quarta-feira, 13 de julho de 2011

O que é o Inferno? Onde Fica?


Você acredita na existência do inferno? O inferno realmente existe?
No estudo de hoje quero apresentar a resposta da Bíblia para essas perguntas. Na Bíblia encontramos três sentidos diferentes para a palavra inferno. No Velho Testamento, “inferno” é sempre traduzido da palavra hebraica “Sheol”. Já no Novo Testamento a palavra original é “hades”. Tanto Sheol quanto hades significam ou dão o sentido de “sepultura”. Salmo 116:3 e Mateus 11:23 são dois bons exemplos disso.
Inferno também significa um lugar em que há fogo consumindo. A palavra grega usada no Novo Testamento é “Geena”. Essa palavra tem o mesmo significado da hebraica “Hinon”. Hinon era um vale próximo a Jerusalém. Um lugar usado para depósito de lixo, de cadáveres de animais e de malfeitores, onde eram consumidos, queimados. No vale de Hinon havia fogo queimando continuamente, pois sempre colocavam mais material sujeito a queimar-se.
O terceiro sentido de inferno achamos na segunda carta de Pedro, capítulo 2 versículo 4. A palavra grega empregada nesse texto é: “Tartaroos”, que significa um lugar de trevas onde os anjos maus estão. Não significa um lugar de fogo ou tormento.
Se a palavra inferno na Bíblia tem sentido de sepultura, lugar de trevas onde estão Satanás e seus anjos, isso significa que os ímpios ou maus que já morreram não estão sofrendo agora?
Exatamente. Todas as pessoas que já morreram, conforme vimos em esudos anteriores e conforme garante a Bíblia, jazem na sepultura. Tanto bons quanto maus. Nada sabem, nada sofrem. Qualquer texto bíblico que se refira ao castigo dos ímpios, mediante o fogo, estabelece, com clareza, que isso se realizará depois do juízo, e do fim do mundo. O dia da retribuição ainda está no futuro. Os ímpios não receberão seu castigo antes que o juízo o determine. Eles serão reservados para o dia do juízo, para então receberem a recompensa ou castigo merecido. (Segunda carta de Pedro, capítulo 2:9).
Quando Jesus voltar algumas coisas interessantes irão acontecer. A primeira delas é a ressurreição dos justos, dos salvos. É a chamada “primeira ressurreição” (Primeira carta aos Tessalonicenses, capítulo 4, verso 16 e Apocalipse 20, versículo 6). Nesse mesmo tempo os justos vivos por ocasião da volta de Jesus são transformados (Primeira aos Coríntios, capítulo 15, versículo 52). Em seguida, todos esses justos transformados (os que ressuscitaram e os que já estavam vivos) são levados para o céu (Primeira aos Tessalonicenses, capítulo 4, versículo 17).
Os ímpios então serão destruídos (mortos) pelo resplendor da manifestação de Deus (Segunda aos Tessalonicenses, capítulo 2 versículo 8). A partir daí a terra fica desolada, vazia, pelo período de mil anos. (Apocalipse 20 versículos 1 a 3). Nesse período de mil anos os justos, no céu viverão e reinarão com Cristo (Apocalipse 20, versículo 4).
Completados os mil anos, a Jerusalém celestial será transferida para a Terra, juntamente com os salvos (Apocalipse 21, versículo 2). Quando isso acontecer os ímpios, desde o princípio do mundo, ressuscitarão para receberem o castigo merecido. Apocalipse 20, versículos 8 e 9, conta que Satanás moverá seus anjos e as hostes de ímpios a um último e desesperado ataque contra o povo de Deus. Mas, diz o texto bíblico, desce fogo do céu para consumir os ímpios de todos os tempos. A Terra inteira será transformada num lago de fogo (segunda carta de Pedro, capítulo 3, versículo 10; Apocalipse 20, versículo 10). Nesse “lago de fogo” desaparecerão para sempre Satanás, seus anjos e todos os ímpios. Diz Apocalipse 10, verso 15: “E se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” É o fim do pecado e pecadores.
Creio que vale a pena repetir: o castigo para os maus não acontece agora. O castigo virá depois do julgamento dos ímpios, depois dos mil anos. Só aí serão lançados no lago de fogo.
E esse sofrimento será eterno? Os maus queimarão para sempre?
Certas expressões da Bíblia podem dar a impressão de que o tormento dos ímpios não terá fim. Falando desse castigo, a Bíblia utiliza expressões como: “para sempre”, “para todo o sempre”, “eternamente”. Temos também outras como “fogo que nunca se acaba” ou “fogo inextinguível”.
O sentido de “para sempre” tem a ver com a duração de uma vida humana. Na carta de Paulo a Filemom, no verso 15, ele escreve dizendo que Onésimo, servo de Filemon, deveria pertencer ao seu senhor “para sempre”.
Temos também no primeiro livro de Samuel, capítulo 1, versículo 22, a afirmação de que Samuel deveria permanecer no templo/tabernáculo “para sempre”. Ou seja, até o final de sua vida.
Outro exemplo: Isaías, no capítulo 34, versículos 9 e 10, escreveu que ninguém passaria pela terra de Edon “para todo o sempre”. Entretanto, quem quiser hoje passar por onde era o país de Edon, pode. O sentido nesse caso é que a destruição de Edon seria completa e completa seria a sua desolação.
Muitas pessoas questionam a expressão “fogo eterno”, como a de Mateus 25, versículo 41, onde diz que os ímpios sofrerão a pena do “fogo eterno”. As cidades de Sodoma e Gomorra também sofreram a ação do “fogo eterno” e foram até postas por exemplo dos que terão de sofrer a mesma pena (Judas, versículo 7). Mas Sodoma e Gomorra foram totalmente destruídas, reduzidas a cinzas. Não estão queimando até hoje. (segunda carta de Pedro capítulo 2, versículo 6).
Jesus falou do “fogo que nunca se apaga” (Marcos 9, versos 47 e 48). Em Jeremias 17, verso 27, é dito que Jerusalém foi queimada com “fogo que nunca se acaba”. Mas Jerusalém não continua queimando até hoje. O sentido de “fogo que nunca se acaba” é: fogo que não se pode extinguir, que executa plenamente a sua obra destruidora. Terminada a destruição, o fogo pára de arder.
A Bíblia ensina que “o salário – o pagamento – do pecado é a morte” e não um tormento sem fim. O castigo dos ímpios é chamado de “segunda morte” (Apocalipse 20, versículo 14).
O castigo dos ímpios também é chamado na Bíblia de “obra estranha de Deus” (Isaías 28, versículo 21). Infligir sofrimento, destruir, não é segundo os sentimentos de Deus, porque Ele não tem “prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu mau caminho e viva.” (Ezequiel 33:11). Por isso, Deus, em tocantes palavras pede: “Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?”
Pedro também descreve a Deus dessa forma, dizendo que Ele tem muita paciência, “não querendo que nenhum se perca, mas que todos cheguem ao arrependimento” (Segunda carta de Pedro, capítulo 3, versículo 9).
Pense sobre isso. Deus está interessado e concentrado em salvar. Foi por isso que Jesus veio a este mundo. Hoje Ele espera, oferece novas oportunidades. Aceitaremos? Escolheremos ficar ao lado de Deus e dos salvos de todos os tempos? Espero que esta seja também a sua decisão.

Fonte:Sétimo Dia

Vale a pena seguir Jesus?



Enquanto o pregador apresentava o sermão alguém começou a observar o rosto dos membros presentes, os eleitos do Senhor e herdeiros de uma terra melhor. Ele conhecia cada um deles.
Ali estava um membro fiel, mas que há anos sofria de uma enfermidade incurável; mais à frente uma mãe com a pesada cruz de um filho epiléptico; ali, um casal, cujo filho, ainda que criado nos princípios da igreja, estava preso por furtar carros; além, uma boa irmã, viúva, lutava para que seu filho fosse cristão; lá estava o irmão – lutando com a pobreza além de ter a esposa muito doente.
Vale a pena seguir a Jesus e ainda ter de sofrer? “Que será, pois, de nós?” Para seguir a Jesus deixamos o mundo com seus prazeres e ilusões… não vamos a lugares que não fazem bem para nosso crescimento espiritual… Deixamos fumo, bebida, jogo, drogas, e às vezes até trocamos o conforto material por uma vida de sacrifício.
Vale a pena seguir a Jesus e deixar todas estas coisas que gostávamos antes?
Estou pensando naquele jovem casal de missionários que deixou sua terra confortável, sua boa casa, lindo carro e todas as facilidades que seu país lhe oferecia e se foi para um país bem distante. Ao ser visitado por um conhecido, estava morando numa cabana pequena, de pau-a-pique, chão de terra, quase destruída por um terremoto… Estavam vivendo num padrão de vida de talvez 100 anos atrás. Mas, o que disse a jovem senhora? “Nós gostamos de estar aqui, irmão. Pense neste povo que passou a conhecer a Jesus desde que viemos!”
Sim, vale a pena seguir a Jesus, ainda que nos custe realmente algo. Pedro fez a mesma pergunta: “Deixamos tudo e Te seguimos. Que será pois de nós?” Pedro e os outros haviam feito sacrifícios materiais. Jesus também deixou Seu Pai, Seus anjos. Seu trono, facilidades e veio, viveu pobremente, sem muitos recursos, para nos salvar! Mas, assim mesmo Ele nos promete abençoar aqui e depois com a herança dos salvos (Mateus 19:27-30).
Paulo e Tiago, mesmo Pedro, e eu também, nunca nos arrependemos de seguir a Jesus. E você? Em frente!
(Dos arquivos da série “Tempo de Refletir“)

As bebidas açucaradas são mais prejudiciais do que se supunha

ZURIQUE - O consumo de bebidas açucaradas várias vezes ao dia, a longo prazo, pode prejudicar a saúde seriamente, de acordo com um estudo suíço. Os refrigerantes não apenas fazem engordam, mas levam também ao surgimento de diabetes, ataques cardíacos, acidente vascular cerebral e arteriosclerose.
A adição de uma dose moderada de frutose – açúcar proveniente das frutas – glicose ou sacarose, já pode transformar uma bebida em um produto nocivo. As pessoas que bebem refrigerantes regularmente ingerem às vezes mais de 100 gramas de açúcar por dia.
Uma simples bebida energética contém entre 25 a 30 gramas, declarou a Universidade de Zurique na sexta-feira. O estudo mostra que a frutose é a principal causa de danos maiores. O consumo diário normal para um homem deve ser no total, 48,4 gramas de frutose natural e frutose à base de sacarose.
Após 30 dias
Em seu estudo, a nutricionista da escola de Zurique Kaspar Berneis, analisou os efeitos do consumo de refrigerantes entre jovens saudáveis, com idades entre 19 a 25 anos. Os voluntários beberam durante três semanas dois decilitros de bebidas açucaradas similar aos refrigerantes presentes no mercado, contendo frutose, glicose ou sacarose.
Inicialmente, a dose de frutose era de 40 gramas, depois passou para 80 gramas na segunda fase. O resultado após 30 dias: não apenas os jovens engordaram, mas também tiveram seu nível de açúcar no sangue aumentado e seus níveis de colesterol se agravados.
Frutose natural não nociva
O teste também mostrou que o consumo de bebidas açucaradas pode levar à formação de placas que podem provocar aterosclerose e aumentar o risco de doença cardiovascular. Beber regularmente refrigerantes contendo frutose também aumenta o risco de infarto do miocárdio e diabetes.
A frutose proveniente de fonte natural como frutas e vegetais é saudável, diz o pesquisador. Porém, quando adicionada como aditivo para adoçar bebidas, muitas vezes ela chega a doses que são prejudiciais à saúde, ele observa na conclusão de seu estudo, publicado na revista “American Journal of Clinical Nutrition”.
Fonte: A Grande Controvérsia

Garfos a postos!


