domingo, 5 de junho de 2011

Vulcão entra em erupção no Chile e famílias são evacuadas

O vulcão Puyehue, ao sul do Chile, entrou em erupção neste sábado (4), obrigando o governo a retirar cerca de 3.500 moradores próximos à montanha. De acordo com o ministro do Interior, Rodrigo Hinzpeter, uma enorme nuvem de fumaça foi formada que, segundo informações, já poderia ser vista da Argentina.

O intendente da região de Los Rios, Juan Andrés Varas, disse à Cooperativa que nas localidades próximas há um forte "cheiro de enxofre e cinzas" e que de alguns locais é possível ver uma "boca de fogo e uma coluna de fumaça".

Após seguidos tremores de terra, o governo chileno emitiu código vermelho para a região do vulcão. De acordo com o Escritório Nacional de Emergências, são registrados em média 230 tremores por hora.

Com 2.240 m de altura, o Puyehue fica na Cordilheira dos Andes e sua última erupção ocorreu há 41 anos (1960), quando também foi registrado na região um terremoto de 9,5 graus na escala Richter – o mais forte até agora registrado no mundo.

Esse vulcão faz parte do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle, que se estende ao longo de 15 quilômetros entre as regiões de Los Lagos e de Los Rios, aproximadamente 950 quilômetros ao sul da capital Santiago, em uma região de pouca densidade de população.

Segundo Hinzpeter, o processo de retirada dos moderadores da região do vulcão, para o qual o Exército dispôs vários caminhões, está sendo realizado com tranquilidade. As pessoas estão sendo levadas para albergues em áreas de segurança.

O governo chileno também ordenou o fechamento temporário da passagem de fronteira Cardeal Samoré para retirar as famílias dali. As pessoas que quiserem ir à Argentina poderão fazê-lo pela passagem de Pino Hachado, situado mais ao norte.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário