sábado, 4 de junho de 2011

OS DEZ MANDAMENTOS EM PRINCÍPIOS POSITIVOS



Os Dez Mandamentos da lei de Deus estão registrados em Êxodo 20:8-11. Eles foram dados num contexto de dureza de coração e pecado. Os Dez Mandamentos não são eternos, pois no Céu não haverá necessidade de segui-los como temos aqui neste mundo de perversão e iniqüidade; porém seus princípios são eternos. Os Dez Mandamentos que recebemos de Deus aqui na terra têm um tom forte e negativo – quase todos eles começam com o imperativo “NÃO” –, já os princípios são positivos. São estes princípios que o Espírito Santo escreve no coração do cristão que se entrega plenamente a Cristo a ponto de ser crucificado com Ele (Gálatas 2:20). Veja os dez princípios positivos dos Dez Mandamentos e faça uma análise em teu coração se você já permitiu que o Espírito obrasse completamente nele:


1. Lealdade a Deus
2. Adoração a Deus
3. Reverência a Deus
4. Santificação diante de Deus
5. Respeito às autoridades
6. Preservação da vida
7. Fidelidade ao cônjuge
8. Honestidade ao próximo
9. Veracidade em tudo
10. Contentamento com o que tem.


· O valor desses princípios é eterno. Essas palavras vão além da letra. Elas não são exaustivas, são apenas sugestivas. Estes princípios os anjos tem no coração, não os Dez Mandamentos como foi entregue a Moisés para a humanidade pecadora.
· O valor desses princípios deve ser colocado pelo Espírito Santo no coração do pecador na conversão. A vida exterior do cristão não se reduz a um manual de “faça ou não faça”, porque a questão do FAZER não é tão importante quanto o SER.
· O valor desses princípios deve ser o alvo de cada cristão. Vivemos a nova aliança a qual não propõe a mudança da Lei de Deus, mas a mudança do coração (Jeremias 31:33; Ezequiel 36:26; Hebreus 10:16). Não faça as obras de um cristão, seja você um verdadeiro cristão.
Pastor Heber Toth Armí

Nenhum comentário:

Postar um comentário