Uma jovem, diagnosticada com uma doença terminal, conversou com seu pastor sobre seus desejos para o enterro: a música que seria cantada, os versículos bíblicos a serem lidos, as roupas que vestiria. No final, sem hesitar, revelou um desejo inusitado:
- Gostaria de ser enterrada com um garfo na mão direita.
Questionada pelo pastor, abriu um sorriso e começou a contar:
- Quando eu era pequena, em todas as refeições em família, alguém sempre se levantava e exclamava: “Mantenham seus garfos a postos!” Isso acontecia quando já estávamos terminando o prato principal. Era a parte da refeição de que eu mais gostava, um sinal de que o melhor estava por vir: uma deliciosa sobremesa! Comíamos um maravilhoso bolo de chocolate, um suculento e enorme pedaço de torta de maçã. Então, quero que no meu velório as pessoas olhem para mim no caixão, vejam esse garfo e fiquem espantadas, ao ponto de perguntarem ao senhor: “Mas por que ela está com um garfo na mão?” E quero que o senhor responda: “Mantenha seu garfo a postos, o melhor está por vir.”
E assim foi feito…
Naquele funeral, muitos souberam o que a morte significava para essa moça.
 
“Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida,
somos os mais infelizes de todos os homens.”
(I Coríntios 15:19)
 
Fonte:Megaphone Adv

Alessandra Samadello divulga trechos do novo CD


Aêêê galera! A cantora Alessandra Samadello divulgou hoje pela manhã em seu canal oficial no YouTube, trechos do novo CD "Impossível Dizer" que deverá ser lançado no fim desse mês/início de agosto. Pelos trechos, já dá pra se notar uma Alessandra diferente. Quem esperava algo no estilo "Alessandra & Ariney" como nos álbuns anteriores, vai se surpreender, tendo em vista que grande parte das músicas são de Estevão Queiroga e Sérgio Saas. O CD vem com uma pegada pop romântico. Uma surpresa é o novo arranjo de Amor Maior. Dá pra se ter uma noção de como vem, mas pra se fazer uma análise melhor, só com a obra em mãos. Aguardemos pois.
 
Fonte:De olho adventista
 
 

OAB-SP promoverá debate sobre o dia de guarda

No dia 15 de abril de 2011, o Supremo Tribunal Federal decidiu que candidatos adventistas em concursos públicos podem alterar data ou horário de provas, contanto que não prejudiquem o cronograma, já que dedicam os sábados a atividades religiosas. O assunto será tema de debate na OAB SP na próxima quinta-feira, 14 de julho.

"A Educação e os Dias de Guarda Religiosa – O Cidadão Tem Direito a Condições Especiais em Sua Educação, Tendo em Vista Alguma Espécie de Restrição Religiosa?" é o título do encontro. "A liberdade religiosa torna-se a cada dia um tema presente na vida das pessoas e a OAB SP se propõe a ser o cenário dessa importante reflexão", afirma o diretor cultura, Umberto D’Urso.

Os participantes serão os advogados Hédio Silva Jr, diretor acadêmico e coordenador do curso de Direito da Faculdade Zumbi dos Palmares e dirigente do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades; Maurício Scheinman, conselheiro da OAB SP e professor de graduação e pós-graduação na PUC SP; e Damaris Dias Moura Kuo, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB SP.

Para Damaris, a liberdade religiosa é simultânea à prática da cidadania. "É preciso que haja uma compreensão do direito fundamental que toda pessoa possui de não ser obrigada a agir contra a própria consciência e contra princípios religiosos", afirma.

O debate, promovido pela comissão e pelo Departamento de Cultura e Eventos, será realizado às 19h, no Salão Nobre da OAB SP (Praça da Sé, 385 – 1º andar). As inscrições podem ser feitas pessoalmente, no mesmo endereço, ou pelo site www.oabsp.org.br, mediante doação de lata ou pacote de leite integral em pó 400 g.

Em abril, o STF decidiu por unanimidade a favor da repercussão geral de uma sentença do Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A corte foi favorável ao pedido de um candidato membro da Igreja Adventista no Acre para fazer no domingo a prova prática de um concurso que estava marcado para sábado.

Para o TRF-1, o deferimento do pedido seguia a finalidade pública de recrutar os candidatos mais bem preparados para o cargo. A decisão foi questionada pela União perante o STF, no Recurso Extraordinário 611.874, em 2010, mas o Supremo manteve a decisão.

Segundo o ministro Dias Toffoli, relator do recurso, o caso tem densidade constitucional e ultrapassa os interesses subjetivos das partes, sendo relevante para todas as esferas da Administração Pública, pois estas podem enfrentar situações similares ou idênticas.

Fonte: OAB-SP