quarta-feira, 1 de junho de 2011

Perfeccionismo: a versão satânica da doutrina da salvação

Sim, Satanás também tem uma doutrina para a salvação da humanidade. Ela se chama perfeccionismo. Em vários aspectos, ela é semelhante a doutrina de salvação de Deus, mas existem grandes diferenças entre uma e outra doutrina.
A doutrina de salvação de Deus possue um padrão para avaliar a conduta de todas as pessoas. Esse padrão é a lei de Deus. A doutrina de salvação de Satanás também possui a lei de Deus como padrão para avaliar a conduta dos seres humanos.
A doutrina de salvação de Deus tem a Jesus como o Modelo perfeito. Na doutrina de salvação de Satanás, Jesus também é o Modelo perfeito.
A doutrina de salvação de Satanás tem algumas características a mais:

- O cristão não pode ter defeitos de caráter. Se tiver, tá perdido. E o diabo gosta disso.

- O cristão não pode ser dessemelhante de Cristo. Se não for exatamente igual a Cristo, está perdido. E o diabo dá risada.

- O cristão não pode ter comportamento pecaminoso. Se tiver, infelizmente você não atingiu o ideal de Deus e tá perdido. Satanás vai estar lá para acusar.

Satanás tem a sua própria concepção de justiça, o seu próprio padrão pelo qual um ser caído pode tornar-se merecedor da salvação e a sua própria versão do evangelho.
Quem tiver algum defeito de caráter, quem não for igual, exatamente igual ao Modelo Jesus e tiver um comportamento pecaminoso, é e será sempre reivindicado por Satanás como merecedor da perdição.
Para Satanás quem quer que seja que tenha algum envolvimento com o pecado deve morrer. Afinal, esse é o salário do pecado.
O diabo quer que Deus determine o destino eterno de cada indivíduo com base no registro real da vida dessa pessoa.
Antes de concordar que Satanás e sua doutrina estão certos, vejamos a diferença principal entre a doutrina dele e a de Deus.
Satanás, na sua doutrina de salvação, incorporou o que Deus exige de nós, mas deixou de fora a provisão que Deus fez em Cristo para atender a essas demandas.
A diferença entre as duas doutrinas está basicamente no julgamento. A justiça de Cristo é que faz toda a diferença.
Na doutrina de Satanás não existe espaço para a graça ou para a fé.
Satanás gosta da lei de Deus pois ela condena a todos nós como transgressores e merecedores da morte. Ele fica muito feliz com esta condenação.
Satanás enfatiza a Jesus como o Modelo perfeito que todos nós devemos alcançar. Nada poderia ser mais desesperador do que a comparação entre nós e Cristo.
Vejamos tudo isto num texto de Ellen White que apresenta a realidade de um julgamento, os argumentos de Satanás e a resposta divina para a questão.

"Enquanto Jesus faz a defesa dos súditos de Sua graça, Satanás acusa-os diante de Deus como transgressores. O grande enganador procurou levá-los ao ceticismo, fazendo-os perder a confiança em Deus, separar-se de Seu amor e violar Sua lei. Agora aponta para o relatório de sua vida, para os defeitos de caráter e dessemelhança com Cristo, que desonraram a seu Redentor, para todos os pecados que ele os tentou a cometer; e por causa disto os reclama como súditos seus.
Jesus não lhes justifica os pecados, mas apresenta o seu arrependimento e fé, e, reclamando o perdão para eles, ergue as mãos feridas perante o Pai e os santos anjos, dizendo: "Conheço-os pelo nome. Gravei-os na palma de Minhas mãos. "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus!"" Sal. 51:17. E ao acusador de Seu povo, declara: "O Senhor te repreende, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo?" Zac. 3:2. Cristo vestirá Seus fiéis com Sua própria justiça, para que os possa apresentar a Seu Pai como "igreja gloriosa, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante". Efés. 5:27. Seus nomes permanecem registrados no livro da vida, e está escrito com relação a eles: "Comigo andarão de branco; porquanto são dignos disso." Apoc. 3:4." (
O Grande conflito, p.484)

O texto menciona pessoas que foram salvas por Cristo, mesmo apresentando defeitos de caráter, não exatamente iguais a Cristo e tendo cometido inúmeros pecados.
O texto acima desmantela todo o sistema de salvação arquitetado pelo diabo, o perfeccionismo.
O texto destaca o que realmente faz diferença e que é determinante para a salvação dos seres humanos: A justiça de Cristo na vida do pecador arrependido.

"O pensamento de que a justiça de Cristo nos é imputada, não por algum mérito de nossa parte, mas como um dom gratuito de Deus, é um precioso pensamento. O inimigo de Deus e do homem não quer que esta verdade seja claramente apresentada; pois sabe que, se o povo a aceitar plenamente, está despedaçado o seu poder." (
Obreiros evangélicos, p. 161)

Leia de novo este texto meditando em cada palavra. Veja que coisa fantástica! Você quer despedaçar o poder de Satanás? A justiça imputada é um precioso pensamento. A justiça imputada não é aquela que você faz algo... É aquela na qual DEUS faz algo por você.

"Justiça sem mancha alguma só pode ser obtida por meio da justiça imputada de Cristo." (Review and Herald, 3-9-1901)

Vou citar uma lista de textos sobre a justiça imputada para que você jamais se deixe enganar com a doutrina satânica do perfeccionismo.
"A grande obra operada pelo pecador, impuro e maculado pelo mal, é a obra da justificação. Por Ele, que fala a verdade, é o pecador declarado justo. O Senhor imputa ao crente a justiça de Cristo e perante o Universo o pronuncia justo. Transfere os seus pecados para Jesus, o representante, substituto e penhor do pecador." (Mens. Escolhidas, vol.1, p. 392)

"Seus pecados são retirados e colocados na conta de Cristo. Sua justiça lhes é imputada." (
Medicina e salvação, p. 27)

"...nossos pecados são postos sobre Cristo e Sua justiça nos é imputada. Ele foi feito pecado por nós, para que nEle fôssemos feitos justiça de Deus." (
Test. Seletos, vol. 2, p.73)

"Ninguém pode ser justificado por quaisquer obras próprias. Só pode ser liberto da culpa do pecado, da condenação da lei, da pena da transgressão, pela virtude do sofrimento, morte e ressurreição de Cristo. A fé é a condição única de obter a justificação, e a fé abrange não só a crença mas também a confiança." (
Mens. Escolhidas, vol. 1, p. 389)

"Não deveis confiar em vossa própria bondade ou boas obras. Deveis chegar confiantes no Sol da Justiça, crendo que Cristo tirou vossos pecados e vos imputou a Sua justiça." (
Mens. Escolhidas, vol. 1, p. 328)

"Uma religião legalista tem sido considerada uma forma correta de religião para este tempo. Mas é engano." (
Mens. Escolhidas, vol. 1, p. 388)

Leia somente mais estes que abordam a perfeição pela justiça imputada:

"A fé pode apresentar a perfeita obediência de Cristo em lugar da transgressão e rebeldia do pecador." (
Mens. Escolhidas, vol. 1, p. 367)

"Mediante o perdão do pecado e a justiça imputada de cristo, o homem pecador e caído pode tornar-se perfeito em Jesus." (Manuscrito, 148, [1897])

"Por meio dos méritos de Cristo, de Sua justiça, que pela fé nos são imputados, cumpre-nos atingir a perfeição do caráter cristão." (Test. para a igreja, 744)

"Quando, mediante a fé em Jesus Cristo, o homem realiza o melhor que está ao seu alcance, procurando guardar o caminho do Senhor pela obediência aos Dez Mandamentos, a perfeição de Cristo é imputada para cobrir a transgressão da alma contrita e obediente." (
Fund. da educ. cristã, 135)

Não aceite os enganos satânicos. Não troque o evangelho de Cristo por esta imitação demoníaca. Que Deus o abençoe.

Lembre-se sempre: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:32

A ideia central deste Artigo foi baseada no livro: Perfect In Christ de Helmut Ott disponível em

Nenhum comentário:

Postar um comentário