quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O último capítulo do Gênesis

terra_maltratada



No começo era a Terra e a Terra tinha forma e beleza
E o homem habitou sobre a Terra em seus vales e pradarias. E disse o homem: vamos construir arranha-céus neste belíssimo lugar. E construíram cidades e a Terra se cobriu de cimento e aço. E as pradarias desapareceram.
E o homem viu que isso era bom.
No segundo dia o homem olhou para as águas da Terra.
E disse o homem: Coloquemos nossos detritos nas águas, e o lixo será destruído. E assim foi feito. As águas tornaram-se poluídas, e o seu fedor sufocante.
E o homem viu que isso era bom.
No terceiro dia o homem olhou para as florestas da Terra, e viu que elas eram luxuriantes. E disse o homem: cortemos as árvores para fazer casas e rachemos a madeira para nosso próprio uso. As árvores desapareceram e as terras se tornaram estéreis.
E viu o homem que isso era bom.
No quarto dia o homem viu que havia muitos animais correndo e brincando sob o sol. E disse o homem: prendamos os animais para nosso deleite, e matemo-los para nosso esporte. E não havia mais animais sob a face da Terra.
E viu o homem que isso era bom.
No quinto dia o homem respirou o ar da Terra. E disse o homem: espalhemos nossas ruínas no ar, e os ventos a dissiparão. E assim foi feito. O ar ficou cheio de fumaça que sufoca e queima.
E viu o homem que isso era bom.
No sexto dia o homem olhou para si mesmo. E viu muitas tribos que temia e odiava. E disse o homem: façamos grandes máquinas e destruamos todos antes que destruam a nós. O homem construiu grandes máquinas e a Terra foi convulcionada pela fúria das grandes guerras.
E o homem viu que isso era bom.
No sétimo dia o homem descansou de suas obras, e a Terra estava calma e vazia, pois o homem não mais habitava sobre a face da Terra.
E ISSO ERA BOM.
O último capítulo do Gênesis. O capítulo que não precisa e não deve ser escrito…
(dos meus arquivos – autoria desconhecida – na série Tempo de Refletir)

Nenhum comentário:

Postar um comentário