jamais diriam, frente a frente, olho no olho, o que teclam sob a sombra de seus monitores.

Anos atrás tive uma amarga experiência com a primeira versão deste blog. Uma postagem, um tanto polêmica, gerou uma enxurrada de comentários (prós e contras). O desrespeito nas postagens dos leitores começou a ficar incontrolável e fui obrigado a liberar os comentários, somente sob avaliação prévia. Antes eram automáticos. Infelizmente, não deu para continuar. Copiei e tenho todos esses arquivos. Posteriormente descobri a verdadeira identidade de alguns desses “autores”. E quê surpresa desagradável: cidadãos e cidadãs, aparentemente, irrepreensíveis. Porém, escondidos atrás de uma ilusória cortina cibernética, revelaram uma tremenda e lamentável falta de caráter e de coragem.

Também já tive o desprazer de receber e-mails, com observações pesadas, carregadas de ódio e indignação. E depois de dar-me ao trabalho de responder, esclarecendo cada uma das colocações, descubro que o “remetente” simplesmente não existe. O e-mail não vai. O perfil é falso. É fake. Apenas mais um que se aproveitou de formulários de sites para dar vazão ao ódio… e a covardia.

O que falar dos que escrevem ofensivamente e depois – arrependidos ou não – deletam as postagens e comentários? E dos dissimulados? Um amigo meu, não faz muito tempo, enfrentou um bombardeiro de twitadas de um colega de trabalho. Descobriu isso, um tanto tarde. O ataque era feito sorrateiramente, indiretamente. Covardemente. E o que dizer, ainda, daqueles que praticam o mau jornalismo replicando textos sem a devida apuração, não ouvindo “os dois lados” da história?

Quão sábio ainda é o conselho bíblico de Mateus 18:15 – “Se o seu irmão pecar contra você, vá e mostre-lhe o seu erro. Mas faça isso em particular, só entre vocês dois. Se essa pessoa ouvir o seu conselho, então você ganhou de volta o seu irmão”.

Não é melhor assim? Basta coragem (muita!), humildade (mais ainda!). E, claro, espírito, verdadeiramente, cristão.

Fonte:Novo Tempo

Novo sistema biométrico identifica indivíduo em 2 segundos

A Fujitsu, empresa de tecnologia ótica, popularmente conhecida por suas câmeras digitais, acaba de lançar um sistema de autenticação pessoal inovador, que integra impressões digitais com leitura de veias da palma da mão.

A vantagem do novo sistema está na velocidade com que o recurso consegue identificar qualquer pessoa em particular em um banco de dados com milhares de indivíduos: apenas 2 segundos.

Esta tecnologia torna possível a construção de sistemas de autenticação biométrica que não exigem carteira de identidade e que podem ser feitos sob medida para atender diferentes grupos de empresas, de ambientes de controle em pequena escala a grandes sistemas de plataformas sociais, informa a empresa em seu site.

Segundo a empresa, o sistema é modular, de modo que a tecnologia de identificação padrão das veias poderia ser adicionada aos sistemas de autenticação de impressões digitais já em uso pelas empresas, informa o site Crunch Gear.

Paralelamente, a empresa também desenvolveu novas tecnologias de busca capazes de manipular um grande número de usuários registrados e pretende implementar as pesquisas até o final deste ano fiscal, para fazer combinações possíveis a partir de uma base de dados de 10 milhões de usuários simultaneamente, informa o site Nikkei.
Fonte - Yahoo

Nota DDP: É importante sempre lembrar que o avanço da tecnologia não guarda relação com a marca da besta, mas que é absolutamente razoável se imaginar que esta mesma tecnologia será utilizada como meio de controle dos fiéis filhos de Deus nos últimos dias que estão a se abater sobre esta terra.