domingo, 26 de junho de 2011

Será Que Existe Destino?

Muitos crêem no destino e dizem que quando acontece alguma coisa para alguém, é por causa do destino. Quando nasce uma criança, Deus já lhe traçou o destino?
Antes mesmo do nascimento de qualquer pessoa, Deus já sabe como será essa pessoa e quais as peripécias que lhe assinalarão a vida, mas o que acontecerá com tal indivíduo não ocorre. por estar previsto por Deus, mas é previsto porque irá ocorrer pelo uso que a pessoa fará do seu livre arbítrio. Deus prevê, mas Deus não predetermina.
O Senhor tem um propósito geral para o Universo e para cada pessoa, mas Ele não estabelece o destino de indivíduo algum, nem força a vontade humana, tanto no que diz respeito aos interesses eternos como os temporais. (Ver Josué 24:15; Isaias 55:1; S. João 1:12; 3:16; 7:37; Apocalipse 22:17. Esse propósito geral é que todos cheguem ao conhecimento da verdade e tenham uma vida feliz (II Pedro 4:9, João 10:10; III João 2, etc.) Contudo, Ele não interfere na vontade individual, e cada pessoa colherá as conseqüências da maneira em que empregar o livre arbítrio.
Naturalmente, as ocorrências da vida estão sob o domínio de Deus, e Ele faz com que todas as coisas cooperem "para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o Seu propósito" (Romanos 8:28). Também sucede que Quando alguém se endurece no mal, o Senhor retira Sua proteção dessa pessoa, e ela fica entregue ao domínio de Satanás. Não olvidemos, porém que em tudo isso a livre escolha do indivíduo desempenha uma parte preponderante.
Para confirmar o que foi exposto acima, citamos os seguintes textos bíblicos:
"O tempo e a sorte pertencem a todos" (Eclesiastes 9:11).

"Desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo iniqüidade, morrerá por causa dela; na iniqüidade que cometeu morrerá. Mas, convertendo-se o perverso da perversidade que cometeu, e praticando o que é reto e justo, conservará ele a sua alma em vida" (Ezequiel 18:26 e 27).
Todo o capítulo 28 de Deuteronômio constitui também cabal demonstração de que é a atitude e a vontade da pessoa que influem grandemente em seu bem-estar futuro, tanto nas questões materiais como espirituais.
Declara a senhora White: "As profecias não moldam os caracteres dos homens que as cumprem. Os homens executam seu próprio livre arbítrio". - Rcview and Herald, 13 de novembro de 1900.

"Oh! pudesse cada pessoa compreender ser ela o árbitro de seu próprio destino! Convosco jaz vossa felicidade para esta vida e para a futura vida imortal". - Mensagens aos Jovens, p. 31.

"O destino não teceu tão firmemente suas malhas ao redor de qualquer homem, que precisasse permanecer desamparado e na incerteza. Circunstâncias adversas devem criar firme determinação de vencê-las". - Idem, p. 100.

"A cada nação, a cada indivíduo de hoje, tem Deus designado um lugar no Seu grande plano. ... Todos estão pela sua própria escolha decidindo o seu destino, e Deus está governando acima de tudo para o cumprimento de Seu propósito". - Educação, p. 178.

"Ver um acontecimento no futuro não faz com que o mesmo ocorra, assim como ver um acontecimento no passado tampouco o leva a ocorrer. Quanto aos eventos futuros, podemos dizer com Whedon: "O conhecimento apanha-os. mas não os origina"". - Strong, Systhematic Theology, p. 286.


- Extraído do livro Consultoria Doutrinária.

Fonte: Bíblia e a Ciência

Nenhum comentário:

Postar um comentário