quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Signos e a Bíblia


A ORIGEM DA ASTROLOGIA E A BÍBLIA

A astrologia é um ramo do esoterismo oculto junto à alquimia e à magia. É tida como a arte de predizer o futuro pela posição dos corpos celestes. A sua origem passa por Babilónia, Grécia, Índia e China. Há registos de horóscopos traçados na Grécia já em 2154 a.C. Apesar de ser antiga, Deus rejeita-a. Veja porquê:

 1. A astrologia induz as pessoas a consultarem objectos mortos, como astros e planetas, em vez do Deus vivo. Por isso, ela traz iminente juízo de Deus sobre aquele que a consulta. (At 7:42-43).

2. Os que praticam a astrologia "serão como restolho, o fogo os queimará". Terão um triste fim (Is 47:13-14; Jr 8:2).

3. Por ser uma espécie de culto (Dt 4:19) e uma clara prática de adivinhação, ela cria vínculos com o ocultismo e atrai demónios à vida daqueles que a praticam (leia At 16:16-18, I Cor 10:20).


O MAPA ASTRAL, O ZODÍACO E OS SIGNOS

O mapa astral é definido como a leitura da suposta influência que os astros têm sobre nós, a partir do nascimento, conforme o signo (carneiro, touro, etc.). Os signos são doze divisões feitas em constelações que integram um cinturão imaginário de nome zodíaco. Deus abomina a astrologia (Dt 17:2-5, Jr 14:14 e Tg 4:14).


QUAL É O SEU SIGNO?

Há pessoas que não saem de casa sem ler o horóscopo (Ec 8:6-9). Mal sabem que os signos são ilusórios. Envolvem três enganos:

1. O signo trata de pura especulação

São doze signos para 6 biliões de pessoas. Como uma previsão se cumprirá para tantos ao mesmo tempo? Se o signo diz: "sorte no amor", como fica quem é traído, se divorcia nesse dia?

2. O signo lida com manipulação psicológica

Quem lê o signo é induzido a incluir-se na previsão (Cl 2:8)

3. O signo nega o livre-arbítrio do homem e o amor de Deus

Tira a responsabilidade do homem. O horóscopo é quem toma as decisões. Biblicamente, porém, não há destino. Respondemos pelas nossas escolhas. Se aceitar uma previsão irreversível, negará a intervenção de Deus. É puro fatalismo imoral! (Dt 30:19 e Zc 10:2).


OS ERROS DA ASTROLOGIA

Deus deseja o melhor para nós. O simples uso do bom senso desmascara o engano da astrologia. Analise bem:

1. A astrologia está errada em relação à posição dos astros

Ela foi organizada a partir do conceito ptolomaico do universo (Ptolomeu 90-168 d.C). Acreditava-se que o Sol girava em torno da Terra. Eram conhecidos cinco planetas apenas, formando sete com o Sol e a Lua. Mas, a partir de Galileu Galilei (1564-1642) constatou-se a existência dos demais planetas. A Lua, por sua vez, não passa de um satélite. Como acreditar, portanto, na astrologia, já que a sua origem fundamenta-se neste equívoco? (Zc 10:2). Veja em Jo 8:44 quem é o responsável por doutrinas mentirosas.

2. A astrologia está errada em relação à posição espacial da Terra

A Terra inclina-se sobre seu equinócio, assim como o Sol, por causa da precessão dos equinócios. Ela move-se uns 50 segundos por ano, mudando deste modo a sua posição em relação aos demais astros. Com efeito, desde a criação da astrologia temos dois meses a menos. Pense: como as constelações, os signos, podem influenciar as nossas vidas se eles nem sequer estão mais lá? (Jr 8:2)

3. A astrologia está errada na sua concepção de universo

Ela faz cálculos acreditando que os astros estão equidistantes uns dos outros. Contudo, o céu que vemos não se trata de um teto. Ele é infinito. Analise: a Lua dista cerca de 386.000 km da Terra e as estrelas cerca de 6.000 anos-luz ou mais de distância (mais de 8,9 triliões de km, acima de 56 quadriliões de km; um número tão elevado que excede a nossa compreensão). Conclusão: as previsões não passam de fantasias tolas e imaginárias (Jr 14:13-16).

4. A astrologia está errada sobre o futuro

O futuro a Deus pertence! Então, qual é a lógica das previsões? Tome o Cruzeiro do Sul como exemplo. Ele apresenta-se como cinco estrelas formando uma cruz. No entanto, uma está mais aprofundada no espaço que a outra. Significa que se elas forem vistas fora da Terra ou de outro ângulo, a figura deixará de existir. Logo, as constelações que designam os signos não passam de pura invenção ou ilusão de óptica (Ez 13:6-8 e Am 5:26-27).


EPÍLOGO

O que diz a Bíblia sobre os que consultam astrólogos e usam astrologia para receber direcção para as suas vidas?

A Bíblia diz em Isaías 47:13-15 “Cansaste-te na multidão dos teus conselhos; levantem-se pois agora e te salvem os astrólogos, que contemplam os astros, e os que nas luas novas prognosticam o que há de vir sobre ti. Eis que são como restolho; o logo os queimará; não poderão livrar-se do poder das chamas; pois não é um braseiro com que se aquentar, nem fogo para se sentar junto dele. Assim serão para contigo aqueles com quem te hás fatigado, os que tiveram negócios contigo desde a tua mocidade; andarão vagueando, cada um pelo seu caminho; não haverá quem te salve.”

A Astrologia é uma arte de adivinhação, que ensina que as posições relativas do Sol, da Lua e dos Planetas no céu têm uma influência nos indivíduos e nos afazeres humanos. A palavra actual para astrologia na língua Hebraica, significa literalmente ‘divinar os céus’. Adivinhação é a arte de predizer os acontecimentos futuros, ou de revelar informação secreta, através de sinais ou agoiros ou outras actividades sobrenaturais. Deus proíbe o acto de adivinhação. A Bíblia diz em Levítico 19:26 “Não usareis de encantamentos, nem de agoiros.”

Quando os Israelitas estavam quase a entrar em Canaã, a Terra Prometida , Deus advertiu-os para não usar o acto de adivinhação. A Bíblia diz em Deuteronómio 18:9, 12, 14 “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os advinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa.”

Adivinhação é na realidade considerada um pecado grave. A Bíblia diz em 1 Samuel 15:23 “Porque a rebelião é como o pecado de adivinhação, e a obstinação é como a iniquidade de idolatria.”

Quando o Rei Nabucodonozor teve um sonho, ele mandou chamar os magos, os feiticeiros e os astrólogos para que lhe contassem o que ele tinha sonhado. Como é que eles responderam? A Bíblia diz em Daniel 2:10 “Responderam os caldeus na presença do rei, e disseram: Não há ninguém sobre a terra que possa cumprir a palavra do rei; pois nenhum rei, por grande e poderoso que fosse, tem exigido coisa semelhante de algum mago ou encantador, ou caldeu.”

Os astrólogos de Babilónia não foram capazes de ajudar o rei com o seu sonho perturbador. Todavia, Deus abençoou o seu profeta piedoso Daniel com os dons verdadeiros dos Espírito Santo, e ele foi levado à presença do rei para interpretar o sonho. A Bíblia diz em Daniel 2: 27-28 “Respondeu Daniel na presença do rei e disse: O mistério que o rei exigiu, nem sábios, nem encantadores, nem magos, nem adivinhadores lhe podem revelar; mas há um Deus no céu, o qual revela os mistérios; ele, pois, fez saber ao rei Nabucodonozor o que há de suceder nos últimos dias. O teu sonho e as visões que tiveste na tua cama são estas …” Com a unção de Deus, Daniel pôde descrever e explicar ao rei o seu sonho profético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário