quinta-feira, 26 de maio de 2011

Top 5 - Religiões Excêntricas

1. Movimento Príncipe Philip
A tribo Yaohnanen de uma ilha ao sul de Tanna, em Vanuatu, cultua o príncipe Philip como deus, e creem que ele seja filho de um antigo espírito, habitante de uma montanha próxima. Como exatamente eles passaram a crer na divindade do príncipe não é claro, mas ao que parece, em determinado ponto, na década de 1950, eles começaram a misturar a crença cristã – que aguarda o retorno do Messias – com a devoção e respeito dedicado à Sua Alteza Real pelos britânicos, no que era então a colônia das Novas Hébridas.
 
2. Movimento Jon Frum
Também originário da ilha de Tanna, é outro culto que idolatra um estrangeiro – no caso, um americano, como uma espécie de deus. O Movimento Jon Frum, atua desde a década de 1930, e considera um americano chamado Jon Frum, como símbolo de prosperidade financeira, que trará riqueza para aqueles que o seguem. Ele às vezes é retratado como negro, noutras, como branco.
 
3. Jediismo
George Lucas, criador da série Guerra nas Estrelas, não podia prever que seus filmes poderiam criar uma nova religião, com adeptos fervorosos que defendem a existência de “A Força”. De acordo com a mitologia do universo de Guerra nas Estrelas, “A Força” é a energia que move o universo e permeia toda a matéria existente. “Os verdadeiros Jedis do mundo”, como se auto-intitulam, creem que são capazes de manipular “A Força”. Em 2009, Daniel Jones, fundador da Igreja Jedi de Holyhead, foi expulso de um supermercado em Bangor, quando se recusou a remover o capuz de seu uniforme sacerdotal, por motivos religiosos.
 

4. Raelismo
Fundada por um piloto de corridas chamado Claude Vorilhons, que trocou seu nome para Rael, tem em seus seguidores, os raelianos, que acreditam que a raça humana é fruto de uma criação alienígena em laboratório há 25.000 anos, e que esses mesmos aliens retornarão, pousando em Jerusalém em 2025. Enquanto isso Rael ensina a paz e a “meditação sensual”. Rael também fundou a Cloined, empresa que garante ter clonado uma criança.
 

5. A Igreja de Todos os Mundos
A Igreja de todos os Mundos é uma religião neo-pagã fundada em 1962 por Oberon Zell-Ravenheart (foto) e sua esposa Morning Glory Zell-Ravenheart. Eles se inspiraram na religião ficcional de mesmo nome de um romance chamado “Estranhos em uma terra estranha” de Robert A. Heinlein. Recentemente, seguindo a tradição de se inspirar na literatura, O Sr. Zell-Ravenheart, fundou a Grey School Wizardry, baseada em Hogwarts, a escola onde o personagem Harry Potter estuda, de acordo com seus livros.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário