sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Só irá para o céu quem for batizado?


Marcos 16:16, diz: “Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”. Já Lucas 23:42 a 43 diz: “E acrescentou: Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso”.
Estudando estes dois versos paralelamente, podemos chegar à conclusão que:
1) O batismo é essencial para a salvação, pois ao ser batizada uma pessoa está demonstrando publicamente que crê no Senhor Jesus. Se a pessoa, por má vontade, não quer aceitar o santo batismo, está demonstrando que ainda não aceitou (ou não entendeu acerca) o sacrifício de Jesus em sua vida. Sendo que ela “não creu”, não será salva.
2) Há casos especiais em que uma pessoa “não batizada” será salva. A história do ladrão na cruz ilustra este fato; ele não tinha condições físicas no momento de evidenciar sua crença no Senhor; se o tivesse, teria aceitado o batismo. Como ele não poderia descer do madeiro onde estava pendurado, mas creu em Jesus e o aceitou, o Senhor lhe deu a salvação. Aliás, sobre esse assunto é bom acrescentar também que este verso aparece erradamente traduzido em nossas Bíblias. No original grego, não está a conjunção que.; também a vírgula foi colocada no lugar errado neste texto. O texto no original grego seria: “Emverdadetedigohojeestaráscomigonoparaíso”. Ou seja,no grego as palavras são escritas juntas; a fim de sabermos onde a vírgula deve ser colocada, precisamos recorrer ao princípio de que “as Escrituras devem ser seu próprio intérprete” (Is 28:10). O verso de João 20:17 deixa claro que Jesus não subiu ao céu naquele dia com o ladrão; na verdade Jesus disse ao malfeitor arrependido: “Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso”. Veja que a vírgula, estando no lugar correto, muda o sentido do texto.
Voltando ao assunto do batismo: o caso do ladrão na cruz não quer dizer que nós não precisemos do batismo para a salvação; o ladrão na cruz não tinha condições físicas para ser batizado; já muitos de nós temos. Se tivermos como ir a um tanque batismal ou rio e não o fizermos, não estamos provando que realmente aceitamos a Jesus. (Marcos 16:16 e Mateus 10:32 e 33). Seria o mesmo que um noivo dizer que ama sua noiva e, ao ela pedir para que ele assuma um compromisso (casamento) ele diga: “eu te amo, mas casamento não!”. Que amor seria este?
O batismo é uma demonstração de fé no Salvador; e a fé evidencia-se pelas obras (Tiago 2:26). Quando não há nenhum empecilho do tipo em que o do ladrão na cruz teve, devemos evidenciar nosso amor pelo Salvador sendo imersos na água. O convite de Deus ainda é: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo”. (Apocalipse 3:20).

Nenhum comentário:

Postar um comentário