quarta-feira, 8 de junho de 2011

CONVITES PARA A MAIOR E MELHOR DE TODAS AS FESTAS


INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Mateus 22:1-14
1. Esta parábola tem ação e suspenses dramáticos aplicáveis ao tempo de Jesus e ao tempo do fim.
2. Esta parábola conta de mudanças de planos para uma festa de casamento do Filho de um poderoso rei.
3. Esta parábola tem muito a dizer sobre a alegria da salvação oferecida por Deus através de Jesus.


I. DEUS CONVIDA SEU POVO PARA UM BANQUETE CONHECIDO COMO “BODAS” – Mateus 22:1-7
1. Deus esteve preparando um banquete durante milênios, algo nunca visto ou presenciado no Universo.
2. Deus enviou Seus profetas no Antigo Testamento para fazer o primeiro convite; João Batista e os discípulos de Jesus fizeram o segundo convite; e a igreja faz o último convite a todas as nações, tribos, línguas e povos durante a era cristã (Apocalipse 14:6-7).
3. Deus convidou Seu povo (os judeus) escolhido, que recebera mais informações do que qualquer outro, o qual deveria ser instrumento para convidar outros. Porém, Seu povo O desprezou e O rejeitou como também Seus mensageiros e os convites. Assim, os judeus perderam seus privilégios para os pecadores e gentios – as pessoas que eles consideravam indignas do favor do Rei.


II. DEUS ENVIA CONVITES A TODAS AS PESSOAS DE TODOS OS LUGARES PARA FESTEJAR – Mateus 22:8-13
1. Deus anseia ver todas as pessoas na festa que Ele tem meticulosamente preparado desde que o pecado estragou a vida de suas criaturas na Terra. Assim Ele vai até as últimas conseqüências a fim de convidar pessoas.
2. Deus rejeitou Israel como conseqüência de tê-lO rejeitado, logo Deus passou o status de agência escolhida para espalhar o evangelho à igreja cristã, o Israel espiritual (Mateus 21:43). A igreja, a noiva de Cristo, é um instrumento movido pelo Espírito Santo para sair e convidar pessoas (Apocalipse 22:17).
3. Deus declarou que tudo já está preparado. Deus mesmo havia preparado a festa, enviado os servos, e arranjado as vestes de núpcias para todos os convidados; porém, além de aceitar o convite, o convidado deve se preparar vestindo-se adequadamente com a roupa ideal para a festa do Filho de um Rei.


III. DEUS CONVIDA MUITOS À FESTA DA SALVAÇÃO MAS POUCOS RESPONDEM POSITIVAMENTE – Mateus 22:14
1. Quando Deus convida os judeus eles ignoram, desprezam e negligenciam o convite, os enviados e o próprio Deus.
2. Quando Deus convida a todos, a sala do banquete enche, mas ali há quem rejeita e ignora a roupa apropriada para a festa mais esmerada do Universo.
3. Quando Deus convida, convida a muitos, porém poucos são escolhidos; pois poucos respondem positiva e corretamente ao insistente e amoroso convite divino.


CONCLUSÃO:
1. A festa preparada ou o grande banquete: baseado na parábola esta festa equivale à salvação que Deus oferece a todos que terá seu auge no Céu.
2. O convite para a festa das bodas: Este convite é a pregação do evangelho do reino a todo o mundo, Jesus virá nas nuvens com poder e grande glória buscar os convidados.
3. A sala do banquete: O ambiente que se refere a parábola que foi-se enchendo é uma representação da igreja quando pessoas de todos os tipos vão aceitando o convite da salvação. A igreja é a ante-sala do maior salão de festa que está no Céu!
4. A veste nupcial ideal: A roupa ideal para se entrar na festa equivale à preparação correta de cada convidado, são as vestes brancas oferecidas por Jesus (Apocalipse 3:18), que são os atos de justiça (Apocalipse 19:7-9), misericórdia, bondade, humildade, delicadeza e paciência (Colossenses 3:12). A igreja é o local de preparação, o Céu é o luigar de pessoas preparadas!


APELO:
1. Se tu um convidado para a maior festa do Universo.
2. Se tu um convidado preparado com as vestes nupciais oferecidas por Deus.
3. Se tu um instrumento de Deus para chamar e convidar outros para a maior e melhor festa de todos os tempos.
Pr. Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Postar um comentário