Um espírita escreveu-me irritadíssimo com a  afirmação que fiz em um e-mail (dirigido a ele) sobre o espiritismo, baseada em  1 Crônicas 10:13, 14: a de que o espiritismo originou-se com o diabo.
O texto mostra claramente que Deus não aprova a  mediunidade:
“Assim, morreu Saul por causa  da sua transgressão cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR,  que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma  necromante e não ao SENHOR, que, por isso, o matou e transferiu o reino  a Davi, filho de Jessé.”
Com isso jamais estarei  condenando qualquer amigo espírita que, vivendo de acordo com a luz que recebeu,  ameniza o sofrimento do próximo através das obras de caridade. Entretanto, boas  obras não justificam o espiritismo, assim como o fim não justifica os  meios.
Nosso amigo também argumentou que o diabo é  apenas um “pobre espírito escravizado pelo mal”. A seguir, a resposta dada a  ele:
Caro amigo:
Independente de sua confissão religiosa saiba  que o respeitamos como pessoa. E, que queremos o seu bem-estar, tanto nesta vida  quanto na futura, que será inaugurada com a volta gloriosa de Jesus a esse mundo  (Apocalipse 1:7).
Realmente não foi Deus quem matou Saul, pois,  este suicidou-se (1 Samuel 10:4). Quando 1 Samuel 10:13, 14 afirma que Deus  “matou Saul”, essa é apenas uma forma hebraica de dizer que  Deus permitiu que Saul morresse. E por que isso ocorreu? O  texto responde:
“… morreu Saul por causa da sua transgressão  cometida contra o SENHOR, por causa da palavra do SENHOR, que ele não guardara;  e também porque interrogara e consultara uma necromante” 1  Crônicas 10:13.
Por uma questão de bom senso, você deve aceitar  toda a Bíblia ou nada dela. Para Deus não existe meio termo: ou somos “frios” ou  “quentes” (Apocalipse 3). Se você tem a Bíblia como sua norma de fé e prática  terá que aceitar também o que ela diz sobre o espiritismo. E estamos percebendo  juntos que a Bíblia o condensa. Por mais que se tente argumentar a favor do  espiritismo, na Bíblia não se encontra embasamento para o mesmo.
Recomendo que aceite a Palavra de Deus. É por  ela que você e eu seremos julgados e não pelas obras de Allan Kardec. Sei que  não é de uma hora para outra que entenderá e aceitará isso. Mas, pense consigo:  “devo ficar com a Bíblia e o texto de 1 Crônicas 10:13, 14 ou com o kardecismo?”  As duas coisas são antagônicas. Sendo que duas coisas  contraditórias não podem ser verdadeiras ao mesmo tempo, a Bíblia ou o  kardecismo tem a Verdade. Jesus disse que é a Bíblia (João 17:17) e jamais fez  menção ao kardecismo (sei da diferença entre o mesmo e os rituais praticados  entre os culto afro-brasileiros).
Cuidado com a negação do diabo. Negar a  existência dele é colocar-se em um terreno perigoso. 1 Pedro 5:8 afirma: “Sede  sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que  ruge procurando alguém para devorar” Aqui não é mencionado um “pobre espírito  que se escravizou ao mal” mas um ser real e pessoal – inimigo do bem e disposto  a destruir a felicidade das pessoas. Se não fosse o poder de Deus, já teríamos  sido derrotados. Seja prudente como Paulo: não ignore as forças do mal “para que  Satanás não alcance vantagem sobre nós, pois não lhe ignoramos os desígnios.” 2  Coríntios 2:11.
O fato de satanás ser imperfeito não é um  problema de Deus, pois, tal ser foi criado perfeito (Ezequiel 28:15). Se a  existência dele é sinal de que o Criador errou, a existência de um simples  “espírito escravizado ao mal” também seria indício de um “erro” divino, pois,  como Ele permitiu um espírito ser escravizado pelo mal?
O anjo perfeito criado por Deus tornou-se  satanás (adversário) por causa da má escolha que fez ao exercer o  livre-arbítrio. Nada mais que isso.
Reflita com carinho no que lhe escrevi Valter.  Deus tem planos para você e não foi por acaso que nos escreveu. A caridade é  importante, mas, para ser totalmente aceita por Deus precisa vir acompanhada da  obediência (inclusive à ordem de Deus de não ir até médiuns),  como ensina Mateus 7:21-23:
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará  no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.  Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós  profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não  fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci.  Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.” Mateus 7:21-23.
Deixo-lhe outro texto bíblico para  reflexão:
“Algumas pessoas vão pedir que vocês consultem  os adivinhos e os médiuns, que cochicham e falam baixinho. Essas pessoas dirão:  “Precisamos receber mensagens dos espíritos, precisamos consultar os mortos em  favor dos vivos!” Mas vocês respondam assim: “O que devemos fazer é  consultar a lei e os ensinamentos de Deus. O que os médiuns dizem não tem nenhum  valor.”” Isaías 8:19-20 (Nova Tradução Na Linguagem de Hoje)
Fique com Deus,
Nenhum comentário:
Postar um comentário