sexta-feira, 1 de julho de 2011

Se Jesus voltasse amanhã...


Se Jesus voltasse amanhã, eu teria muito o que fazer hoje.

Acho que não sairia da igreja quando terminasse o culto, ou melhor, sairia correndo; tenho que ligar para uma porção de pessoas que estão magoadas comigo. Precisaria do perdão delas caso Jesus voltasse amanhã.

Se Jesus voltasse amanhã, doaria os alimentos que estão perecendo na dispensa e as roupas que há tanto me são inúteis. Jogaria fora alguns livros, pararia aquele livro pela metade e iniciaria a leitura da Bíblia.

Faria o ano bíblico em um dia. Jogaria fora alguns CDs e DVDs, mudaria as músicas do meu MP3, não aproveitaria a solidão do carro para ouvir o que não ouço em público. Tiraria as pilhas do controle remoto da TV, sintonizaria o rádio em uma emissora cristã. Eu faria uma vigília de uma pessoa só. Deixaria o celular desligado.

Se Jesus voltasse amanhã, não me preocuparia com a louça ou com a roupa por lavar, com a casa para varrer, com carro a ser encerado, com a grama a ser aparada e nem com a vida do vizinho. Eu seria o marido que ainda não fui, deixaria de comparar minha esposa com as outras mulheres, me tornaria o pai que esqueci de ser, faria dos meus filhos mais importantes do que o trabalho; honraria meus pais da melhor maneira, não seria um rebelde sem causa, me tornaria obediente e deixaria de ser o adolescente mimado, folgado e sem compromisso. Mostraria a maturidade contra a qual luto até o momento.

Se Jesus voltasse amanhã, eu deixaria e-mails sem resposta, não enviaria mensagens que blasfemam a Deus ou piadas maliciosas. Eu nem leria meus recados do Orkut, nem gastaria tempo fuçando virtualmente a vida alheia. Eu lançaria mão de alguns jogos, deletaria alguns arquivos, deixaria os meus contatos do MSN falando sozinhos. Se fosse dormir, dormiria mais cedo e até oraria e leria a Bíblia antes. Acordaria cedo e faria pelo menos uma madrugada com Deus. Entregaria folhetos como nunca fiz, porque nunca quis. Ao invés de cantarolar músicas seculares, teria o hinário à mão para cantar músicas que até me esqueci que existiam.

Cancelaria certos compromissos. Deixaria de dizer que não vejo problema nisso ou naquilo, não criticaria a igreja, não acusaria nem julgaria. Trocaria meu olhar altivo por um olhar de compaixão. Pararia de me enganar achando que Deus não se importa com as coisas que eu faço. Não olharia para as mulheres, homens, casas e carros com um olhar cobiçoso. Estudaria a lição, compraria a meditação matinal. Não tropeçaria em mendigos como se fossem pedras na calçada.

Se Jesus voltasse amanhã, eu me certificaria de ter cuidado bem dos meus animais e do ambiente que vivo. Eu me desfaria de alguns adornos, aceitaria chamados para trabalhos da igreja até então recusados. Devolveria dízimos atrasados, pagaria contas, deixaria meus trabalhos de faculdade de lado. Eu não cumprimentaria o pregador e deixaria de lado tudo que ouvi. Trocaria meus divertimentos, não me importaria com a colocação do meu time, seria menos competitivo e mais cooperativo. Eu pararia com o café, diminuiria o açúcar, substituiria alguns alimentos, me importaria com coisas que julguei irrelevantes até aqui.

Eu seria o Cristão de uma vida em 24 horas. Pelo menos tentaria. Na verdade nunca conseguiria porque estaria muito atrasado. Ainda bem que Jesus não voltará amanhã.

Mas e se eu for amanhã?

Pr. Tiago Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário