Quando Jesus esteve aqui na terra, fez diversas citações dos profetas antigos (encontramos em todos os evangelhos); Orientou- nos a “Examinar as Escrituras” (João 5:39). Também fez uso da “lei, dos profetas e dos Salmos”, ou seja, todos os Escritos do Antigo Testamento para explicar aos discípulos a respeito de Sua morte e ressurreição (Lucas 24:27 e 44). Além disto, estes escritos eram lidos nas Sinagogas aos Sábados (Lucas 4:16). Desta forma, o cânon já havia sido completado antes do nascimento de Jesus. Alguns afirmam que o cânon do Antigo Testamento foi formado no Concílio de Jammia no ano 90 d. C, mas isto não é verdade; o que ocorreu foi a confirmação do cânon que já existia a fim de proteger alguns livros bíblicos que eram atacados.
Nós cremos que Esdras e Neemias realizaram a obra de canonização, do Antigo Testamento (concluída por volta de 432 a.C) quando eles colecionaram os livros. “A principal prova desta afirmação é que o Antigo Testamento não contém nenhum livro que tenha sido escrito depois de Esdras e Neemias” (Prof. Jorge Mário, Introdução Geral à Bíblia [material apostilado], Maio de 2003, p. 139).
Já o Novo Testamento foi escrito bem após o nascimento de Jesus. A canonização dos livros (entre o ano 40 e 100 d.C.) deu-se pelo fato de a Igreja Primitiva ter visto a necessidade de guardar as cartas dos apóstolos devido ao surgimento de diversos movimentos heréticos na época. O maravilhoso é saber que o Espírito Santo guiou todo este processo! (II Timóteo 3:16 e II Pedro 1:20 e 21).
Fonte:Rádio Novo Tempo
Nenhum comentário:
Postar um comentário