Aproveite o que a água tem para Oferecer
A vida começa na água, e só pode continuar existindo se ela estiver presente. Mas, apesar de sabermos disso, muitas vezes subestimamos os benefícios de hábitos simples como beber água, tomar banho, lavar o rosto pela manhã. Se hoje se discute tanto a necessidade de cuidar da qualidade da água, é sempre bom lembrar o que ela pode fazer por nós.
Dentro do nosso organismo a água desempenha vários papéis. O primeiro deles é o de formá-lo: 60% do corpo de um adulto é formado por água. O de um bebê recém-nascido chega a ter quase 80% de água, enquanto o das pessoas idosas tem cerca de 50% (conforme envelhecemos, vamos nos “desidratando”).
Além de participar da formação do organismo, a água:
Regula a temperatura corpórea, através da eliminação do suor.
Elimina resíduos metabólicos, através da urina.
Faz a distribuição de nutrientes pelo corpo através do sangue.
Auxilia o transporte de nutrientes até as células.
Ajuda a retirar o ácido lático, que causa a sensação de dor e fadiga dos músculos.
Além disso, a água é o melhor tratamento cosmético que existe: hidrata, limpa e retira as células mortas. Para completar tantas vantagens, o meio aquático é excelente para a prática de exercícios, pois relaxa e massageia a musculatura. Então, que tal dar um mergulho?
Mate a sua Sede com Bastante água
A cada nova dieta que surge, parece aumentar o número de copos de água indicados por dia. Existem até as “dietas da água”, que afirmam que beber uma determinada quantidade de água por dia ajuda a emagrecer. Será que isso é verdade? Qual a quantidade certa de água para beber por dia?
“A quantidade certa de água a ser bebida por dia deve corresponder à quantidade perdida”, afirma o clínico geral Ênio Santos. “As pessoas que fazem exercícios ao ar livre, por exemplo, devem beber mais água do que aquelas que passam o dia todo sentadas. A dica básica é: devemos beber água sempre que sentirmos sede”, assegura. E completa: “Uma medida possível é a seguinte: eliminamos mais ou menos dois litros de água por dia através do suor, da urina e das fezes. Se não repusermos essa água, ficaremos desidratados e começaremos a nos intoxicar, pois a água não apenas hidrata, mas também limpa o organismo”.
No entanto, a água não precisa ser bebida sempre pura: ela está presente nos sucos, nas frutas e em todos os alimentos. “A água pura ajuda muito o trabalho dos rins, que são os responsáveis por eliminar as toxinas através da urina”, explica o dr. Ênio. “Mas, como ela também acaba eliminando os sais minerais necesários para o organismo, devemos beber sucos, leite e outros líquidos que possuem sais minerais, para manter o equilíbrio”.
Ele também observa que a idéia de suar ou tomar diuréticos para emagrecer é uma grande bobagem: “Perder água não é o jeito certo de emagrecer, e ainda prejudica a saúde. Tanto para quem come muito quanto para quem está de dieta, beber bastante água é fundamental.”
Lave o Corpo e a Alma com um Bom Banho
Fala-se muito no poder dos cosméticos. A cada dia, surgem novos sabonetes, xampus e cremes revolucionários que prometem deixar nossa pele macia, suave, corada, aveludada, jovem, hidratada… Mas às vezes nos esquecemos de que o principal tratamento de beleza ainda é o banho.
A dermatologista Adriana Awada explica que, a cada 28 dias, as células de nossa epiderme (a camada superficial da pele) são trocadas, e o banho ajuda a eliminar as que já estão mortas. “A esfoliação do corpo com produtos específicos não deve ser feita diariamente, pois pode retirar células superficiais sem que as outras estejam prontas. Um bom banho pode cumprir o papel, e a esfoliação pode ser feita a cada 20 dias”.
Para comprovar a diferença que faz um bom banho com água e sabão, a doutora Adriana usa como exemplo a pele das brasileiras: “O efeito de não se tomar banho todos os dias pode ser verificado na pele das mulheres européias, por exemplo, que nem sempre têm esse hábito. Você pode observar que a pele delas não tem o viço da pele das brasileiras, pois a falta de banho causa, de um lado, um aumento da oleosidade e, de outro, a desidratação e o envelhecimento da pele”.
Mas, além de ser um tratamento de beleza, o banho também pode fazer milagres pelo nosso bem-estar físico e mental. Veja algumas dicas:
Jogar uma ducha fria sobre o corpo depois de um banho quente ativa a circulação e renova as energias (mas tenha cuidado para não sofrer um choque-térmico).
Misturar óleos essenciais na banheira é uma verdadeira terapia: os óleos de camomila e lavanda têm efeito calmante; os de menta e gengibre são bons para o aparelho respiratório e os de alecrim e laranja auxiliam a concentração.
Para quem pode, existem também os banhos japoneses em banheiras e ofurô e a hidromassagem, que prometem efeitos como o embelezamento da pele, o combate às dores musculares e a tonificação da musculatura.
Conheça As Vantagens Dos Exercícios Aquáticos
Você sabia que, dentro da água, somos capazes de fazer exercícios que jamais faríamos fora dela? Isso porque, na água, pesamos 75% menos, o que facilita enormemente nossos movimentos – sem prejuízo no resultado sobre a musculatura. Como explica o personal trainer Disnei Sanches, se uma pessoa está muito acima do peso, por exemplo, a água é o único meio em que ela pode fazer os movimentos necessários. “Além disso, por estar com o corpo imerso, algumas pessoas se sentem mais à vontade, menos expostas do que em uma aula de musculação, por exemplo”.
A fisioterapeuta Ana Guimarães acrescenta que, além de facilitar os movimentos, a água massageia e relaxa o corpo, sendo fundamental para a recuperação de pessoas lesionadas. Veja mais algumas vantagens dos exercícios na água:
Por causa de sua densidade, a água oferece mais resistência, trabalhando toda a musculatura.
Como todos viemos da água, nos sentimos reconfortados dentro dela, e isso ajuda a combater o estresse.
Exercícios na água são ótimos para quem não gosta de suar.
Em um país quente como o Brasil os exercícios aquáticos são, acima de tudo, refrescantes.
Vença o Medo da água
Apesar de conhecer as inúmeras vantagens dos exercícios aquáticos, e de saber que o contato com a água é prazeroso e relaxante, muitas pessoas evitam se aproximar da água porque sentem medo. Mas, como explica a professora de natação Cidara Loguercio, “se um adulto nunca passou por um período de adaptação à água, é perfeitamente normal que tenha medo. Tanto as crianças quanto os adultos precisam passar por um processo em que se acostumam com o meio aquático, e as escolas devem estar preparadas para atendê-los da melhor maneira possível”.
A professora salienta que quem tem medo da água acaba se privando de uma experiência que pode ser muito prazerosa, e ainda corre o risco de sofrer acidentes em praias e piscinas: “Há países em que o ensino de natação é obrigatório por motivos de segurança”.
Para vencer o medo, Cidara dá algumas dicas:
Não pense que seu caso é raro, e muito menos julgue-se “um caso perdido”. O medo da água é extremamente comum.
Fale, sem receios, sobre o seu problema, desde o primeiro dia de aula, e saiba que o profissional tem o dever de atendê-lo.
Preste atenção ao tipo de trabalho feito pelo professor que escolher: alguns desenvolvem atividades mais voltadas para a técnica, enquanto outros estão mais preocupados com a adaptação à água. Escolha o mais apropriado para você.
Por último, a professora lembra que “a adaptação à água pode (e deve) ser feita em qualquer idade”. Portanto, não tenha vergonha de revelar seu medo, e aproveite todos os benefícios que água tem para oferecer.